A
Infância, quando vivenciada nos ambientes da Educação Infantil, reflete
um tempo de experiências educativas seguras, afetivas e estimulantes,
promotoras de mudanças e ampliação de suas capacidades de fazer, sentir,
pensar e usar diferentes linguagens.
A criança guarda em sua memória essas experiências como parte de sua história. Sua aprendizagem acontece pela mediação dos elementos encontrados no ambiente em que ela está incluída, particularmente pela ação mediadora daqueles que com ela se relacionam, sejam eles adultos ou crianças.
A criança guarda em sua memória essas experiências como parte de sua história. Sua aprendizagem acontece pela mediação dos elementos encontrados no ambiente em que ela está incluída, particularmente pela ação mediadora daqueles que com ela se relacionam, sejam eles adultos ou crianças.
Assim, o espaço
físico se torna um grande aliado dos educadores na educação de crianças pequenas, sendo necessário investir tempo, energia e algum recurso para assegurar o bem-estar
físico, a segurança, as aprendizagens e principalmente o conforto na
instituição de Educação Infantil.
Há
diferentes formas de organizar os ambientes educativos para que eles possam
tornar-se aconchegantes, seguros e desafiadores, oferecendo autonomia,
interação entre as crianças e que também evidencie o trabalho desenvolvido naquele espaço ao mesmo tempo. Uma boa alternativa é expor as produções dos pequenos para que eles possam se sentir sujeitos nessa organização, outra é manter caixas, sacolas, brinquedos e outros materiais organizados de forma que as crianças possam pegar ou solicitar ao professor sempre que necessário.
Por outro
lado, é importante que as crianças se sintam sujeitos na organização desses
espaços, cuidando e organizando após os momentos de brincadeiras, afinal, esse é também é um lugar delas! Assim, o
papel das crianças, tanto na decoração dos ambientes, quanto nas propostas de
sua utilização, é fundamental.
Assim, organizamos os espaços e materiais no CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti.
Os painéis contam um pouquinho sobre o trabalho das crianças.
A organização das salas.
As sacolas de brinquedos no pátio.
Baldes temáticos para brincadeiras dentro e
fora de sala.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), a organização do espaço físico, os materiais, brinquedos, instrumentos sonoros e o mobiliário não devem ser vistos como elementos passivos, mas como componentes ativos do processo educacional. O espaço físico das instituições sempre reflete os valores que elas adotam e são marcas sugestivas do projeto educativo em curso.
Desta forma, concordamos com Zabalza ( 2007, p.11) que diz:
a forma como organizamos e estruturamos
o espaço físico da nossa sala de aula
constitui em si só uma mensagem curricular,
reflete nosso modelo educativo e reflete direta e indiretamente nosso estilo de trabalho, isto é, a forma como entendemos qual deve ser o papel educativo do professor e o que esperamos das crianças com as quais trabalhamos.
Para saber mais sobre organização dos espaços leia o artigo da Revista Avisalá: http://avisala.org.br/index.php/assunto/espaco-educativo/espaco-escolar-bem-planejado/
Fonte: Texto adaptado - Tempos e espaços para a infância e suas linguagens nos CEIs, creches e EMEIs da cidade de São Paulo /Secretaria Municipal de Educação. - São Paulo : SME / DOT, 2006. 96p.
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