Avaliação é algo fundamental para nossa prática com as crianças. Realizamos muitas atividades em um dia com as crianças, oportunizamos muitas experiências, planejamos, executamos ou não, alcançamos ou não nossos objetivos.
Mas afinal, será que tudo que planejamos e propomos às crianças está de acordo? Será que a forma como propomos e organizamos oportuniza ou permite que as crianças produzam conhecimentos?
Será que todas as crianças participam?
A revista Nova Escola traz um trecho que pode nos ajudar a pensar em nossa prática partir de um elemento essencial ao professor: a prática da observação/registro. Veja só:
Para analisar quais atividades e ambientes funcionam e, ao mesmo tempo, verificar o envolvimento das crianças nas diferentes propostas, elabore fichas de observação para cada uma. Ela pode conter os seguintes itens:
- Nome da criança
- Envolve-se em quais propostas?
- Qual espaço prefere?
- Com quem gosta de brincar?
- Mantém-se atenta às rodas organizadas na área externa?
- Percorre o espaço externo de maneiras diferentes?
- De que forma explora os desafios colocados na área?
Com base nesse diagnóstico, reorganize o ambiente e estimule cada criança, individualmente, a descobrir atividades e oportunidades ainda inexploradas.
Com base em diagnósticos como este que podem ser elaborados a partir das atividades planejadas o professor tem elementos para reorganizar as próximas atividades e garantir que todas as crianças aproveitem ao máximo as possibilidades de ampliação de conhecimentos.
Um comentário:
Obrigada pela dica.
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