sábado, 19 de maio de 2012

Roda...roda... Que delícia!

Quem não se lembra das rodas de conversa na escola. Contar as novidades, contar os coleguinhas, olhar como está o tempo, cantar as músicas aprendidas, falar do passeio à casa da vovó...
E a roda de brincadeiras? Corre cotia, Fui no Tororó, Atirei o pau no gato.
A roda de músicas com coreografias diversas acompanhando a música, o rítmo e muito mais.
A roda é uma prática que vem sendo esquecida a cada dia, infelizmente. Grande parte das professoras hoje já não fazem mais rodinhas no início do turno e se fazem sentam em cadeirinhas e não no chão com as crianças.
É uma pena, afinal as crianças aprendem pelo modelo, não é mesmo?
Mas as que fazem sabem dos bons momentos que esta prática oportuniza. É o momento em que as crianças aprendem a ouvir o outro, a falar sobre si mesmo, socializa suas impressões, seus desejos, aprende sobre muitas coisas.

Em uma de minhas andanças pelos blogs que divulgam boas práticas encontrei este relato que diz sobre a roda com músicas para os pequenos. Um trabalho intencional planejado cuidadosamente pela professora para o desenvolvimento dos pequenos.

E começaram as rodas!
Como é bom quando entendemos o que é importante na oferta de música para as crianças ! A sonoridade, o ritmo, os instrumentos diferentes... Trocamos nosso repertório constantemente, por vezes fazemos uma seleção de músicas que eles precisam ouvir nessa idade: música de letra fácil, músicas com barulhos com o corpo, músicas acumulativas, canções "misteriosas", que permitem brincadeiras, músicas com coreografias e música que é pura poesia! Bom demais!!!
O resultado dessa oferta de qualidade e intencional é que quando colocamos música na sala rola uma festa, e todo dia é diferente. Tem dias que o que prevalece são as rodas, tem dias que o que gostam mesmo é de fazer coreografias e passinhos marcados e tem outro que o bom mesmo é parecer um show, com direito a gritinhos de uhuhuhuhuhu! rsrsrsrsrsrsrsr
E seguimos a roda!

Nenhum comentário: