Dever de casa prejudica crianças pequenas Pesquisas são claras:
escola primária
deveria abolir as lições
“Não
há nenhuma evidência de que o dever de casa melhora o desempenho
acadêmico de crianças na escola primária.” Essa declaração foi feita
pelo pesquisador americano Harris Cooper, da Duke University, no Estado
americano da Carolina do Norte. Cooper é um especialista neste campo de
pesquisa e escreveu o livro “The Battle Over Homework: Common Ground for Administrators, Teachers, and Parents .
Ele é categórico quando afirma que todo tempo que os pequenos deixam de
brincar e todo nosso esforço em fazer com que eles façam seus deveres
depois da escola é em vão. E agora? Será que é assim mesmo? Ter tarefas
para fazer em casa é uma pratica tão difundida que a maioria de nós nem
se questiona se isso traz realmente benefícios ou não.
Bem, pois
aqui vão os fatos, em versão resumida: dever de casa, tem sim seus
benefícios, mas isso está diretamente ligado a idade das crianças.
Pesquisas
sugerem que para alunos de escola primária, o trabalho em sala de aula é
muito mais eficiente do que aquele depois das aulas. O dever de casa
não faz com que as crianças aprendam mais: é apenas mais trabalho. Até
para alunos um pouco maiores, a relação entre dever de casa e desempenho
acadêmico não é das melhores. No ensino médio, o dever de casa pode sim
melhorar o desempenho acadêmico, mas deve ser feito com moderação. Duas
horas por noite é o limite, acima disso o trabalho de casa começa a ser
contra-produtivo, garantem os especialistas.
E antes de
continuarmos, que pesquisas são essas? São resultados realmente
confiáveis? Bom, parecem que sim. Não se trata de um estudo isolado
sobre o tema, mas sim de vários. Harris Cooper compilou 120 estudos em
1989, e outros 60 estudos em 2006. A análise abrangente de todos os
resultados sugere que não apenas o dever de casa para alunos da ensino
primário é ineficiente, como pode até causar uma atitude negativa das
crianças em relação a escola.
E é exatamente essa a pior notícia
dessa história. O dever de casa está sim impactando as crianças
pequenas, mas muito mais de forma negativa do que positiva. Uma criança
que está apenas começando seu caminho acadêmico deveria ter a chance de
poder desenvolver curiosidade e paixão genuína pelo aprendizado, em vez
de desde muito pequeno se confrontar com imposições que lhe roube tempo
livre. Além disso, quando aplicado prematuramente, o dever de casa
também é uma fonte de conflito entre pais e filhos. À noite, em um
momento que as famílias deveria relaxar a aproveitar a companhia um do
outro, o que se vê em muitas famílias é a seguinte cena: pais cansados
cobrando de crianças também cansadas - "Já fez o dever de casa?" E o
que se vê é uma criança desmotivada debruçada em cima de um livro.
Os
defensores das tarefas de casa argumentam que além de ensinar
responsabilidade, os deveres reforçam o que foi aprendido na sala de
aula e criam um link entre a escola e casa. Mas existem muitas outras
maneiras de ensinar responsabilidade para as crianças, cuidar do
cachorrinho ou ajudar com alguma tarefa doméstica, por exemplo. Pais
interessados em se conectar com a escola, podem simplesmente abrir os
cadernos dos seus filhos e conversar com eles sobre o que eles estão
aprendendo na escola, sem terem que necessariamente cumprir tarefas
obrigatórias. Reforçar o que se aprendeu é um aspecto importante no
ensino, mas não é o único. Dormir bem, ter boas relações familiares e
ter bastante tempo para brincar são exemplos de fatores que contribuem
para um bom desempenho acadêmico.
Ler, por exemplo, funciona
muito melhor do que dever de casa para apoiar o aprendizado de crianças
pequenas. Tanto a criança ler para os pais, como os pais lerem para as
crianças. O importante é que as atividades, que reforçam o que se
aprende na sala de aula, sejam prazeirosas, feitas com amor e
despertando curiosidade em aprender. Afinal essa é uma longa
caminhada. E ninguém quer queimar na largada, né?
Fonte: Texto publicado pelo blog Cantinho da Li
http://tudosobreminhamae.com/blog/2016/3/10/bnjp1dw790ukuoci7xm48ivgozd261
Nenhum comentário:
Postar um comentário