domingo, 17 de novembro de 2013

Passeio ao Zoológico

"Quanto mais ampla for a gama de possibilidades que oferecemos ás crianças, mais intensas serão suas motivações e mais ricas suas experiências. Devemos ampliar a variedade de tópicos e objetivos, os tipos de situações que oferecemos e seu nível de estrutura, os tipos e as combinações de recursos e materiais e as possíveis interações com objetos, companheiros e adultos."
Fonte: As Cem linguagens da Criança
As crianças precisam ser instigadas em sua curiosidade e orientadas a conhecer e atuar melhor no mundo em que habita, vivenciando, experimentando e buscando respostas para seus questionamentos em relação aos mistérios e fenômenos naturais.  Assim, desde pequenos, precisamos incentivá-los a descobrir e desbravar o mundo à sua volta; a se proteger cuidando de si, do outro e do planeta; a conhecer e transitar em espaços e regiões diversas; a compreender a nossa e as demais espécies, animais e vegetais, bem como os fenômenos físicos e químicos.
Pensando assim e cumprindo o que orienta a nossa proposta curricular de trabalho, esta semana as crianças do 1º e 2º Período do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti tiveram a oportunidade de vivenciar uma visita ao Zoológico de Belo Horizonte - MG com o objetivo de ampliar as possibilidades de ação e compreensão sobre o mundo que a cerca, em especial os animais.
Tudo foi organizado. Bilhetes para os pais, lanche, locação de transporte.
E chega a hora de sair. Escolher o coleguinha para sentar junto, organizar os pertences, ficar atento ao que diz a professora, estas eram as tarefas naquele momento. As crianças estavam eufóricas com a experiência de sair do CEI e também de conhecer de perto alguns animais que até então eram vistos somente através da TV, livros ou revistas.
E lá se foram eles.
Logo que chegamos, uma parada para o lanche inicial que as mamães enviaram.
Quanta alegria! Conversar, compartilhar guloseimas... delícia!
 Hora também de fazer as recomendações:
andar sempre junto, não correr, falar baixo, lixo no lixo.
E lá foram eles, juntos conhecerem os animais.
Em cada espaço uma surpresa, manifestações de curiosidade, espanto,
questionamentos, relatos de outras experiências.
A professora Kelly da Turma da Girafa foi a nossa guia, direcionou toda a visita, falou curiosidades dos animais garantindo a atenção dos pequenos.
 
Alguns muito atentos, procuravam observar os detalhes, o espaço de cada animal,
tentavam decifrar o que diziam as placas.
Um show! O mundo sendo desvendado diante dos olhos dos pequenos. Para uns, a primeira vez, para outros mais novidades, encantamento, fascínio.
Crianças atentas aos animais e seus costumes!!!
Ufa, uma parada para descansar,
tomar água e recuperar as forçar para continuar.
Caminhando!!!
Mais uma foto, por favor!!!
E agora, as cobras!!!

Ufa, deu para cansar.
Mais um lanchinho para descansar.
Agora é hora de voltar para o CEI.
Desta vez com muitas, muitas novidades para contar.
Valeu!!!
E afinal, quais os conhecimentos e saberes (atitudes, valores, procedimentos) as crianças podem construir a partir de experiências como estas?
·         Conhecimento sobre a necessidade de preservação e cuidado com a natureza;
·         Conhecimento sobre o uso da observação, pesquisa, registro e questionamento para obter respostas sobre o comportamento das pessoas, animais e da natureza de modo geral;
·         Conhecimento da necessidade de cada um fazer a sua parte para preservação da natureza;
·         Saber da necessidade de respeitar os seres e a natureza para se ter boa convivência;
·         Conhecimento da origem dos fenômenos e dos seres vivos;
·         Saber que todo efeito tem uma causa e vice-versa;
·         Conhecimento da necessidade de transformação e criação de recursos naturais e alternativos para sobrevivência e/ou continuidade da vida;
·         Conhecer os problemas do meio ambiente vividos pela comunidade em que estão inseridos;
·         Reflexão sobre o mundo em que vivem;
·         Planejar, avaliar e registrar um experimento;
·         Observar e conhecer a paisagem local e de outras regiões: montanhas, rios, vegetação, animais;
·         Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação, cuidado e cultivo;
·         Relação e cuidado com animais;
·         Atitude investigativa, curiosa como: fazer perguntas, levantar hipóteses, observar, explorar, argumentar, registrar;
·         Atitude de respeito e cuidado com a natureza, preservando-a;
·         Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais (papel de cada um no ecossistema).
 
Agradecimento especial  à supervisora Elisabethi Santos, às professoras das turmas Kelly, Giseli, Delaine e Kátia que acompanharam as crianças, às serventes que fizeram um delicioso lanche e aos pais que mais uma vez demonstraram confiança em nosso trabalho.
 

Nenhum comentário: