Reunião Pedagógica: que espaço é esse?
*Marcelo Cunha Bueno
Deve
ser um espaço coletivo, individualizado, ou ambos? Deve ser um espaço
de reflexões ou de ações? Um espaço onde o pedagógico prevalece, ou o
administrativo? Um espaço apressado ou vagaroso, generoso ou
autoritário, burocrático ou dinâmico, de diferenças ou igualdades, de
consenso ou de dissenso, de professores ou de "tios e tias", de formação
e cultura ou de saberes técnicos? Que espaço é esse, afinal? Questões
que rondam as cabeças de muitos educadores pelas escolas a fora de nosso
país.
Não restam dúvidas de que a escola deve ser um espaço de
formação. Uma formação que amplie o compromisso de atender aos segmentos
de ensino propostos, mas também atinja a formação continuada de
professores. Professores precisam de orientação! São muitas funções e
responsabilidades que lhes competem: estudantes, conteúdos, pais, mães,
parceiros de trabalho, sem falar em planejamento, avaliação, registros e
reuniões com os pais e mães. Ações que exigem um pensar mais vagaroso,
um olhar compartilhado e companheiro.
Falar da prática em escola não
é somente contar da rotina ou oferecer algumas ilustrações, é falar
sobre o currículo ou proposta da escola. Nesse sentido, as reuniões
pedagógicas são excelentes instrumentos de discussão sobre os diferentes
discursos "falados" pela escola.
Durantes as reuniões de grupo,
fala-se demasiadamente das práticas, pensa-se muito no fazer, mas pouco
se pensa sobre o pensar. A reunião pedagógica é a cara que a escola
resolveu mostrar aos professores. Nela, devem ser discutidas questões
que reflitam os conteúdos e papel que a mesma desempenha para as
famílias que atende. A reunião é espaço de encontro, de escuta, de
trocas e de transformação. Informações que viram conhecimentos, palavras
que viram documento, vivências que viram experiências, e planos que se
concretizam.
As reuniões pedagógicas são responsáveis por formar um
professor que fale com propriedade do que a escola pensa. Devem ser um
espaço de debate e articulação clara entre as questões administrativas e
as pedagógicas. É fundamental esclarecer quais são os aspectos que
podem ser influenciados pelos dois campos para que se evitem discursos
trocados e argumentos atravessados. Devemos transformar o espaço de
reunião pedagógica em, efetivamente, pedagógico, ou seja, transformador,
de educação.
Devemos perseguir a formação, a transformação, o
grupo, a indagação e os desafios colocados por nossa profissão. Sejam
quais forem as caras que a sua reunião pedagógica tenha, uma coisa não
se deve abrir mão: da generosidade de falar aos ouvidos daqueles que
escutam as suas palavras, pois, no mínimo, o que se ganha com esses
espaços é o tempo, que constrói uma cultura coletivizada de um grupo de
educadores. Reunião pedagógica é espaço de implicação!
E no CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti a Reunião Pedagógica aconteceu em dois grupos. A pauta foi construída pela Direção e Supervisão levando em consideração as demandas do grupo e a continuidade do trabalho na etapa anterior, respeitando as especificidades de cada agrupamento.
A pauta:
- Acolhida e leitura
- Estudo e reflexão sobre a rotina e grade curricular na Educação Infantil
- Conhecendo o acervo literário infantil
- Reflexão sobre o trabalho na etapa: objetivos e experiências
- Apresentação de novos materiais para o trabalho com as crianças
- Baú de ideias
- Quadro de objetivos e experiências (3ª etapa).
Alguns registros:
Fonte: http://teiadeformacao.blogspot.com.br/2009/05/para-que-serve-reuniao-pedagogica.html