domingo, 25 de novembro de 2012

Baú de ideias.

Coisas para você fazer com as crianças ou para as crianças.
Beijocas pra você!
 

Mordida? Ai!!!!!!

As famosas mordidelas dos mais pequenos...

Sem dúvida um assunto que deixa os Pais e Educadores muito preocupados e indignados! Tanto pelos que mordem, como por aqueles que são mordidos!
Há que saber desmistificar, pois como mais uma etapa, as mordidelas fazem parte do desenvolvimento, da descoberta, do conhecer!
Para alguns, são as chamadas "primeiras impressões".
É importante pensarmos sobre este tema; Por que é que as crianças pequenas se mordem umas às outras e às vezes até a si mesmas? Expressão de agressividade? Violência? Stress? Sentimento de abandono?


Aqui estão algumas explicações dadas pela Psicopedagoga Claudia Sousa.
"As crianças pequenas geralmente mordem para conhecer. Para elas, tudo o que as cerca é objecto de interesse e alvo de curiosidade, inclusive as sensações. O conceito de dor, por exemplo, é algo que vai sendo construído a partir das suas vivências pessoais e principalmente sociais, e não é algo dado á priori.
Mordendo o outro, a criança experimenta e investiga elementos físicos, como a sua textura (as pessoas são duras? São moles? Rasgam? Partem?), a sua consistência, o seu gosto, o seu cheiro; elementos “sexuais” (no sentido mais amplo da palavra), na medida em que morder proporciona alívio para as suas necessidades orais (nelas, a libido está basicamente colocada na boca) e ainda investiga elementos de ordem social, isto é, que efeitos esta acção provoca no meio (o choro, o medo ou qualquer outra reacção do amiguinho, a reprovação do Educador, etc).
É claro que, vencida esta primeira etapa de investigação, algumas crianças podem persistir em morder, seja para confirmar as suas descobertas ou para “testar” o meio ambiente (disputa de poder, questionamentos de autoridade, etc). Ou ainda, pode ser uma tentativa de defesa: ela facilmente descobre que morder é uma atitude drástica. Raramente a mordida é um acto de agressividade, e muito menos de violência, a não ser que estejam a viver alguma situação de intenso stress emocional em que todos os demais recursos estejam esgotados"
Espero que vos seja útil!
 

Desenhos de criança.

Em minhas andanças pelos blogs, sempre fico de olho nas produções e esta muito me encantou. Vejam o relato e os registros das criança.

Dos rabiscos á imagem!

Os primeiros traços, a primeira representação "visível" do corpo humano!!!
Tintas e pincéis e a alegria está mais que visível!!!!!
Vamos pintar? e fazer um boneco? como começamos? o que tem? tem cara? olhos? boca? Tem braços? e pernas? quantos? onde? e as cores?!
Tudo isto são questões que vou colocando á medida que a criança está entusiasmada para desenhar!
Primeiro com o dedo "desenham", e depois pintam com o pincel!!! A alegria quando começam a perceber que tudo faz sentido.. :)
 


 
Orientei, mas não ajudei nem segurei no pincél uma única vez! Os resultados são fantásticos! Apenas temos que dedicar individualidade, tempo e sorrisos!
No final do 1º ano de vida, a criança já é capaz de produzir os primeiros traços gráficos, uma vez que já há domínio da sua motricidade e coordenação visual e motora. A criança é capaz de agarrar o lápis e exercer pressão sobre a folha de papel, deixando a sua marca.
 

Evolução do traçado:

- 14 meses: Rabiscos sem forma ou intenção. Pouco controle dos movimentos, que se originam nos braços ou nos ombros.
- 18 meses: Surgem os primeiros movimentos circulares, intercalados com retas. Maior controle sobre os músculos da mão.
- 3 anos: Traços ganham formas. Desenhos recebem nomes. Aumenta a coordenação motora sobre o pulso e os dedos.
Esta é uma professora que observa e acredita no potencial das crianças. É este o trabalho em que acredito.

Desejando Natal em diversas línguas.


Muito bacana!

Alemanha: Fröhliche Weihnachten
Bélgica: Zalige Kertfeest
Brasil: Feliz Natal
Bulgária: Tchestito Rojdestvo Hristovo,
Tchestita Koleda
Catalão: Bon Nadal
China: (1.2)
1. Sheng Tan Kuai Loh (mandarín)
2. Gun Tso Sun Tan'Gung Haw Sun (cantonés)
Coréia: Sung Tan Chuk Ha
Croácia: Sretan Bozic
Dinamarca: Glaedelig Jul
Eslovênia: Srecen Bozic
Hispanoamérica: Felices Pascuas, Feliz Navidad
Estados Unidos da América: Merry Christmas
Hebraico: Mo'adim Lesimkha
Inglaterra: Happy Christmas
Finlândia: Hauskaa Joulua
França: Joyeux Noel
País de Gales: Nadolig Llawen
Galego (na Galicia): Bo Nada
Grécia: Eftihismena Christougenna
Irlanda: Nodlig mhaith chugnat
Itália: Buon Natale
Nova Zelândia em Maorí: Meri Kirihimete
México: Feliz Navidad
Holanda: Hartelijke Kerstroeten
Noruega: Gledelig Jul
Polônia: Boze Narodzenie
Portugal: Boas Festas
Romênia: Sarbatori vesele
Rússia: Hristos Razdajetsja
Sérvia: Hristos se rodi
Suécia: God Jul
Tailândia: Sawadee Pee mai
Turquia: Noeliniz Ve Yeni Yiliniz Kutlu Olsun
Ucrânia: Srozhdestvom Kristovym
Vietnã: Chung Mung Giang Sinh

 

domingo, 18 de novembro de 2012

Na sua escola tem este visitante?

Visitantes, Piolhos ou Pediculose


Pois é... os chamados Visitantes!
Nome simpático que dou a tão simpáticos bichinhos... Por vezes aparecem sem convite! Assusta os pais, assusta educadores e é um divertimento para as crianças até a comichão ser frequente!
Como é possível que um ser tão pequeno seja capaz de causar semelhante "dor de cabeça" a pais educadores? E sobretudo uma comichão intensa no couro cabeludo das crianças?! De facto, as crianças são o grupo mais afetado pelo Pediculus humanus capitis (vulgo piolho da cabeça). Estes parasitas, de cor castanho-acinzentado, medem cerca de 2,5 mm de comprimento. Eles fixam os seus ovos aos fios de cabelo, perto do couro cabeludo, por uma substância pegajosa, assumindo a forma vulgarmente conhecida como lêndea.
Ainda me lembro de tão pequenina aparecer com piolhos em casa e ser um divertimento ( para mim) , pois eram horas no banho para eliminar as criaturas enquanto brincava! Já para os meus pais não tinha tanta graça!
Um mito; os piolhos não "nascem" em cabeças com pouca higiéne, antes pelo contrário, os piolhos "atacam" as cabeças bem lavadinhas!
Não é vergonha nenhuma ir á Farmácia e pedir o belo do Quitoso! Sim, pois acho que é o único verdadeiramente bom no meio de tantas marcas! Já fiz a minha prevenção hoje...não vá ter visitas inesperadas! É o que chamo Ossos do Ofício!
Ficar atento a: Comichão na cabeça geralmente atrás das orelhas e Nuca ( chamada a cova do ladrão)
Se realmente existirem piolhos ou lêndeas, fazer imediatamente o tratamento
Retirar lençois, fronhas ( tudo o que esteja em contacto com a cabeça da criança, incluindo a forra da cadeirinha do carro). Ter paciência e reitrar com o pente os restos mortais ( ou não) dos visitantes!
Para quem tem dúvidas deixo o site http://farmaceutico.planetaclix.pt/piolhos.html
 

Uma pesquisa sobre o Natal.

IMPORTANTE SABER QUE
  • O Natal é uma festa cristã. Isto quer dizer que ela é realizada por quem acredita em Cristo, para comemorar seu nascimento. Como o nosso calendário começa a contar os anos a partir do nascimento dele, então faz 2012 anos que nasceu um menino, que tinha sido anunciado para sua mãe por um anjo chamado Gabriel e que deveria receber o nome de Jesus. Isso aconteceu na Cidade de Belém que fica na Jordânia. Ele nasceu num estábulo, porque o pai e a mãe dele estavam viajando de uma cidade para outra. As viagens eram feitas a pé e por isso demoravam muito. Jesus, quando ficou adulto, andou em muitos lugares falando sobre Deus e a vida dos homens. O que ele falou foi aproveitado pelas religiões cristãs (as que acreditam em Jesus Cristo). Essa história está contada num livro chamado Bíblia.
O PRESÉPIO
  • O Presépio é a representação do lugar onde Jesus nasceu. Os pais dele, José e Maria, estavam viajando e ele nasceu no meio do caminho. Como não tinha onde ficar, José arrumou um lugar para Maria e seu bebê num estábulo, junto com os bois. Enquanto isso, em Jerusalém, o Rei Herodes, queria saber quem era o menino que o povo dizia que seria o rei dos reis. Ele não gostava da ideia de ter outro rei. Segundo a história que passa de geração, um anjo avisou José para que não seguisse viagem coma família, para escapar do Rei Herodes. Assim, Maria, José e Jesus ficaram no estábulo, junto com os animais, esperando o momento de poder andar livremente. Para lembrar essa história, que está escrita na Bíblia, os povos cristãos montam o presépio, um outro símbolo da época do Natal.
A ESTRELA GUIOU OS REIS MAGOS…
  • A estrela brilhante com uma longa cauda que se coloca no presépio acima do estábulo onde ficam Maria, José e Jesus eram um sinal de que Cristo havia nascido. Ela foi um guia para os Reis Magos, que vieram do Oriente para visitar Jesus. Os reis chegaram a Jerusalém dizendo que tinham escutado sobre o nascimento do menino Jesus e queriam visitá-lo. Então alguém falou, secretamente que uma estrela estava seguindo-os desde o Oriente que iria indicar o caminho. Quando os Reis Magos voltaram para a estrada, logo apareceu a estrela brilhante com cauda e eles a seguiram. Ela parou na direção acima do Estábulo e os Reis Magos conseguiram achar o Menino Jesus. Ninguém ficou sabendo desse código secreto que foi revelado só para os Reis Magos. Naquela época, os romanos governavam toda a região chamada Judéia, onde ficavam Jerusalém e Belém entre outras cidades. O rei era Herodes, que não havia gostado nem um pouco da ideia de que o povo estava esperando um novo rei, que seria o Rei dos Judeus como ficou conhecido Jesus.
LENDAS …
  • Árvore de Natal: Dizem que ela apareceu nos países frios, porque no Hemisfério Norte é inverno durante o Natal e os dias são escuros. Então os moradores enfeitam as árvores da frente de casa com lâmpadas. Uma outra lenda conta que, perto de onde Cristo nasceu, havia uma oliveira que ofereceu azeitona ao menino recém-nascido, uma tamareira que deu tâmaras e um pinheirinho que não tinha nada para dar. Então as estrelas ficaram com pena e desceram do céu, pensando nos galhos do pinheirinho para serem oferecidas como presente ao menino Jesus.
  • Papai Noel : Papai Noel é a figura mais conhecida do Natal. Ele existe há mais de 1.500 anos e muita gente já inventou histórias sobre ele. Uma delas é que o Papai Noel é um santo chamado São Nicolau, muito bom e que dava presentes aos pobres. Até cerca de 70 anos atrás, as pessoas imaginavam Papai Noel como um homem alto e magro com roupas coloridas. Mas, em 1931, o desenhista sueco Haddon Sundblom criou uma propaganda para a Coca Cola e o Papai Noel foi vestido de vermelho e branco, com cinto e botas pretas e um ar de vovozinho bondoso. As pessoas gostaram e ele ficou assim, como conta Mark Pendergrast, no seu livro A História Não- Autorizada Do Maior dos Refrigerantes e Da Companhia Que o Produz. Papai Noel é figura universal, quer dizer, é conhecido no mundo inteiro. Ele veste roupas de frio por que todos dizem que mora no Polo Norte.

Baú de ideias.

E o Natal vem chegando.
É hora de pensar como criar com as crianças enfeites para decorar os ambientes da instituição.
Use a sua criatividade e valorize a participação dos pequenos.
Dá pra fazer muita coisa bacana!
 

sábado, 17 de novembro de 2012

Por que Primeira Infância?

Nós do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti temos um cuidado especial com nossas crianças, pois sabemos da importância desse período para o desenvolvimento delas.
Muitas pessoas ainda não compreendem a importância desse trabalho com crianças tão pequenas e acabam desvalorizando o local e o nosso trabalho.
Pesquisa recentemente divulgada mostra os benefícios da vivência deste período e da importância no investimento e valorização do profissional que trabalha com esta faixa etária. 
Por isso, PARABÉNS a todos que fazem do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti um local de Educação de Qualidade.
Estamos, com certeza contribuindo para um futuro melhor.
 
Estudo desenvolvido durante 40 anos mostra a importância dos cuidados nos primeiros anos de vida

É na Primeira Infância que a arquitetura do cérebro começa a se formar. Os impactos absorvidos nesta fase podem afetar significativamente produzindo efeitos tanto no aspecto intelectual, como no emocional e social.
Nos primeiros anos de vida, a capacidade cognitiva – ou seja, o mecanismo que o ser humano utiliza para entender, assimilar e conectar-se com o universo ao seu redor – deve ser estimulada. Quanto mais adequado esse estímulo, a criança tem melhores condições de aprender e socializar-se.
O estudo The High/ Scope Perry Preschool Study Through Age 40, realizado pelo psicólogo norte-americano, David Weikart, na década de 60, comprova esta prática. Os resultados desse trabalho tiveram muito influência ao definirmos o escopo de nossas atividades e ao resolvermos atuar com projetos de incentivo e capacitação de profissionais que lidam com a Primeira Infância, em diversas áreas, como Educação, Saúde e Assistência Social.
Para comprovar a importância de estimular a criança desde os primeiros anos de vida, Weikart fez um experimento desenvolvido em Ypsilanti, no Michigan. Ele avaliou o desempenho escolar de 123 crianças afro-americanas nascidas na pobreza, por meio da aplicação de um programa de alta qualidade educacional. A pesquisa separou as crianças, entre 3 e 4 anos de idade, em dois grupos: o primeiro recebeu um tratamento pré-escolar de alta qualidade, baseado no método HighScope de ensino. O tratamento proporcionou aos pequenos aulas suplementares com professores em suas casas, semanalmente. Já o segundo grupo recebeu o acompanhamento de costume, sem nenhuma atenção especial.
Esse acompanhamento foi desenvolvido e baseado sob os fundamentos de Piaget. O método de ensino foi elaborado com brincadeiras e jogos, incentivando a criança a planejar, executar e refletir sobre suas próprias atividades.
Todas as crianças foram observadas ao longo de suas vidas, até completarem 40 anos de idade. Os impactos do programa surgiram várias dimensões. Os adultos que participaram do programa escolar na infância apresentaram mais chances de estarem empregados, terem diplomas de nível médio e rendimentos maiores do que aqueles que não receberam um estímulo extra durante os primeiros anos de vida.
Com essa ampla pesquisa, David Weikart pôde concluir a melhora no desenvolvimento do ser humano em diversos aspectos:
  • Educação: 65% das pessoas que participaram do programa concluíram o ensino médio, enquanto que somente 45% dos que não participaram, concluíram este grau escolar;
  • Desempenho Econômico: 60% das pessoas que participaram do programa pré-escolar recebiam 20 mil dólares aos 40 anos e somente 40% dos indivíduos com a mesma idade que não participaram do programa recebiam a mesma quantia;
  • Prevenção de Crimes: dentre as pessoas que foram presas mais de cinco vezes por volta dos 40 anos, 36% dos casos eram de pessoas que participaram do programa e 55% foram dos indivíduos que não participaram dele;
  • Relação familiar: 75% dos homens que participaram do programa tinham um bom relacionamento familiar aos 40 anos e porcentagem cai para 64% para aqueles que não participaram do programa.

domingo, 11 de novembro de 2012

Brincando de casinha no jardim.

Esta semana as crianças exploraram o pequeno canteiro do CEI.
Sabe fazendo o quê?
Comidinha!
Brincaram com terra e panelinhas, fogão e geladeira.
Uma delícia!!!