domingo, 20 de julho de 2014

Rodona no CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti



2ª Rodona de Músicas no CEI
Oba, hoje é dia de Rodona!!!

As fontes de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber, melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, as experiências rítmicas e musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao trabalhar com os sons, ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar, ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons, ela está descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive.

As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação. Dessa forma a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo. Além disso, ao expressar-se musicalmente em atividades que lhe dêem prazer, ela demonstra seus sentimentos, libera suas emoções, desenvolvendo um sentimento de segurança e autorrealização. 
Proposta Curricular da Educação Infantil. Rede Municipal de Nova Lima
Desta vez, a proposta era um momento de música cantada e tocada utilizando instrumentos confeccionados com sucatas pelas crianças e professoras. 
Um show do berçário à pré-escola!!!





Torna-se fundamental ampliar o conhecimento musical das crianças, oportunizando-lhes o conhecimento de instrumentos musicais, apresentando sempre novos estilos e apostando na exploração e criação de novos conhecimentos.

O professor é o parceiro nas descobertas e na apreciação musical. As crianças devem participar cada vez mais de conversas sobre música: sobre as características, instrumentos utilizados, sentimentos que despertam, desde que sejam oportunizadas situações em que possam ter contato com essa linguagem. 
 Proposta Curricular da Educação Infantil. Rede Municipal de Nova Lima
Este trabalho foi realizado de forma compartilhada entre as professoras Regente I e II.
Rodona realizada em Junho de 2014.