segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dúvidas mais frequentes sobre a Educação Infantil

O MEC organizou uma série de materiais destinados à Educação Infantil. São notícias de programas, legislação e respostas às dúvidas mais frequentes em relação à Educação Infantil.
Repasso algumas delas para conhecimento.
1. O que é Educação Infantil?
 
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas,
as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem
estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5
anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por
órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tenho uma dúvida querida....vi que vc é coordenadora na prefeitura, queria saber se é complicado...difícil...se há suporte para novas concursadas...Tipo, se eu entrar pra ser coordenadora de educação infantil, tenho algum suporte...ou caio de paraquedas? Beijinhos, Vivi

Unknown disse...

Estou com um problema relacionado a educação infantil, não sei se você pode me ajudar...
Tenho uma dúvida relacionada ao ensino infantil. Minha filha estuda no ensino infantil da rede particular e neste início do semestre houve troca de 03 professores.
1. professora entrou com licença maternidade, então fizeram a adaptação com uma segunda professora (segundo a escola contratada temporariamente), devido a outra professora (outra classe) do ensino infantil II solicitar o desligamento eles contrataram a professora 2 e passaram esta para a outra sala, contrataram então outra professora a 3 em carater temporário (até setembro) e então a professora com a licença maternidade retornará. Fiquei extremamente preocupada mediante a tantas trocas com uma sala de criança de 4 anos. Gostaria de saber se a escola tem base legal, ou existe algo que os impeça de fazer isso.
Obrigada.
Att.
Fernanda

Unknown disse...

Olá Fernanda, infelizmente não há nada que se possa fazer. Infelizmente essa tem sido a realidade de muitas turma no ensino particular e também no público. É mesmo preocupante, as crianças menores se apegam muito às professoras e sofrem a cada troca. É dever da escola preparar a turma diante de uma mudança dessa para minimizar os danos, ter "cuidado" com as crianças. Os pais devem ficar atentos e procurar a escola sempre que notar algo de errado e cobrar uma boa atuação da professora em relação aos conteúdos e também em uma boa relação com as crianças. às vezes quando chegar setembro a escola possa repensar uma troca novamente.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Heloisa.