O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril no Brasil para lembrar a
data histórica de 1940, quando se deu o Primeiro Congresso Indigenista
Interamericano. O evento quase fracassou nos dias de abertura, mas teve
sucesso no dia 19, assim que as lideranças indígenas deixaram a
desconfiança e o medo de lado e apareceram para discutir seus direitos,
em um encontro marcante.
Por ocasião da data, é comum encontrar nas escolas comemorações com fantasias, crianças pintadas, música e atividades culturais. No entanto, especialistas questionam a maneira como algumas dessas práticas são conduzidas e afirmam que, além de reproduzir antigos preconceitos e estereótipos, não geram aprendizagem alguma. "O índigena trabalhado em sala de aula hoje é, muitas vezes, aquele indígena de 1500 e parece que ele só se mantém índio se permanecer daquele modo. É preciso mostrar que o índio é contemporâneo e tem os mesmos direitos que muitos de nós, 'brancos'", diz a coordenadora de Educação Indígena no Acre, Maria do Socorro de Oliveira.
Por ocasião da data, é comum encontrar nas escolas comemorações com fantasias, crianças pintadas, música e atividades culturais. No entanto, especialistas questionam a maneira como algumas dessas práticas são conduzidas e afirmam que, além de reproduzir antigos preconceitos e estereótipos, não geram aprendizagem alguma. "O índigena trabalhado em sala de aula hoje é, muitas vezes, aquele indígena de 1500 e parece que ele só se mantém índio se permanecer daquele modo. É preciso mostrar que o índio é contemporâneo e tem os mesmos direitos que muitos de nós, 'brancos'", diz a coordenadora de Educação Indígena no Acre, Maria do Socorro de Oliveira.
Fonte:http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/nao-fazer-dia-indio-cultura-indigena-624334.shtml
Pensando em ampliar o conhecimento de nossas crianças sobre a Cultura Indígena, na última sexta feira, dia 18/04, realizamos uma mostra usando fotos, alimentos, objetos e até uma cabana montada no pátio do CEI com bambu e folhas de bananeiras.
As crianças puderam explorar as imagens, conhecer alguns objetos produzidos pelos índios para seus costumes, experimentar instrumentos musicais e saber sobre os seus significados. Entrar em uma cabana também foi uma experiência significativa para as crianças.
Na alimentação, observaram frutas e outros alimentos que também são comuns a nossa cultura. Experimentaram alguns como a paçoca, frutas, chá, e também conheceram vários objetos produzidos para fonte de renda. Aprenderam também através das conversas com as professoras que os índios também vivem em cidades, vão à escola, vestem roupa, trabalham, têm seus direitos e deveres como todo cidadão e que estes costumes de se pintarem, caçar, dançar ficam reservados apenas em suas tribos ou comunidades. Diversas curiosidades foram exploradas com as crianças nos momentos de conversas.
Conhecendo um pouco sobre os Índios através de imagens, objetos, alimentos, instrumentos diversos e até uma cabana representando um tipo de moradia.
Observando
as frutas e outros alimentos e experimentando sabores.
Como é a casa do índio lá na floresta?
Como vive o índio em sua casa?
Como ele dorme?
Conversas e músicas alegraram a visita à cabana do Índio.
Recebendo visitas especiais.
Os alunos do 2º Período da E. M. Vicente Estevão dos Santos também vieram visitar nossa mostra.
Hora
da Rodona.
Um momento especial!
Um momento especial!
Para encerrar como os índios em suas tribos, fizemos uma Rodona de música, dança e encenação onde as crianças cantaram e representaram uma música
infantil que fala sobre os índios e os animais.
Todas as turmas participaram e os bebês também não deixaram de prestigiar.
E em parceria com a E. M. Vicente Estevão dos Santos as crianças puderam aprender um pouco mais sobre os instrumentos e suas funções com o oficineiro do Programa Mais Educação.
Assim, o
vivenciarem experiências como estas relacionadas ao mundo social, espera-se que as
crianças construam os seguintes conhecimentos e saberes (atitudes, valores, procedimentos):
- Conhecimento sobre diferentes formas de expressão cultural;
- Atitude investigativa: observar o mundo, fazer perguntas, levantar hipóteses, experimentar, argumentar, sistematizar o conhecimento construído;
- Conhecimento sobre modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado;
- Tradições culturais de sua comunidade e de outras comunidades;
- Modos de vida da sua família e outras famílias no presente e no passado;
- Atitude de reconhecimento e respeito às diversas culturas.
Proposta Curricular da Educação Infantil.
Rede Municipal de ensino de Nova Lima 2010
Parabéns a todos que participaram dessa proposta.
Estudo, planejamento e diversas experiências para nossas crianças. Significativas aprendizagens.
Assim é a Educação Infantil no
CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti.
Um comentário:
Parabéns pelo belo trabalho.. É muito gratificante ver uma CEI inteira envolvida com um projeto sobre pessoas que são invisibilizadas pela sociedade. Os alunos ganham muito com isso e os educadores também.
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