Comecei o ano bem, com uma boa leitura:
Desenho na Educação Infantil de Rosa Iavelberg
A autora faz uma abordagem ao desenho trazendo boas reflexões sobre nossa prática. Uma leitura de fácil entendimento, enriquecedora e que nos traz muitos elementos para aprimorarmos nosso trabalho com as crianças.
Deixo alguns trechos marcantes de minha leitura...
"Na segunda metade do século XIX, passou-se a reconhecer que a criança não precisa copiar desenhos de adultos ou treinar habilidades para conseguir alcançá-los e fazê-los exatamente como são."
"O desenho da criança é ação e pensamento ao mesmo tempo. (...) O corpo todo participa."
"O acolhimento, ou recepção, e o incentivo ao desenho da criança pelo professor são mais importantes do que se pode imaginar."
"Para que se possa ter uma relação verdadeira no acolhimento e no incentivo, é preciso que o professor acompanhe o processo de cada aluno, porque ele é diferente dos demais. Acompanhando as particularidades com que cada aluno trabalha, o que fala enquanto desenha, como interage com seus pares, o que desenha, que materiais usa, sua insegurança ou segurança ao desenhar, o professor poderá se relacionar com ele em particular. O aluno, por sua vez, sentirá o valor que está sendo atribuído à sua dedicação, aos seus esforços e aos seus desenhos."
"Frente a um desenho, nunca se pergunta ao aluno, "O que é isso?".
"Em vez de se perguntar: "O que é isso?", pode-se pedir ao aluno que fale sobre o seu trabalho.
"Documentar os trabalhos é fundamental."
"Ao datar as produções para inserí-las no portfólio, colocando o nome da criança, é necessário tomar cuidado para não interferir nelas. O melhor é usar o espaço de trás do trabalho, ou perguntar à criança onde ela quer que se insira o seu nome."
"A socialização dos Portfólios, pastas ou conjuntos de desenhos de cada aluno com todos na sala é um momento rico da aprendizagem do desenho."
"Os desenhos feitos coletivamente, ou por mais de uma criança, podem estar no Portfólio de ambas, se forem digitalizados."
"A assiduidade nas tarefas de desenho aprimora o percurso desenhista."
"Gostar do desenho das crianças é gostar das crianças."
"O desenho da criança se alimenta dos desenhos que ela vê em seu meio."
"A preparação do ambiente da sala e das crianças é importante nas atividades artísticas."
"O conhecimento do professor orientará suas propostas para compor atividades interessantes e diversificadas para os alunos. Eles podem desenhar todos os dias, mas precisam usar materiais e viver experiências de desenho para expandir seu repertório, aprendendo com novos desafios e fazendo coisas que, em suas casas, não podem ser oferecidas como atividades de desenho."
"Disponibilizar imagens da arte e dar espaço para as crianças falarem sobre elas e dialogar com essas falas, validando suas narrativas e deixando pouco a pouco perceberem que cada colega tem uma história diferente para contar, são atos que fornecem um grande aprendizado de leitura de imagens para as crianças."
"O preenchimento com bolinhas de papel crepom de desenhos feitos por adultos, atividade que leva os alunos a gestos de submissão."
A autora traz uma sequência didática para uma semana de atividades com o tema "Onde estão os bichos?" onde pode-se trabalhar tamanhos, cores, formas, os diversos bichos e suas características. Tudo isso incentivando e valorizando o saber da criança e a sua produção. Fantástico!
E mais trechos marcantes...
"Mais do que saber associar verbalmente nomes a cores é reconhecê-las e saber fazer escolhas entre elas, para uso em desenhos."
A autora traz sugestões para o trabalho de desenho após a história para crianças que já figuram e outras para criança que ainda não figuram. Faz orientações sobre as visitas à espaços de arte e contato com artistas. Traz sugestões para o trabalho com fotografias das crianças, diferentes modos de desenhar com as mãos usando diferentes materiais...
Enfim, muitas, muitas contribuições para nossa prática.
Vale a pena ler.
2 comentários:
Lindo esse livro!
Olá,
adorei também o livro. Muitas ideias, muitas reflexões.
Abraços,
Heloisa.
Postar um comentário