sábado, 23 de agosto de 2014

Leitura para os bebês

Pediatras prescrevem: “leiam em voz alta para os bebês, desde o nascimento”
 
A orientação foi considerada inédita para as grandes associações médicas. O que a Academia     Americana de Pediatria prega é que ler para o bebê assim que ele nasce ajuda no desenvolvimento     de habilidades essenciais. Para o seu trabalho na área de Saúde ou Educação, este post é bem    especial!

A Academia Americana de Pediatria acrescentou mais uma orientação aos profissionais quando estes tratarem da criança pequena em seus consultórios ou unidades de Saúde: além da amamentação exclusiva até os seis meses, a imunização por meio de vacinas, devem também prescrever aos pais que leiam em voz alta para seus filhos desde o nascimento.
Os 62 mil pediatras dos Estados Unidos, que compõem o grupo, reconhecem e querem disseminar aos demais profissionais, e a toda sociedade, que uma parte importante do desenvolvimento do cérebro se dá nos primeiros três anos de vida e essa leitura amplia o vocabulário, além de fortalecer outras importantes habilidades de comunicação.
Embora muitos pais já tenham esse hábito, inclusive com a criança ainda no útero, pesquisas indicam que uma boa parte não lê para seus filhos com tanta frequência, o que é considerado essencial para a pré-alfabetização.
Um estudo, que já tem duas décadas, apontava que crianças de três anos, de famílias economicamente bem-sucedidas, já tinham ouvido milhões de vezes mais palavras que os filhos de pais de menor escolaridade e baixa renda. Uma pesquisa mais recente mostrou que as diferenças já são perceptíveis aos dezoito meses.
Outra preocupação dos profissionais é com o fácil acesso à tecnologia, em todas as faixas de renda. Os bebês usam smartphones e tablets, movendo as telas com os dedos, o que pode deixar a leitura em voz alta para um segundo ou terceiro plano.
Por meio dessa nova recomendação, o grupo pediátrico pretende ajudar a também reduzir as diferenças acadêmicas entre crianças de alta e de baixa renda.
Uma das iniciativas para dar conta dessa missão e o “Reach Out and Read”, um grupo de alfabetização sem fins lucrativos que emprega cerca de vinte mil pediatras americanos para distribuírem livros às famílias de baixa renda. Ou seja: a área da Saúde integrando-se à área da Educação.
O movimento tem crescido nos EUA e pode servir de inspiração ao seu trabalho com a criança pequena. Afinal, para garantir que ela se desenvolva integralmente, é preciso que as diversas áreas que a atendem se integrem e troquem expertises para garantir uma infância plena.
O assunto foi notícia no portal UOL, cuja matéria “Grupo pediátrico recomenda ler em voz alta para crianças desde o nascimento” inspirou este post.

sábado, 9 de agosto de 2014

Rodona no CEI: Oba!!!

Para quem cuida de mim: 
Papai, Vovô e Titio...
Desta vez, a homenagem foi para aquele que cuida, que olha, que dá carinho. 
E quem é ele?
Pode ser o Papai, o Vovô, o Titio... aquele que cuida de nossos pequenos. 
Uma Rodona especial que encheu de lágrimas os olhos de quem esteve lá no CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti hoje pela manhã.
As professoras prepararam tudo com muito carinho e os pequenos arrasaram!
Obrigada a todos que contribuíram para mais uma festa linda no CEI.