sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Uma reflexão para todas nós professoras



Sempre que ouvem histórias ou manuseiam livros, as crianças ingressam no universo mágico da linguagem...
Assim as crianças aprendem a partir de sua interação com o meio material e social.
A leitura começa quando a criança fica fascinada com as maravilhas que moram nos livros.
A aprendizagem da leitura começa antes da aprendizagem das letras.
  Ao ampliar o repertório de histórias, as crianças alimentam o imaginário e incorporam essa experiência nas brincadeiras, nos desenhos e nas próprias narrativas.
Quando o professor tem prazer em ler, as crianças reproduzem com alegria esse ato...
Fonte: de algum lugar na net

Reunião Pedagógica: um momento de estudo e reflexão sobre a prática.

      Reunião Pedagógica: que espaço é esse?
                                                                                   *Marcelo Cunha Bueno

Deve ser um espaço coletivo, individualizado, ou ambos? Deve ser um espaço de reflexões ou de ações? Um espaço onde o pedagógico prevalece, ou o administrativo? Um espaço apressado ou vagaroso, generoso ou autoritário, burocrático ou dinâmico, de diferenças ou igualdades, de consenso ou de dissenso, de professores ou de "tios e tias", de formação e cultura ou de saberes técnicos? Que espaço é esse, afinal? Questões que rondam as cabeças de muitos educadores pelas escolas a fora de nosso país.
Não restam dúvidas de que a escola deve ser um espaço de formação. Uma formação que amplie o compromisso de atender aos segmentos de ensino propostos, mas também atinja a formação continuada de professores. Professores precisam de orientação! São muitas funções e responsabilidades que lhes competem: estudantes, conteúdos, pais, mães, parceiros de trabalho, sem falar em planejamento, avaliação, registros e reuniões com os pais e mães. Ações que exigem um pensar mais vagaroso, um olhar compartilhado e companheiro.
Falar da prática em escola não é somente contar da rotina ou oferecer algumas ilustrações, é falar sobre o currículo ou proposta da escola. Nesse sentido, as reuniões pedagógicas são excelentes instrumentos de discussão sobre os diferentes discursos "falados" pela escola.
Durantes as reuniões de grupo, fala-se demasiadamente das práticas, pensa-se muito no fazer, mas pouco se pensa sobre o pensar. A reunião pedagógica é a cara que a escola resolveu mostrar aos professores. Nela, devem ser discutidas questões que reflitam os conteúdos e papel que a mesma desempenha para as famílias que atende. A reunião é espaço de encontro, de escuta, de trocas e de transformação. Informações que viram conhecimentos, palavras que viram documento, vivências que viram experiências, e planos que se concretizam.
As reuniões pedagógicas são responsáveis por formar um professor que fale com propriedade do que a escola pensa. Devem ser um espaço de debate e articulação clara entre as questões administrativas e as pedagógicas. É fundamental esclarecer quais são os aspectos que podem ser influenciados pelos dois campos para que se evitem discursos trocados e argumentos atravessados. Devemos transformar o espaço de reunião pedagógica em, efetivamente, pedagógico, ou seja, transformador, de educação.
Devemos perseguir a formação, a transformação, o grupo, a indagação e os desafios colocados por nossa profissão. Sejam quais forem as caras que a sua reunião pedagógica tenha, uma coisa não se deve abrir mão: da generosidade de falar aos ouvidos daqueles que escutam as suas palavras, pois, no mínimo, o que se ganha com esses espaços é o tempo, que constrói uma cultura coletivizada de um grupo de educadores. Reunião pedagógica é espaço de implicação!

E no CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti a Reunião Pedagógica aconteceu em dois grupos. A pauta foi construída pela Direção e Supervisão levando em consideração as demandas do grupo e a continuidade do trabalho na etapa anterior, respeitando as especificidades de cada agrupamento.

A pauta:
  • Acolhida e leitura
  • Estudo e reflexão sobre a rotina e grade curricular na Educação Infantil
  • Conhecendo o acervo literário infantil
  • Reflexão sobre o trabalho na etapa: objetivos e experiências
  • Apresentação de novos materiais para o trabalho com as crianças
  •  Baú de ideias
  • Quadro de objetivos e experiências (3ª etapa).
 Alguns registros:
 Fonte: http://teiadeformacao.blogspot.com.br/2009/05/para-que-serve-reuniao-pedagogica.html

Semana da Criança no CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti





É dia das crianças? 
No CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti é sempre Dia das Crianças!

Mas essa foi uma semana especial. Tivemos parceiros muito importantes que fizeram o dia da criançada ainda mais especial. 
Brinquedos infláveis do Vereador Silvânio Aguiar, doação de guloseimas de membros do Conselho Escolar, passeio na E. M. Vicente Estevão dos Santos, piscina de bolinhas da Creche Lar da Esperança  e o nosso querido Tio Dé. Os pais também contribuíram na compra de guloseimas para o lanche diferenciado.
A cada dia uma programação diferente organizada pelas professoras Regente II e em colaboração das eventuais.
Gincanas, hora do cinema, dia da beleza, baile a fantasia, 
E o lanche especial, que delícia!
Pipoca, gelatina, sorvete, chup chup, geladinho e salada de frutas.



Um show de alegria e muitos sorrisos!!!

Agradecimentos aos funcionários do CEI e a todos que de alguma forma contribuíram para a realização desses eventos.