14/03/2014
Quais são os principais desafios para os professores que trabalham na educação infantil e no fundamental i?
Zilma - Assim como em qualquer
profissão, há hoje questões que trazem novos desafios aos educadores:
legislações, representações sobre o desenvolvimento das crianças e
adolescentes, o impacto das novas tecnologias, novos debates sobre a
apropriação da linguagem escrita pelos alunos, a turma de 6 anos no
ensino fundamental, o trabalho pedagógico com múltiplas linguagens etc.
Dai a importância de se ter um espaço avançado de reflexão e crítica, de
apresentação e debate de experiências de modo a enriquecer os
professores. Questões como pensar a linguagem escrita com os alunos da
Educação Infantil. O que significa ouvir o protagonismo dos bebes, das
crianças pequenas, dos pré-adolescentes e adolescentes? Bebês podem
participar do planejamento de atividades? Como dar continuidade ao
trabalho pedagógico na pré-escola e nas primeiras séries do ensino
fundamental?
Maria Paula - Consigo vislumbrar
alguns deles. Na Educação Infantil um grande desafio é a própria
profissionalização, a construção da profissionalidade específica do
professor de 0 a 3 anos. Outro é o trabalho com a alfabetização na
Educação Infantil – torna-se urgente discutir o que é alfabetização, que
concepções fundamentam o trabalho do professor, que tipo de trabalho
pode ser feito, torna-se urgente refletir que aproximar e contemplar o
interesse das crianças pela leitura e escrita nessa fase não significa
necessariamente abreviar sua infância. Há também o desafio é o da
avaliação – como avaliar na Educação Infantil? o que levar em
consideração? Avalia-se as crianças, ou avalia-se o ambiente?
Já no Ensino Fundamental as dificuldades estão na preparação do professor dos anos iniciais, já que as crianças hoje entram no 1º ano com 6 anos. Além disso, numa época em que vivemos, de mudanças, de questionamentos, de grandes avanços tecnológicos, penso que um dos desafios seja o trabalho com a construção de valores, que se efetiva muito na escola
Já no Ensino Fundamental as dificuldades estão na preparação do professor dos anos iniciais, já que as crianças hoje entram no 1º ano com 6 anos. Além disso, numa época em que vivemos, de mudanças, de questionamentos, de grandes avanços tecnológicos, penso que um dos desafios seja o trabalho com a construção de valores, que se efetiva muito na escola
Para ambos os segmentos, com certeza um desafio é também o das diferentes formas de inclusão que a escola deve contemplar.
Zilma Oliveira. Professora
livre-docente da USP, especialista em desenvolvimento humano e
coordenadora acadêmica do Conpe 3
Maria Paula Zurawki.
Consultora pedagógica, professora do Instituto Superior de Educação Vera
Cruz e vice-coordenadora
Fonte: Entrevista na íntegra: http://revistagiz.sinprosp.org.br/?p=4997
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