Nós do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti temos um cuidado especial com nossas crianças, pois sabemos da importância desse período para o desenvolvimento delas.
Muitas pessoas ainda não compreendem a importância desse trabalho com crianças tão pequenas e acabam desvalorizando o local e o nosso trabalho.
Pesquisa recentemente divulgada mostra os benefícios da vivência deste período e da importância no investimento e valorização do profissional que trabalha com esta faixa etária.
Por isso, PARABÉNS a todos que fazem do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti um local de Educação de Qualidade.
Estamos, com certeza contribuindo para um futuro melhor.
Estudo desenvolvido durante 40 anos mostra a
importância dos cuidados nos primeiros anos de vida
É na Primeira Infância que a arquitetura do
cérebro começa a se formar. Os impactos absorvidos nesta fase podem afetar
significativamente produzindo efeitos tanto no aspecto intelectual, como no
emocional e social.
Nos primeiros anos de vida, a capacidade
cognitiva – ou seja, o mecanismo que o ser humano utiliza para
entender, assimilar e conectar-se com o universo ao seu redor – deve ser
estimulada. Quanto mais adequado esse estímulo, a criança tem melhores condições
de aprender e socializar-se.
O estudo The High/ Scope Perry Preschool
Study Through Age 40, realizado pelo psicólogo norte-americano,
David Weikart, na década de 60, comprova esta prática. Os resultados
desse trabalho tiveram muito influência ao definirmos o escopo de nossas
atividades e ao resolvermos atuar com projetos de incentivo e capacitação de
profissionais que lidam com a Primeira Infância, em diversas áreas, como
Educação, Saúde e Assistência Social.
Para comprovar a importância de estimular a
criança desde os primeiros anos de vida, Weikart fez um experimento desenvolvido
em Ypsilanti, no Michigan. Ele avaliou o desempenho escolar de 123 crianças
afro-americanas nascidas na pobreza, por meio da aplicação de um programa de
alta qualidade educacional. A pesquisa separou as crianças, entre 3 e 4 anos de
idade, em dois grupos: o primeiro recebeu um tratamento pré-escolar de alta
qualidade, baseado no método HighScope de ensino. O tratamento proporcionou aos
pequenos aulas suplementares com professores em suas casas, semanalmente. Já o
segundo grupo recebeu o acompanhamento de costume, sem nenhuma atenção
especial.
Esse acompanhamento foi desenvolvido e baseado
sob os fundamentos de Piaget. O método de ensino foi elaborado com brincadeiras
e jogos, incentivando a criança a planejar, executar e refletir sobre suas
próprias atividades.
Todas as crianças foram observadas ao longo de
suas vidas, até completarem 40 anos de idade. Os impactos do programa surgiram
várias dimensões. Os adultos que participaram do programa escolar na infância
apresentaram mais chances de estarem empregados, terem diplomas de nível médio e
rendimentos maiores do que aqueles que não receberam um estímulo extra durante
os primeiros anos de vida.
Com essa ampla pesquisa, David Weikart pôde
concluir a melhora no desenvolvimento do ser humano em diversos aspectos:
- Educação: 65% das pessoas que participaram do programa concluíram o ensino médio, enquanto que somente 45% dos que não participaram, concluíram este grau escolar;
- Desempenho Econômico: 60% das pessoas que participaram do programa pré-escolar recebiam 20 mil dólares aos 40 anos e somente 40% dos indivíduos com a mesma idade que não participaram do programa recebiam a mesma quantia;
- Prevenção de Crimes: dentre as pessoas que foram presas mais de cinco vezes por volta dos 40 anos, 36% dos casos eram de pessoas que participaram do programa e 55% foram dos indivíduos que não participaram dele;
- Relação familiar: 75% dos homens que participaram do programa tinham um bom relacionamento familiar aos 40 anos e porcentagem cai para 64% para aqueles que não participaram do programa.
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