terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

1ª Reunião de Pais 2014

A 1ª Reunião de Pais é um momento muito especial. 
É hora de receber novamente quem já faz parte de nossa instituição e acolher que está chegando pela primeira vez. Neste primeiro contato são muitas questões de ordem administrativas que precisam ser tratadas pela direção e serviço social sendo algumas delas, apresentação da equipe, horários de atendimento, rotina institucional, material escolar, saúde e medicamentos, dentre outras. É momento também de apresentar as supervisoras e professoras e falar de forma geral sobre o trabalho que será realizado ao longo do ano.
Tudo foi planejado e compartilhado pela direção, supervisão e serviço social.  
Organizamos o calendário de reuniões levando em consideração o agrupamento e o nº de crianças, ficando assim organizado:
13/02 - Turma de 2º Período - Girafa
14/02 - Turma de 2º Período - Cachorrinho
17/02 - Turma de 1º Período - Leãozinho e Patinho
19/02 - Turma de maternal II - Coelhinho e Pintinho
21/02-Turma de Berçário II e Maternal I - Peixinho e Abelhinha
24/02 - Turma novata de Berçário - Turma da Joaninha 
Preparamos o espaço, um cafezinho e um cartão de agradecimento pela presença que foi preparado pelas professoras com as crianças.  
Como pauta, organizamos uma cartilha com todos os assuntos referentes ao atendimento e trabalho pedagógico com as crianças que foi ilustrada com desenhos das crianças e entregue a cada pai, mãe ou responsável ao final da reunião. Em cada item evidenciamos as questões relativas àquela turma.
 Garantimos espaço também para os pais, que também trazem muitas questões e assim é preciso ouvi-los sobre possíveis dúvidas em relação ao tempo em que a criança passa na instituição. Pensando nisso, organizamos um arquivo de fotos que passou na TV durante todo o momento da reunião com o objetivo de informar a nossa rotina em todas as turmas nos diversos espaços do CEI. As crianças foram fotografadas nos momentos em sala, no refeitório, nos momentos de higiene, de brincadeira, sono, vídeo...
 Muitos pais, mães e avós  compareceram. 
Ficamos muito felizes!!!!!

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Curiosidade, experiências, descobertas, conhecimentos, possibilidades...


A CRIANÇA E A NATUREZA
As crianças declaram sua preferência pelos espaços abertos, em contato com a natureza, porque são modos de expressão desta mesma natureza.
ESPINOSA, 1983
Delimitação do campo de experiência

Esse campo de experiência trata de fenômenos e acontecimentos físicos, biológicos e químicos que ocorrem em função das transformações próprias da natureza ou pela ação dos homens sobre ela. Envolve, portanto, experiências de contato, de conhecimento, de cuidado relativos à sustentabilidade da vida na Terra.
A natureza é para todos nós, seres humanos, fonte de curiosidade, mistérios, beleza e sabedoria. Estamos naturalmente ligados a ela, uma vez que somos parte dela.
Construção histórica
Desde os tempos mais remotos, o homem busca descobrir a sua origem e a origem dos elementos, fatos e fenômenos que compõem seu ambiente. A partir das perguntas que se faziam para compreender esse mundo, os mistérios da natureza e as formas de se relacionar com ela, o homem, no seu processo civilizatório, criou mitos, tabus, lendas, técnicas e construiu a ciência.
Os conhecimentos sobre o mundo natural foram se desenvolvendo a partir de necessidades básicas de nossos ancestrais, ligadas à sua sobrevivência. A vida em sociedade, a descoberta da agricultura e a expansão do comércio ampliaram as possibilidades de produção e a diversificação de conhecimentos. Esses conhecimentos, inicialmente informais, (saberes) eram transmitidos nas experiências cotidianas.
Com o passar do tempo as sociedades ficaram mais complexas e os homens foram fazendo novos questionamentos e buscando novas formas para explicar as origens e o funcionamento do mundo natural. Surge assim o conhecimento científico que tem como características a objetividade e a necessidade de comprovação, por meio de métodos e técnicas que se utilizam de formulação de hipóteses, observação, experimentação, análise e verificação, entre outros.
Hoje, o conhecimento sobre o mundo natural tem-se desenvolvido com uma rapidez assustadora e sua divulgação também acontece de forma muito dinâmica e democrática em função da evolução dos meios de comunicação. Todos os dias surgem estudos, pesquisas e novas teorias, buscando compreender e melhorar as formas de se viver nesse mundo.
Entretanto, as grandes conquistas humanas não têm-se revertido em melhoria para a elevação da qualidade de vida no mundo, especialmente para as populações mais pobres. Ao tentar compreender e controlar a vida natural, o homem abandonou a sua essência como ser da natureza, deixando de se reconhecer como uma entre as demais espécies existentes no planeta, esquecendo-se também de sua responsabilidade na preservação e manutenção dos bens naturais para as gerações futuras. 
Desenvolvimento e aprendizagem pela criança
Da mesma maneira que o homem primitivo, cada ser humano, ao nascer, insere-se na complexidade desse mundo natural e tem pela frente a tarefa de desvendar o seu próprio ambiente. Realiza assim, uma verdadeira viagem, única para cada pessoa e com tempo e espaços diferentes para cada e gradativamente, irá tornando-se mais humano, construindo sua subjetividade e produzindo significados. Interagir, observar, manipular, experimentar, questionar e alterar são ações praticadas, o tempo todo, pelas crianças, desde muito cedo, na relação que estabelecem com a natureza. Dependendo das vivências que lhe são oportunizadas, relacionam-se de forma cada vez mais harmoniosa com a natureza, conhecendo-a e respeitando-a.
A criança precisa ser instigada em sua curiosidade e orientada a conhecer e atuar melhor no mundo em que habita, vivenciando, experimentando e buscando respostas para seus questionamentos em relação aos mistérios e fenômenos naturais.  Assim, desde pequenos, precisamos incentivá-los a descobrir e desbravar o mundo à sua volta; a se proteger cuidando de si, do outro e do planeta; a conhecer e transitar em espaços e regiões diversas; a compreender a nossa e as demais espécies, animais e vegetais, bem como os fenômenos físicos e químicos.
É preciso, pois, desenvolver o fazer da criança, de forma que ela aja com crescente autonomia de pensamento e de ação; desenvolva uma postura de aprendizagem através da pesquisa, da elaboração de hipóteses, da observação, da busca e organização de materiais, da sistematização e do desenvolvimento de formas de registro do conhecimento. Também se espera que ela desenvolva de maneira ética, habilidades, atitudes, procedimentos e estratégias para se relacionar com a natureza, preservando-a e respeitando-a, sentindo-se parte dela.
 A utilização das ideias prévias das crianças é de fundamental importância na caminhada rumo à construção do conhecimento sobre o mundo e a natureza. Assim, o encontro com o conhecimento passa a ter um outro caráter – o de ampliar as possibilidades de compreensão sobre o mundo que nos cerca. A criança torna-se protagonista de sua aprendizagem, para que ela desenvolva e aumente sua capacidade de compreender o mundo, pensar e agir sobre ele, para que tenha respostas às suas questões e desenvolva as suas hipóteses, de forma a estabelecer relações e integrar os conhecimentos específicos, para também desenvolver habilidades, atitudes e procedimentos de investigação, de pesquisa e de formulação de novos questionamentos, de forma a ampliar os seus temas de interesse.
O conhecimento sobre a natureza se dá por meio das experiências vividas no dia-a-dia, fruto da curiosidade, inquietação e atividade investigativa das crianças e da intervenção da professora. Este conhecimento se manifesta na infância através dos “porquês” e “comos” que as crianças não se cansam de formular e se torna o princípio básico do conhecimento cujo fim primordial é a satisfação em obter respostas aos seus questionamentos.
É essa curiosidade que conduz o trabalho sobre o conhecimento da natureza na Educação Infantil, pois a criança demonstra o interesse e necessidade momentânea de se apropriar de um conhecimento que pode ser sobre a alimentação dos animais, nascimento de filhotes, sobre o dia e a noite, por que temos que tomar banho, por que não conseguimos segurar a água, como os peixes dormem, como fazemos gelo, por que a coleguinha tem cabelos lisos e a outra encaracolado etc. Enfim, são muitas as questões para as quais elas  buscam respostas. O contato com pequenos animais como formigas e tatus-bola, peixes, tartarugas, patos, passarinhos etc. pode ser proporcionado por meio de atividades que envolvam a observação, a troca de idéias entre as crianças, o cuidado e a criação com a ajuda do adulto. Desta forma, a criança deve ser desafiada a dar respostas para questões que ela mesma colocou. Não se pode esquecer, também, de que ela aprende quando brinca com outras crianças e quando participa de atividades programadas pelas professoras.
Objetivos
O trabalho com a criança e a natureza na Educação Infantil tem como objetivos possibilitar às crianças:
  • Ampliar as possibilidades de ação e compreensão sobre o mundo que a cerca, tendo acesso ao conhecimento sobre o mundo natural, a partir de sua curiosidade e através das brincadeiras e práticas sociais vivenciadas;
  • Desenvolver uma postura de respeito pela natureza refletindo sobre os problemas ambientais da atualidade, sobretudo sobre aqueles de sua comunidade próxima;
  • Desenvolver sua curiosidade e construir conhecimentos a partir das perguntas que se faz sobre o mundo natural;
  • Desenvolver uma visão ecológica do mundo, conhecendo a natureza, sensibilizando-se e percebendo-se como parte dela.
  • Reconhecer um problema ambiental da comunidade a que pertence e propor soluções;
  • Refletir sobre o mundo em que vive pensando em possíveis soluções para os problemas ambientais.
  • Desenvolver a capacidade de observar, elaborar hipóteses, prever acontecimentos, expressar e registrar suas idéias;
  • Desenvolver a capacidade de trocar ideias e informações sobre os problemas naturais e ambientais e buscar soluções para colaborar na resolução desses problemas;
  • Aprender a buscar informações, através de diversos meios;
  • Conhecer e utilizar instrumentos da cultura que favorecem a pesquisa, a investigação e a ampliação e circulação do conhecimento tais como: internet, jornais, lupa, microscópio, revistas especializadaS;
  •  Conscientizar-se sobre a importância da preservação do ambiente e para a preservação da qualidade de vida humana.
s  Experiências:
Para atingir os objetivos do trabalho com a criança e sociedade, deve-se oportunizar à criança significativas experiências de: 
Cuidar, preservar, zelar, conservar espaços da escola  e fora dela: Cuidar de plantas, hortas e jardins da escola ou de seus arredores;
  • Plantar pequenos vasos para serem colocador em sala ou outro local  utilizando potes de garrafas pet que podem ser trazidos pelas crianças;;
  •  Pode-se propor às crianças listas com o nome das plantas, desenhos, conversar sobre cada uma delas, suas características, seus cuidados, falar sobre a preservação dos canteiros das praças e jardins das ruas, perto de suas casas, próximos à escola, da preservação das matas e florestas...
  • As crianças menores podem mexer na terra e aguar.  
Registrar o trabalho realizado confeccionando álbuns, diários, cadernos, cartazes, etc: Estes podem ser coletivos  ou individuais utilizando gravuras de plantas, fotos, desenhos, listas tudo a partir da observação e da ação da turma.
Observar todo tipo de fenômenos naturais : Experiência do feijãozinho no copinho de café é uma ótima oportunidade para a observação e registro dos fenômenos. Plantio de cenoura, beterraba, quiabo, milho também oportuniza às crianças ver a semente, a brotinho, a planta crescer, a raiz...
  • Observar o gelo transformar-se em água, o açúcar e sal misturado a água, o álcool evaporar ao ser passado em alguma superfície...
  • Observar a chuva, o sol, o vento, as nuvens, o céu;
Criar e cuidar de animais:  Criar pintinhos, passarinhos, coelhos pode ser uma boa opção para o trabalho com as crianças. Se não for possível , explorar com as crianças em uma roda de conversa os animais que podem ser cuidados desta forma. Com as crianças menores pode-se fazer um trabalho com imagens e também criar um mascote para a turma cuidar (bicho de pelúcia) que pode ser escolhido com a participação das crianças e até dos pais em forma de eleição. As crianças podem cuidar durante o dia, levar para casa...
Participar de passeios fora da escola a museus, zoológicos, bibliotecas, parques, quarteirão da escola, casa de um colega
  • Os passeios podem ser uma boa opção para observar a natureza. 
Fazer entrevistas, pesquisar em livros, revistas, jornais, internet;

Realizar e vivenciar experimentos e misturas tais como: produção de tintas com produtos naturais, culinária, luz e sombra, movimentos do ar (dentro do balão, apagando a vela, cata-vento etc.);

Utilizar instrumentos tais como: lupa, microscópio para fazer observações;

Elaborar perguntas, questões relativas ao mundo físico e natural;

Levantar e registrar hipóteses: em um cartaz tendo o professor como escriba que poderá ficar fixado em sala após as crianças desenharem para ilustrá-lo.

Assistir a filmes relativos ao mundo físico e natural;

Compartilhar conhecimentos com colegas: Roda de conversa

Sentir-se parte da natureza;

Pesquisar, juntamente com a professora, em livros, revistas, enciclopédias  e na internet, respostas para as suas indagações;

Fazer coleta seletiva na escola e buscar formas de realizar em casa: para escolas onde as crianças levam lanche de casa

Manipular objetos, explorando suas características físicas e experimentando as várias relações entre eles;

Reaproveitar materiais da natureza e da cultura, fazendo reciclagem e compostagem: plantar em potes de garrafa pet, pneus...

Observar;
Comparar;
Avaliar;
Questionar;
Concluir.
Saberes e conhecimentos
Ao vivenciarem tais experiências, espera-se que as crianças construam os seguintes conhecimentos e saberes (atitudes, valores, procedimentos):
  • Conhecimento sobre a necessidade de preservação e cuidado com a natureza;
  • Conhecimento sobre o uso da observação, pesquisa, registro e questionamento para obter respostas sobre o comportamento das pessoas, animais e da natureza de modo geral;
  • Conhecimento da necessidade de cada um fazer a sua parte para preservação da natureza;
  • Saber da necessidade de respeitar os seres e a natureza para se ter boa convivência;
  • Conhecimento da origem dos fenômenos e dos seres vivos;
  • Saber que todo efeito tem uma causa e vice-versa;
  • Conhecimento da necessidade de transformação e criação de recursos naturais e alternativos para sobrevivência e/ou continuidade da vida;
  • Conhecer, manipular, selecionar e organizar materiais diferentes;
  • Conhecer os problemas do meio ambiente vividos pela comunidade em que estão inseridos;
  • Reflexão sobre o mundo em que vivem;
  • Planejar, avaliar e registrar um experimento;
  • Conhecer objetos produzidos em diferentes épocas (ampulheta, relógio de sol, mimeógrafo, telefones antigos etc.);
  • Observar e conhecer a paisagem local e de outras regiões: montanhas, rios, vegetação, animais;
  • Saber usar instrumentos e fontes de informação;
  • Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação, cuidado e cultivo;
  • Plantio e cuidado com as plantas;
  • Relação e cuidado com animais
  • Atitude investigativa, curiosa como: fazer perguntas, levantar hipóteses, observar, explorar, argumentar, registrar;
  • Atitude de respeito e cuidado com a natureza, preservando-a
  • Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais (papel de cada um no ecossistema).
Postura do professor
O professor como mediador deve criar situações desafiadoras, considerando e questionando constantemente o conhecimento trazido por elas. Essa forma de trabalhar na educação infantil apresenta-se como inovadora, superando a fragmentação dos conteúdos e a visão de que a escola é um lugar de respostas prontas e acabadas, onde a criança é mera espectadora e receptora de informações pouco significativas.
É importante manter a curiosidade e a criatividade das crianças para que elas percebam que há um fazer e um refazer no que já conhecemos, tornando possível o redescobrir e transformar.
Nesse sentido, temos que possibilitar às crianças, desde a educação infantil, experiências significativas na perspectiva da formação de seres humanos capazes de dar sustentabilidade ao nosso planeta. Assim, é preciso contribuir para que desde já, assumam posturas críticas em relação ao consumismo e ao individualismo, combatam, em suas práticas sociais, uma visão utilitarista dos recursos naturais e incorporem, no cotidiano, atitudes e procedimentos com vistas a uma relação mais harmoniosa com a natureza.
Assim, é papel do professor
  •   Incentivar as crianças ao cuidado e o trato com a natureza, preservando-a;
  • Proporcionar situações diversas de interação entre as crianças e os adultos, a criança e a natureza;
  • Programar atividades que proporcionem novos conhecimentos à criança;
  • Dar oportunidades à criança para observação, pesquisa, questionamento e registros sobre o mundo natural;
  • Selecionar e organizar materiais diferentes para as crianças manipularem, usarem e conhecerem;
  •  Organizar espaços para guardar materiais e para desenvolver diferentes atividades com a s crianças;
  • Conhecer os problemas do meio ambiente vividos pela comunidade em que estão inseridos; 
  •  Fazer com que as crianças reflitam sobre o mundo em que elas vivem;
  • Planejar, avaliar e registrar;
  • Selecionar materiais diversos;
  •  Ouvir e instigar as crianças;
  •  Mediar as situações desafiadoras trazidas pelas crianças;
  •  Observar as crianças e entorno para aproveitar tudo que ele oferece;
  •  Aproveitar a curiosidade e o interesse da criança, aproveitando os assuntos introduzidos por elas;
  • Planejar a rotina para aprimorar os conhecimentos da criança;
  • Organizar o tempo, aproveitando brincadeiras e situações que estimulem a curiosidade da criança;
  • Organizar o espaço e os materiais para que dêem à criança oportunidade de novas descobertas;
  • Organizar visitas a casa de um vizinho para ver a horta, o jardim, a casa da professora etc.;
  • Organizar pequenas excursões na comunidade como: parquinhos, praças, quadra de esportes, bibliotecas etc.;
  • Organizar as crianças de várias formas para atingir o objetivo proposto: duplas, trios, círculos, em pequenas filas etc.;
  • Organizar os instrumentos de trabalho - planejar a atividade, organizar os materiais necessários, a forma de registrá-la e avaliá-la (fotos, relatórios, fichas de observação etc.).
Este eixo de trabalho nos apresenta muitas possibilidades de trabalho com as crianças a partir dos fenômenos naturais. É preciso um professor estudioso e atento às possibilidades de trabalho com a sua turma.