domingo, 10 de março de 2013

Ação Pedagógica na Creche

Questões para reflexão:
 
O trabalho na creche é intencional e é nessa intencionalidade que reside o planejamento do processo educativo”. Que intenções e ações deve haver no cotidiano da creche?
“A formação dos profissionais implica na qualidade do atendimento à criança, na creche”.
Você concorda ou discorda? Porquê?
Breve Histórico
A Educação Infantil tem passado por várias mudanças nos últimos anos em relação aos cuidados e à educação da primeira infância. Antes com uma concepção de atendimento assistencialista, associada à caridade. Hoje tendo a contribuição da Pedagogia da Infância no reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido no cotidiano da creche.
 
As particularidades das crianças

As particularidades da criança nos primeiros três anos de vida exigem pensar em objetivos que contemplem também as dimensões do cuidado, da educação e do brincar, garantindo-lhe o direito ao bem-estar, à expressão, ao movimento, à segurança, à brincadeira e ao conhecimento.
 
Creche como espaço educativo
A creche, entendida como espaço educativo, tem um papel fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois é um meio diversificado e rico, um espaço de convivência e partilha do cuidado e da educação das crianças com suas famílias.
 
Em uma Educação Infantil de qualidade...
a brincadeira é um elemento essencial, pois é brincando que as crianças expressam sua imaginação e criatividade, possibilitando a recriação dos contextos por parte delas. Adultos e crianças, como parceiros, brincam e aprendem através das mediações com o outro, aquele que ensina e faz junto, numa construção de signos, significados e visões de mundo.
 
Na creche...
 
a criança tem a oportunidade de viver e conviver com um grupo de iguais, de brincar, de conversar em um ambiente social de aceitação, de confiança, de contato corporal (BARBOSA, 2006).
 
Entretanto...

para que a creche possa cumprir essas funções, é importante que o trabalho desenvolvido no cotidiano seja organizado. É necessário ter objetivos claros e adequados às necessidades das crianças. Uma proposta pedagógica elaborada a partir das características de cada realidade.

O cotidiano da creche.
Barbosa e Horn (2001) enfatizam que o cotidiano da creche tem de prever momentos diferenciados na rotina diária, como o horário de chegada, a alimentação, a higiene, o repouso, os jogos e brincadeiras, a exploração de materiais gráficos e plásticos, os livros de história, as atividades coordenadas pelo adulto, entre outros.
O processo educativo: intenções e ações no cotidiano da creche.
Cuidar e educar na creche exige um trabalho de forma planejada, com organização de espaços adequados no sentido de estimular o processo de desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor das crianças.
A proposta pedagógica
Entendemos que as propostas concretizam-se na prática, só que, às vezes, a proposta está escrita, mas não está em vigor ou o texto foi elaborado pela equipe diretiva da instituição sem a participação dos profissionais.
“não sei da proposta pedagógica[...]
nós seguimos uma rotina, recebemos as crianças, elas ficam brincando livre,
depois tem atividade, lavam as mãos, lancham(eles demoram[...]são pequenos), pátio, às vezes, rodinha, história, entregar para os pais”.
Planejar na Educação Infantil
Para Machado(2002), planejar na Educação Infantil significa entrar em interação com as crianças, que não são alunos, mas crianças em processo de desenvolvimento e de aprendizagem, no qual o cuidar, o educar e o brincar são objetivos indissociáveis no cotidiano da creche.
O planejamento deve ser balizado pelas diferentes formas de expressão e de leitura do mundo. Na creche, não vamos ensinar conteúdos de Matemática, de Língua Portuguesa ou de Ciências, mas através das vivências e experiências cotidianas, mediadas pelo educador, que a criança vai construindo conhecimentos.
O pedagógico
envolve os momentos do dia-a-dia vivenciados nas trocas afetivas com as crianças. Estas trocas se estabelecem nas atividades de alimentar, dormir e brincar. 
 A brincadeira...
é a forma de expressão da criança.
É através do brincar que ela constrói conhecimentos
sobre si mesma e o mundo.
A atividade educativa na creche
Não ocorre somente em momentos específicos, como a “hora da atividade”, mas é nas atividades cotidianas que acontecem as trocas efetivas entre o educador e a criança, durante o banho, as refeições, no horário de entrada e em outras situações em que o educador e o bebê interagem e trocam experiências e significados. 
 Creche é um espaço de aprendizagem.
Sendo assim, o trabalho deve ser bem organizado de forma que favoreça a construção de conhecimentos. No bem-estar das crianças e dos profissionais reside a importância do planejamento. Norteado por uma rotina pedagógica, este é a base de estruturação da ação educativa na creche, uma vez que situa a criança em seu contexto de construção de conhecimentos. Barbosa(2006) afirma que a rotina é um elemento organizador do cotidiano, mas que esta não precisa ser sempre a mesma, nem seguir uma sequência rígida de organização pedagógica.
 
Sendo assim...

é fundamental a flexibilidade das ações e do planejamento, mesmo norteado por uma rotina pedagógica, serão sempre viabilizados, conforme as necessidades e interesses das crianças. Não pode haver rigidez nas atividades propostas às crianças...
 
é hora de dormir, todos têm que dormir, agora é troca de turno, não tem ninguém pra ficar com gente acordada”.
 
A qualidade do atendimento nas creches.

Está relacionada à qualificação dos profissionais que nela atuam. Rossetti-Ferreira(2001) afirma que o conhecimento que os profissionais têm sobre o desenvolvimento infantil é um dos fatores que determinam a qualidade do atendimento à criança. 
 
Considerações finais.
1 Articular funções de cuidar, educar e brincar na creche requer a realização de um trabalho planejado, organizando espaços e tempos adequados no sentido de estimular o desenvolvimento (motor, social, cognitivo e emocional) das crianças, através de uma intervenção pedagógica estimuladora e orientadora das aprendizagens.

2. A ação educativa na creche pressupõe o trabalho de planejar, observar e registrar as atividades realizadas e acompanhar o desenvolvimento das crianças, refletindo e avaliando seu trabalho constantemente.
3. O profissional da creche deve possuir uma constante formação acerca do processo de desenvolvimento da criança, a fim de que possa selecionar e empreender atividades em função deste desenvolvimento. 
4. É essencial que o educador compreenda a dimensão educativa do seu trabalho, planejando, registrando e refletindo sobre as práticas que exerce.
5. É preciso se construir uma ação educativa na creche balizada pela oportunidade de vivências e experiências sociais, afetivas, cognitivas, motoras e estéticas.

6. É preciso que o educador possibilite a si e aos outros: refletir sobre seu fazer, deixar de sentir-se alheio aos problemas educacionais contemporâneos, assumir sua competência técnica, sua necessidade de formação continuada, seu compromisso social com sua tarefa como educador, pesquisador e cidadão.

 Fonte bibliográfica:
CHAVES, Greice Mara Moreira. A ação pedagógica na creche. Abril de 2008.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


 

 

 
 
 

 

 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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