domingo, 11 de março de 2012

ADAPTAÇÃO!!!!!! Socooooooooooooorro!!!!!!!

Gente,
falar em adaptação é falar de choro, de gritos, de medo, de estranhamento, de cansaço. As crianças estão descobrindo o mundo e neste momento a escola é um mundo DESCONHECIDO, cheio de objetos, espaços, pessoas que não fazem parte de seu convívio social. A organização desse espaço também é diferente de sua casa. Aqui é o coletivo, as regras e os costumes muitas vezes não são comuns a um ambiente doméstico. ENFIM, TUDO DIFERENTE! E para os professores também, afinal o trabalho com crianças pequenas na perspectiva do cuidar e educar de forma indissociável ainda é um grande desafio. Mas as crianças? Choram, choram e choram.
E NÃO HÁ MOTIVO PARA CHORAR?
Já se colocou no lugar das crianças? Pare e pense só um pouquinho. De uma coisa nós professores temos que ter certeza neste momento:
A ÚNICA PESSOA QUE ESCOLHEU ESTAR AQUI É VOCÊ PROFESSORA, POR ISSO PROCURE AJUDAR A CRIANÇA A SE ADAPTAR E ACEITAR A ESCOLHA QUE FIZERAM POR ELA.
Elas tem que se adaptar às professoras, as serventes, o zelador, a direção, a secretária, a coordenadora e às outras pessoas que chegam. Nossa, quanta gente estranha! Tem que se adaptar também aos horários, afinal não dá para fazer tudo que se quer.  Dividir tudo com todos é um grande desafio para quem era apenas um em sua casa. A alimentação, é preciso se adaptar à comida que é diferente da sua casa, dormir no colchonete ou berço que não é o seu, tomar banho e ficar sem roupa diante de pessoas que não se conhece ainda e outras coisas mais que vão surgindo no cotidiano de um Centro de Educação Infantil onde várias crianças dividem o mesmo espaço.
Isso tudo se chama ADAPTAÇÃO.
Momentos difíceis que vamos vencendo juntos a cada dia, crianças, professores e funcionários.

Nenhum comentário: