domingo, 1 de dezembro de 2013

Ensino Fundamental, aí vamos nós!


Articulação com o Ensino fundamental
 
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, é a primeira experiência coletiva da criança fora do contexto familiar. Sua especificidade requer um planejamento adequado, profissionais qualificados e uma interação eficaz com a comunidade escolar.
No CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti, as crianças da pré-escola possuem uma rotina de espaços e tempos desenvolvendo na criança a capacidade de organizar-se, reconhecer-se como integrante de projetos distintos, desenvolver a capacidade criadora, enriquecer a interpretação, abstração e ampliar sua autonomia, tornando-a capaz de interagir com situações variáveis.
Em relação à continuidade da vida escolar, grande parte dessas crianças irá frequentar a escola da comunidade onde o CEI está inserido, Escola Municipal Vicente Estevão dos Santos.
A articulação da Educação Infantil com o ensino fundamental precisa ser discutida pelos educadores das duas instituições, na busca de caminhos, para que a passagem delas de uma etapa da educação básica para outra não se constitua em uma ruptura, tornando muitas vezes o processo doloroso para as crianças.
Assim, as crianças da Turma do Gato - 2º Período estão relacionando mais de perto com os alunos da E. M. Vicente Estevão dos Santos para conhecer melhor uma escola de ensino Fundamental. Em um primeiro momento, nossas crianças visitaram a escola, conheceram as salas, os diversos espaços, as professoras e vivenciaram um pouco da rotina da escola.
Agora foi a vez das crianças da escola visitarem o CEI.
Tudo combinado e eles chegaram, viram 28 crianças e duas professoras. Participaram da exposição da turma do Maternal II Patinho e Leãozinho, conheceram os espaços do CEI e finalizaram com um delicioso lanche: pipoca, refrigerante e picolé.
Valeu turminha! 

Nenhum comentário: