segunda-feira, 31 de março de 2014

A Criança e a Natureza



Interagir, observar, manipular, experimentar, questionar e alterar são ações praticadas, o tempo todo, pelas crianças, desde muito cedo, na relação que estabelecem com a natureza. Dependendo das vivências que lhe são oportunizadas, relacionam-se de forma cada vez mais harmoniosa com a natureza, conhecendo-a e respeitando-a. 
A criança precisa ser instigada em sua curiosidade e orientada a conhecer e atuar melhor no mundo em que habita, vivenciando, experimentando e buscando respostas para seus questionamentos em relação aos mistérios e fenômenos naturais.  Assim, desde pequenos, precisamos incentivá-los a descobrir e desbravar o mundo à sua volta; a se proteger cuidando de si, do outro e do planeta; a conhecer e transitar em espaços e regiões diversas; a compreender a nossa e as demais espécies, animais e vegetais, bem como os fenômenos físicos e químicos.
Proposta Curricular da Educação Infantil.

As crianças do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti a partir da proposta de trabalho da professora Regente II Márcia Luziana, vivenciou diversas experiências envolvendo um dos elementos de nossa natureza: a água.

O trabalho foi planejado a partir da Proposta Curricular da Educação Infantil para as turmas do Maternal I e 2º Períodos tendo como principal objetivo:
  • Ampliar as possibilidades de ação e compreensão sobre o mundo que a cerca, tendo acesso ao conhecimento sobre o mundo natural, a partir de sua curiosidade e através das brincadeiras e práticas sociais vivenciadas;


Objetivo (s)

Materiais e espaço utilizados
Desenvolvimento da atividade
Produção das crianças 
. Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas  utilidades.

. Compreender o ciclo da água.

. Conhecer os estados físicos da água.
















Espaços:

Sala
Refeitório

Área externa

Materiais:

Folha A 4
colorida, cartolina,  lápis de cor, tinta, palitos.
Gelo, água, mangueira,
fogão, chaleira, prato.
. História: O Mundinho Azul e a Gota de Cristal

.Observação do Ciclo da água.

. Desenho  sobre o ciclo da água.

. Experiências sobre o estado físico da Água: sólido, líquido e gasoso.

. Observação do Arco- íris, gelo.

. Músicas

.Vídeo que abordam o tema: A turma da Clarinha e o ciclo da água.

. Paródia: Água  aguinha.
. Relatos sobre a experiência.

. Utilidades da água: produção de suco.
. Registro sobre o Ciclo da água, arco- íris.

. Registro sobre a história A Gota Cristal.

. Fotos






A partir da proposta de trabalho da professora e das atividades desenvolvidas, as crianças vivenciaram as seguintes experiências:
  • Registrar o trabalho realizado;
  • Observar fenômenos naturais: arco íris, gelo transformando-se em água, vapor;
  • Realizar e vivenciar experimentos e misturas tais como: produção de suco;
  • Elaborar perguntas, questões relativas ao mundo físico e natural;
  • Assistir a filmes relativos ao mundo físico e natural;
  • Compartilhar conhecimentos com colegas;
  • Sistematizar os conhecimentos construídos em cartazes, desenhos;
  • Sentir-se parte da natureza;
  • Registrar suas descobertas e observações por meio de diversas linguagens;
  • Observar;
  • Comparar;
  • Avaliar;
  • Questionar;
  • Concluir.
Alguns registros:
Desenhos sobre o Ciclo da água - Turmas do 2º Período
História A Gota de Cristal - Turma da Abelhinha
Maternal I
Utilidades da água: produção de suco
2º Período - Turma da Girafa
2º Período - Turma do Cachorrinho
Vídeo: A turma da Clarinha 
Turmas do 2º Período - Girafa e Cachorrinho
Estados físicos da água
Turmas do 2º Período - Girafa e Cachorrinho
Observação do Arco íris e gelo
Turmas do 2º Período - Girafa e Cachorrinho
História: O mundinho Azul e a Gota de Cristal
Turma do Maternal I - Abelhinha
Parabéns à professora Márcia pelo trabalho realizado e às crianças das turmas da Abelhinha, Girafa e Cachorrinho.

* Proposta Curricular da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Nova Lima.

terça-feira, 25 de março de 2014

O desenho na Educação Infantil

Compartilho com você um texto do livro O desenho na Educação Infantil de Rosa Iavelberg sobre o trabalho com desenho que traz uma abordagem sobre as possibilidades de trabalho com o desenho a partir de uma história trabalhada.

O desenho conversa com as histórias
O desenho da criança pode ter diversos pontos de partida. Os desenhos autopropostos, ou seja, aqueles em que a criança escolhe temas e materiais, muitas vezes podem ser motivados por uma situação que antecedeu sua execução.  Por exemplo, o professor conta para a turma a história de Chapeuzinho Vermelho e mostra suas ilustrações. Em seguida, organiza uma atividade de desenho de livre escolha. Muitas crianças costumam desenhar, movidas pela história recém-contada, Chapeuzinhos Vermelhos, lobos, bolos, caçadores etc. O professor pode anunciar a tarefa para que se lembrem da história e, em seus desenhos, contem o que quiserem do que viram e escutaram. Essa proposta é indicada para crianças que já simbolizam.   
Ele pode, ainda, oferecer material para alguma intervenção relacionada com a história, de modo que a criança tenha outro tipo de desafio, desenvolvendo suas competências na resolução de problemas. Exemplo: fornecer imagens fotocopiadas  e recortadas da história contada. Cada criança escolherá apenas uma para colar em seu papel e continuar desenhando. 
É importante que o professor explique o enunciado da tarefa a ser realizada até que todos compreendam. Para que a atividade seja compartilhada, o professor pode irradiar as escolhas de cada um aos demais: "Olhe, fulano escolheu o lobo!" "Ele pegou o caçador. O que será que vai desenhar?"
O exemplo que citamos faz parte de uma diversidade muito grande de propostas que podem ser criadas pelos professores. O importante, sempre, é preservar a natureza da construção e da expressão das crianças.
A tarefa de colar personagens ou figuras das histórias deve ser dada para as crianças que ainda não simbolizam. Os suportes e as imagens podem ser preparados com cola pelo professor, para que a criança faça suas escolhas e cole as imagens no seu suporte.
É interessante também fazer intervenções nas quais se oferece a mesma imagem a ser colada para todas as crianças. Nesse caso, como elas terão um problema similar a resolver, a leitura das diferentes soluções será um aprendizado a mais.

CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti
Relato de experiência

No CEI, as crianças ouvem história todos os dias. É o projeto  Uma História por dia  que contempla todas as turmas, do Berçário ao 2º Período. A Turma do Patinho - 1º Período - com a professora Natália, após ouvirem a história A necessidade fez o sapo pular  da autora Luciene Reto fez uma bela produção de desenho. 
A professora preparou para as crianças a imagem fotocopiada do sapo, personagem principal do texto e colou em uma folha. Após retomar a história com a turma relembrando os os personagens e mostrando novamente as ilustrações do livro, apresentou a proposta de desenho às crianças com a novidade da figura do personagem principal colada na folha. Pediu que as crianças fizesse um desenho da história lida disponibilizando folha e canetinhas coloridas em um pote sobre as mesas. 
 Veja algumas delas:
A professora ficou surpresa com as produções das crianças. 
Fantástico! 
A Turma do Patinho arrasou.
Muitos deles foram capazes de representarem os personagens e seus detalhes, tiveram organização espacial colocando chão, céu, nuvens e sol, utilizaram-se de diferentes cores e em muitos deles é possível ver a sequência de acontecimentos da história.  Ao final as produções ficaram expostas no varal da sala para que todos pudessem vê-las.
Esta é uma turma que vem progredindo bastante em seus desenhos e a intervenção da professora nesta proposta foi fundamental para que as crianças avançassem.
Parabéns professora Natália e crianças da Turma do Patinho.


Fonte: 
Iavelberg, Rosa. 
    O desenho na Educação Infantil. São Paulo: Editora Melhoramentos, pág. 102,103. 2013. (Como eu ensino)