segunda-feira, 5 de maio de 2014

Desafios para professores de crianças pequenas

14/03/2014

Trabalhando com os pequenos

Quais são os principais desafios para os professores que trabalham na educação infantil e no fundamental i?
Zilma - Assim como em qualquer profissão, há hoje questões que trazem novos desafios aos educadores: legislações, representações sobre o desenvolvimento das crianças e adolescentes, o impacto das novas tecnologias, novos debates sobre a apropriação da linguagem escrita pelos alunos, a turma de 6 anos no ensino fundamental, o trabalho pedagógico com múltiplas linguagens etc. Dai a importância de se ter um espaço avançado de reflexão e crítica, de apresentação e debate de experiências de modo a enriquecer os professores. Questões como pensar a linguagem escrita com os alunos da Educação Infantil. O que significa ouvir o protagonismo dos bebes, das crianças pequenas, dos pré-adolescentes e adolescentes? Bebês podem participar do planejamento de atividades? Como dar continuidade ao trabalho pedagógico na pré-escola e nas primeiras séries do ensino fundamental?
Maria Paula - Consigo vislumbrar alguns deles. Na Educação Infantil um grande desafio é a própria profissionalização, a construção da profissionalidade específica do professor de 0 a 3 anos. Outro é o trabalho com a alfabetização na Educação Infantil – torna-se urgente discutir o que é alfabetização, que concepções fundamentam o trabalho do professor, que tipo de trabalho pode ser feito, torna-se urgente refletir que aproximar e contemplar o interesse das crianças pela leitura e escrita nessa fase não significa necessariamente abreviar sua infância. Há também o desafio é o da avaliação – como avaliar na Educação Infantil? o que levar em consideração? Avalia-se as crianças, ou avalia-se o ambiente? 
Já no Ensino Fundamental as dificuldades estão na preparação do professor dos anos iniciais, já que as crianças hoje entram no 1º ano com 6 anos. Além disso,  numa época em que vivemos, de mudanças, de questionamentos, de grandes avanços tecnológicos, penso que um dos desafios seja o trabalho com a construção de valores, que se efetiva muito na escola
Para ambos os segmentos, com certeza um desafio é também o das diferentes formas de inclusão que a escola deve contemplar.

Zilma Oliveira. Professora livre-docente da USP, especialista em desenvolvimento humano e coordenadora acadêmica do Conpe 3
Maria Paula Zurawki. Consultora pedagógica, professora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz e vice-coordenadora
Fonte:  Entrevista na íntegra: http://revistagiz.sinprosp.org.br/?p=4997

Nenhum comentário: