E
o Brincar acontece dentro das instituições, mas é preciso garantir planejamento
e intencionalidade nas ações dos educadores para que de foto esse momento contribua para as
descobertas, vivencias e aprendizagens significativas das crianças.
Deixo
como contribuição imagens do cenário do brincar e um belo texto para contribuir
com tais reflexões.
(...)
Mediar a relação que as crianças estabelecem entre si talvez seja a principal
ação do educador nesta faixa etária. Como assim? O educador auxilia o processo
de desenvolvimento das capacidades infantis, tais como: tomadas de decisões,
construção e apreensão de regras, cooperação, diálogo, solidariedade etc.
Assim, o educador favorece o desenvolvimento de sentimentos de justiça e atitudes de cuidado que a criança
passa a ter consigo mesma e com as outras pessoas. Portanto, o educador
participa da brincadeira, além de organizá-la, observá-la e avaliá-la. Para
isso, o processo de observação das crianças durante a brincadeira torna-se
fundamental.
O
educador, quando considera a criança um ser ativo em seu processo de
desenvolvimento, faz a mediação entre ela e seu meio, podendo utilizar recursos
como: materiais, brinquedos, atividades plásticas etc. Mas atenção: é
fundamental o modo pelo qual o educador se relaciona com as crianças. Como assim? Vamos nos perguntar:
Com que olhar o educador
observa a criança?
Seu olhar é de crítica ou de apoio?
Ele dá respostas prontas ou estimula a criança descobrir por si mesma?
Ele explica os acontecimentos e as regras, questionando-as com as crianças?
O educador deve interagir com a
criança de modo a ser um facilitador, interventor,Seu olhar é de crítica ou de apoio?
Ele dá respostas prontas ou estimula a criança descobrir por si mesma?
Ele explica os acontecimentos e as regras, questionando-as com as crianças?
problematizador e propositor de
novas idéias, espaços e brincadeiras, levando em conta as reações das mesmas e
as encorajando em seus modos de brincar e de compreender o mundo. Assim, o
educador e as crianças, juntos, poderão transformar e descobrir diferentes
modos de se relacionar. Quando o educador compartilha uma brincadeira ou jogo
com a criança, ele pode ajudá-la a enfrentar eventuais insucessos, estimular
seu raciocínio, sua criatividade, reflexão, autonomia etc. Isto quer dizer:
quando o educador tem intenção de brincar junto com a criança, pode criar
diversas situações que estimulem o seu desenvolvimento, sua inteligência e
afetividade. Quando a criança brinca com outra criança age de maneira
cooperativa, faz imitações, disputa objetos, briga, vivencia todos os espaços e
experiências? Se ela faz tudo isto, você está no caminho certo. O tipo de
interação entre as crianças que propomos possibilita que cada criança compartilhe
com outras crianças suas dúvidas, expresse suas emoções e fale de suas
descobertas.
Fonte: Manual de Brincadeiras. Prefeitura de São Paulo.
Texto adaptado por Heloisa Pedroza Lima
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