domingo, 3 de julho de 2016

Escovação: uma atividade diária na rotina dos pequenos.

Incentive a higiene bucal brincando 
de escovar os dentes!
 
Escovar os dentes é uma necessidade de saúde e deve ser introduzida na vida das crianças desde muito cedo. O problema é que, por ser uma obrigação diária, muitas vezes acaba virando uma “chatice” na visão dos pequeninos. Nessa hora, é importante que os pais e educadores saibam como introduzir o hábito de maneira leve e divertida para os pequenos pegarem gosto pela coisa.
A maioria das crianças que não gosta de escovar os dentes teve esse ritual imposto e obrigado pelos pais de forma errada.

“Quando muito pequenas, elas não têm a compreensão da importância da escovação. Então temos que tornar essa obrigação em algo encantador na visão deles, nos preocupando com o que utilizamos e como os ensinamos”, diz Marcela Baptista Encinas, odontopediatra da Sorridents. 

Segundo a especialista, para evitar qualquer tipo de antipatia com a escovação, a escova e creme dentais são muito importantes. “Os pais devem ficar atento com a indicação da escova correta, com relação ao tamanho e ao tipo de pasta de dente para que a criança não se machuque ou tenha ânsia por conta do sabor. Isso pode criar uma barreira para a escovação”.

Escovar os dentes brincado
 
Tornar a escovação um momento de diversão e interação é a chave para o sucesso da aprendizagem. Quanto mais criativas forem as abordagens, sem deixar de lado o processo correto, mais fácil e prazeroso será essa obrigação.
A companhia e a supervisão dos pais e educadores são fundamentais até os sete anos. “Depois disso, entende-se que a criança já tem coordenação para escovar os dentes sozinha e capacidade de entendimento da sua importância”, diz Marcela.
A especialista dá algumas dicas de como fazer dessa obrigação de escovar os dentes, algo divertido:
– Comece com uma abordagem diferente. Em vez de: “é hora de escovar os dentes”, tente: “vamos brincar juntos de escovar os dentes?”.
– Cante músicas. Podem ser já famosas (existem muitos desenhos animados que trabalham com a dinâmica da escovação) ou criadas por você especialmente para o momento.
– Faça caretas e vozes divertidas que costumam arrancar sorrisos da crianca.
– Cada vez que ele fizer algum movimento certo, o elogie.
– Tente brincadeiras como “O mestre mandou”. Primeiro faça você os movimentos corretos da escoação para que ele te imite. Depois peça para que ele seja o mestre, para ver se ele realmente aprendeu.
– Ensine de forma didática e fantasiosa a importância da escovação. Exemplo: explique que quando comemos os restos de comida ficam presos nos dentes deixando a boca suja e nós precisamos salvar os dentes de tanta imundice. Por isso é fundamental que a super escova entre em ação fazendo uma varredura contra o mal.

Fonte:  http://sorridents.com.br/blog/incentive-a-higiene-bucal-brincando-de-escovar-os-dentes/

Nenhum comentário: