quinta-feira, 15 de outubro de 2015

3ª Reunião de Pais no CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti

As reuniões de Pais do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti sempre foram momentos muito especiais para todos nós funcionários. É o momento de nos aproximarmos e fortalecer nossa
parceria para melhor cuidar e educar as crianças.
A supervisão e professoras preparam o espaço e os assuntos a serem abordados com as famílias. Já a direção sempre está presente dando boas vindas e informações necessárias ao trabalho de qualidade com as crianças.
Nesta 3ª Reunião, a pauta contou com dois momentos distintos. 
O primeiro momento. Junto a professoras, serventes, coordenação de cozinha, nutricionista, supervisoras e assistente social, a direção abriu a reunião dando boas vindas aos pais e reafirmando a importância da presença da família na escola. Apresentou a nova Assistente social do CEI, falou sobre a crise financeira pela qual passa a Prefeitura Municipal de Nova Lima esclarecendo dúvidas sobre os repasses de verbas e gêneros à instituição. Também destacou a criação e atuação do Conselho Escolar e Caixa Escolar no CEI e de sua importância no controle e fiscalização do dinheiro do CEI. Outro ponto abordado foram as melhorias na estrutura e aquisição de materiais no CEI como forma de prestar contas do dinheiro que entra com a participação das famílias nas festas/eventos da instituição e para finalizar, o Dia D como momento de avaliação de nossas práticas.
‘Dia D’: Momento de fazer a diferença na educação mineira

Educadores das redes estadual e municipais de ensino se reúnem em suas escolas para avaliarem as práticas pedagógicas e proporem ações educacionais.

Dia de pensar o presente planejando o futuro da educação em Minas. Em vez das aulas, professores e equipes pedagógicas se reúnem em suas escolas para discutirem os resultados em avaliações educacionais, as metodologias de ensino e adequar o Plano de Intervenção Pedagógica. A data em que são suspensas as atividades letivas é conhecida como ‘Dia D – Toda escola deve fazer a diferença’ e é realizada nas redes estadual e municipais de ensino do interior de Minas Gerais.
Em Nova Lima, o Dia D aconteceu com a participação dos professores na 2ª Reunião Pedagógica e agora é a vez das famílias.
No CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti a direção e parte da equipe da escola apresentou os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil avaliando os eixos Interação e Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.  Um momento educacional para analisar o desempenho da instituição e das famílias. Foram 05 dias de reuniões para 10 turmas. A cada reunião uma nova equipe.
Ouvimos alguns pais sobre pontos que foram apontados como vermelho buscando uma forma de melhorar. Tudo foi anotado e será exposto em painel para que todos possam acompanhar as ações.
O segundo momento. Em sala cada professora apresentou aos pais as produções das crianças, os Portfólios, falou sobre o trabalho pedagógico desenvolvido na etapa, a rotina diária das crianças e suas aprendizagens. Questões sobre os pertences pessoais, adoecimentos, medicação e outros cuidados também foram reforçados.
Fonte:  https://www.educacao.mg.gov.br/leis/story/5276-dia-d-momento-de-fazer-a-diferenca-na-educacao-mineira (texto adaptado)

Nenhum comentário: