sábado, 30 de junho de 2012

E agora, CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti.

Planejamento do Período de Festa Junina
Pensando no período das festividades juninas, lancei ao grupo o desafio de pensar sobre a importância desse trabalho com as crianças.
As datas comemorativas estão presentes em todas as culturas, mas é preciso planejar o trabalho pedagógico que realmente se justifique e amplie o universo cultural de nossas crianças. Para tanto é preciso pensar: 
1-Qual a relevância deste trabalho para o desenvolvimento infantil?
2-Como respeitar a diversidade cultural das crianças e famílias?
3-Quais as possibilidades de aprendizagem e vivência?
4-Como realizar um trabalho onde as crianças possam pensar, criar e conversar sobre este assunto sem tratá-lo como mera reprodução mercadológica?

Objetivos do trabalho de Festa Junina no CEI:
 
· Oportunizar a ampliação do universo cultural das crianças através de conversas e pesquisas com as famílias;
· Garantir a participação das crianças na ornamentação do CEI;
· Oportunizar momentos lúdicos de danças e brincadeiras no CEI. 
A partir destas questões iniciamos o trabalho. O professor também se apropriou do verdadeiro significado da festa junina, o porquê das roupas, comidas, danças e locais festivos.
Foram produções individuais e coletivas, dentro e fora da sala. Para enriquecer o trabalho, expomos fotos de várias produções artísticas que ampliaram o repertório cultural das crianças e a partir deles fizerem boas produções..
 
A turma do 1º Período - Turma do Gato fez belas produções a partir da obra de Alfredo Volp.
 Para enfeitar as salas, muitas bandeirinhas surgiram e o desenho fica cada vez mais evidente nas produções.
As portas das salas também ganharam personagens especiais: a partir da silueta de um colega escolhido pelo grupo a turma criou o personagem caipira.
Muitas produções foram surgindo nas salas.
A partir destas belas produções decidimos compartilhar com os pequenos a tarefa de montar o convite do nosso auditório Julino e vejam só que bela produção:
Parabéns às professoras que vem acreditando na potencialidade das crianças.

domingo, 24 de junho de 2012

Histórias que ajudam pais e educadores.

Sugestão de livro infantil abordando o tema separação dos pais
Um assunto delicado e que costuma tirar o sono de pais e educadores, que é a reação da criança diante da separação dos pais.
Quando a criança não consegue lidar com esta nova realidade, tudo na sua vida fica abalado inclusive seu rendimento escolar, e alguns pais ainda conseguem piorar a situação quando a separação termina em briga pela guarda da criança na justiça, essa "guerra" dificulta ainda mais o processo de aceitação.
  • Os pais de Samira não param de brigar. Como Samira vai entender que eles não são mais felizes juntos? Acompanha um guia para pais e professores sobre como lidar com a criança.
  • Editora: Ática
  • Autor: CHRISTIAN LAMBLINISBN: 850808224X
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2002
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 20
  • Acabamento: Brochura
  • Editora: Paulus
  • Autor: EMILY MENENDEZ-APONTE ISBN: 9788534919081
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2002
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 32
  • Acabamento: Brochura
O divórcio não é fácil para ninguém, muito menos para as crianças. Quando os pais se separam, eles têm como objetivo ajudar amavelmente as crianças a superar essa fase difícil. Por meio de compassivas, porém realistas orientações, a autora (ela mesma filha de pais divorciados) tranquiliza as crianças, dizendo-lhes que elas não são culpadas pela separação, e que sempre serão amadas e cuidadas pelos seus pais. Ela oferece conselhos para trabalhar os sentimentos difíceis e eliminar problemas, como conflitos e confusões. As encantadoras ilustrações e as cuidadosas reflexões fazem deste livro um excelente instrumento para ajudar a criança a explorar e expressar seus sentimentos sobre a separação.

O trabalho com histórias.

E depois de ler, fazer o que?
Pensar no trabalho com histórias requer muitos cuidados, afinal não basta pedir alguém para pegar o livro, pedir que as crianças prestem atenção e ir lendo o que tem de escrito nas páginas e depois mostrar as gravuras. É muito mais! É preciso planejamento. Muitas são as questões que envolvem a leitura de histórias e hoje vou focar apenas no trabalho que pode ser feito após a leitura. Será que basta pedir para as crianças fazerem um desenho e copiar o nome da história e o autor ou ainda dar um desenho pronto com a personagem principal da história para as crianças colorirem? NÃO!
Você pode fazer muito mais se quiser e se planejar. Aposte em suas crianças, elas são capazes de muitas coisas.
Deixo um relato de uma professora a partir da história de Chapeuzinho Vermelho.

"Primeiro criamos as personagens e elementos importantes para a história.
 
Depois dramatizamos a história do Capuchinho Vermelho. No final, pudemos também manipular vários fantoches e inventar novos enredos."
Reconto da história elaborado pelas crianças que serviu de guião para a pequena representação:
Você viu algo de complicado para ser realizado com suas crianças?Deixe que suas crianças produzam, você vai se surpreender também.
Bjim.

Hora da história, que delícia!

Edição de 2008
Ilustrada por Ionit Zilberman
Brinque Book

Sinopse:
Laura é uma garotinha e, como toda criança, é bem curiosa. E uma das questões que mais a intrigam, assim como a seus colegas de escola, é saber se as lindas princesas de contos de fadas soltam ou não pum. Ela recorre ao pai para esclarecer esta dúvida tão perturbadora, que, por sua vez, recorre ao antigo "livro secreto das princesas". Com ele, vem a confirmação: sim, Cinderela, Branca de Neve e até a Pequena Sereia sempre soltaram pum! Mesmo diante da realidade, Laura sabe que as princesas dos contos de fadas continuam a ser as mais lindas.
Download da obra:
http://www.4shared.com/get/236477229/eb4412b8/At_As_Princesas_soltam_Pum.html
Site da editora:
http://www.brinquebook.com.br/livro.php?id=315
Site do autor:
http://www.ilan.com.br/livros/index.htm

Poesia de criança.

Poema: " O Menino e o Tempo"

de Suzana Montauriol, recitado por Daniel Lorenzo.

Mapa do Brincar 2012

Site Mapa do Brincar ganha nova versão com 750 brincadeiras
www.mapadobrincar.com.br

Ilustração Ana Cunha
Transformar folhas de árvores em pipas, pular amarelinha chutando chinelo, bater palmas em francês.
A equipe de "Folhinha" registrou 750 brincadeiras na nova edição do site Mapa do Brincar (www.mapadobrincar.com.br ).
O caderno percorreu 30 cidades brasileiras das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a fim de descobrir como as crianças brincam.

Territorio Do Brincar - Pesquisa de Renata Meirelles




Fila! Para que?

Esta é uma prática que reproduzimos até mesmo com os pequeninos, mas afinal, para que fila? Será que é mesmo necessário?

Deixo um relato que encontrei sobre esta questão, é sempre bom saber o que pensam sobre o assunto.

"Olá Pessoal!
Fico me perguntando porque a fila ainda é algo tão comum na rotina das crianças pequenas em algumas instituições, sejam públicas ou particulares. Herança do regime militar? Talvez... Mas acho que precisamos nos indagar: qual o sentido da fila nas instituições educativas em uma sociedade que busca a formação de cidadãos em uma perspectiva democrática?
Em que lugares as pessoas precisam se deslocar em fila para irem de um ponto a outro? No banco, fazem fila para pagar contas, no restaurante por kilo para pegarem sua comida. Mas o objetivo não é fazer fila para chegar a um outro lugar.
Mas há uma instituição em que a fila é recorrentemente usada para deslocamento: a PRISÃO. Lá os presos são constantemente vigiados. Michael Foucault em seu livro: "Vigiar e Punir" compara o presidio e a escola como instituições disciplinadoras de corpos. A julgar pela prática das filas em algumas instituições educativas para os pequenos, não está longe de ser verdade...
Afinal para que serve a Educação Infantil? Não se trata da formação integral da criança pequena, em uma perspectiva democrática, e portanto que considera o protagonismo infantil? É possível articular essa concepção a uma outra disciplinadora de corpos? Afinal, o que queremos para as nossas crianças?"

Nossa!!!
Precisamos mesmo pensar em nossas ações com os pequenos.

Ao contrário, as cem existem.

AO CONTRÁRIO, AS CEM EXISTEM
A criança
é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem sempre cem
modos de escutar
de maravilhar e de amar.
Cem alegrias
Para cantar e compreender.
Cem mundos
para descobrir
cem mundos para inventar
cem mundos para sonhar.
A criança tem
cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem as mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e não falar
de compreender sem alegrias
de amar e de maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir um mundo que já existe
e de cem roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a terra
a razão e o sonho
são coisas
que não estão juntas.
Dizem-lhe enfim:
que as cem não existem
A criança diz:
ao contrário, as cem existem.
Iniciei a leitura do livro As cem linguagens da criança. Uma verdadeira obra de arte em relação ao trabalho com a primeira infância. Não que eu ainda não conhecia, mas agora uma leitura cuidadosa, estudo e reflexão sobre a prática.
Logo nas primeiras páginas o encantamento poético "As cem linguagens" descrevendo a potencialidade de nossas crianças e a ação cruel de nós adultos educadores.
(...) Lóris Malaguzzi , um intelectual e jovem professor italiano, interessou-se pela construção de uma nova escola logo após a Segunda Guerra Mundial e tranasformou a paixão momentânea por essa construção em um amor vitalício por seus pequenos alunos. Sem dúvida, Malaguzzi é o gênio condutor de Reggio - o pensador cujo nome merece ser pronunciado com a mesma reverência oferecida a seus heróis Froebel, Montessori, Dewey e Piaget. Malaguzzi dedicou sua vida ao estabelecimento de uma comunidade diática: um grupo impressionante de professores de várias linhas e especialidades que trabalhou junto por anos, até mesmo por décadas, com os pais, membros da comunidade e milhares de crianças, para formar um sistema que funciona. (...)
Convido a você a fazer a leitura, a cada página mais encantamento.

sábado, 23 de junho de 2012

Falando sobre Blogs


E alguém um dia falou sobre os Blogs...

"Olá pessoal!

Nos últimos anos tem havido uma divulgação cada vez maior das práticas educativas de Centros e Escolas de Educação Infantis públicas através de blogs. Isso tem possibilidade que os educadores da infância troquem desafios e possibilidades em seus caminhares com as crianças.
Essa é uma iniciativa democrática e transparente, em que essas instituições dão a conhecer suas práticas e permitem que as pessoas troquem opiniões e sugestões, criando pedagogias para a infância em um sentido coletivo, que vai além de cada um desses espaços.
(...)
Fica o convite para que divulguem, nesse espaço, outros blogs de instituições da infância que lutam pela garantia dos direitos das crianças, concebendo-as como sujeitos criativos, ativos e protagonistas da ação educativa.
Um grande abraço."

domingo, 17 de junho de 2012

Baú de ideias: Trabalhando as figuras geométricas

 À descoberta das figuras geométricas

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Foi a partir deste poema que explorámos as 4 figuras geométricas básicas: o quadrado, o rectângulo, o triângulo e o rectângulo! Fizemos uma actividade de recorte e colagem, onde procurámos em jornais e revistas objectos com as formas geométricas que aprendemos e fizemos descobertas deliciosas, ora vejam:
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