quarta-feira, 30 de abril de 2014

Falando sobre Educação Infantil

Estive participando nos dois últimos dias do Seminário Nacional de Educação Infantil em Belo Horizonte - MG e trago um pouquinho do que foi abordado por lá nesses dois dias:
"Educação Infantil: cenários, avanços e desafios"
O professor Gabriel abordou a Educação Infantil em três aspectos:
Cenário - "As famílias estão terceirizando as crianças." 
"Existem muitos Bernardos em nossas escolas que não são ouvidos, que não são atendidos, que não são escutados"
Nos deixou também algumas questões: 
"Como a escola está organizada para ajudar as crianças a aprenderem? O que queremos para nossas crianças? "
Avanços:  
1. Diretrizes Curriculares Nacionais 
2. Educação Infantil como 1ª etapa da Educação Básica, mas não uma antecipação do Ensino Fundamental.
3. Proinfância
4. Criança como sujeito de direitos
Desafios: um currículo que tenha a criança como protagonista. O NÃO APOSTILAMENTO na Educação Infantil, referindo-se a escolas, redes que adotam coleções de livros para serem trabalhados com as crianças, práticas estereotipadas, sem contexto, com atividades repetitivas, de treino, de colorir. Uma concepção que desconsidera a criança e suas potencialidades. E finaliza deixando mais uma vez, uma questão para pensarmos:
"O que as crianças estão aprendendo sobre ser gente grande com o nosso jeito de ser grande?" 
 Gabriel Andrade Junqueira Filho
"O Currículo na Educação Infantil"
"As experiência curriculares pelas quais as crianças passam formam ou deformam."
"Que identidades nós queremos que nossas crianças construam?"
"Cuidar é uma postura. Cuidamos com o olhar, cuidamos com as palavras, cuidamos quando damos banho, quando levamos ao banheiro. Cuidamos todo o tempo."
"Qual o conceito de criança eu tenho? Como eu a considero? Que ideia de criança eu tenho?"
Nosso desafio:  manter a escuta e a atenção cuidadosa sobre a criança.
Vitória Líbia, Ana Cláudia Figueiredo, Sônia Cristina e Alessandra Latalisa
"Afetividade é muito mais que acolher no colo. É ajudar a criança a lidar com todos os seus sentimentos"
Algumas imagens
 Visita técnica - UMEI Belmonte
O que vi por lá...

Espaços e equipamentos pensados para a criança: 
portas das salas com visor e divididas ao meio;
quadros e painéis na altura das crianças;
salas com janelas baixas que permitem que a criança veja a área externa;
grandes janelas;
pias, vasos, chuveiros, cabides, armários, espelhos,saboneteiras e papeleiras na altura das crianças;
organização dos espaços com a participação das crianças;
exposição de registros das crianças em todos os espaços dando identidade ao local.
Um projeto arquitetônico pensado por pedagogos, arquitetos e engenheiros na perspectiva da criança e da construção de sua autonomia.
Isso faz a diferença! 
O que ouvi por lá...
Trocar fralda é pedagógico. 
Ensinar a comer é pedagógico.
Ensinar a da descarga é pedagógico.
Dar banho é pedagógico.
Tudo isso é currículo da Educação Infantil e o currículo quem trabalha é o PROFESSOR.