domingo, 2 de agosto de 2015

Leitura na Primeira Infância

Yolanda Reyes

Yolanda Reyes nasceu e vive na Colômbia, na cidade de Bogotá. Licenciada em Ciência da Educação, com especialização em Literatura, concluiu seus estudos de pós-graduação em Língua y Literatura Espanhola no Instituto de Cooperación Iberamericana, em Madri.
É fundadora e diretora do Instituto Espantapájaros, um projeto cultural de formação de leitores, dirigido não só às crianças, como também a mediadores e adultos. Participa ativamente como conferencista de encontros nacionais e internacionais sobre leitura, literatura e formação de leitores.
Assessorou instituições e participou da organização e da concepção de projetos e eventos destinados ao fomento à leitura, como: Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc); Mesa de Leitura para a Construção de uma Política Pública; Colômbia pela Primeira Infância; o Instituto Colombiano de Bem-estar Familiar (ICBF). Colaborou com a Secretaria de Integração Social de Bogotá no esboço do projeto pedagógico para a primeira infância.
É autora de inúmeros artigos sobre literatura para crianças e jovens, publicados em diversas revistas colombianas.
Por sua coluna “El DNA de Colombia”, no jornal El Tiempo, de Bogotá, obteve a Menção Especial no Prêmio Simón Bolívar de Jornalismo, em 2009.
É professora do curso “Escribir para niños” no “Máster a Distancia en Libros y Literatura de la Universidad Autónoma de Barcelona” e no “Banco del Libro de Venezuela”.
Muitos de seus livros receberam importantes prêmios em seu país e no exterior.

Ler e brincar, tecer e cantar — Literatura, escrita e educação Ler e brincar, tecer e cantar — Literatura, escrita e educação
texto: Yolanda Reyes
tradução: Rodrigo Petronio
apresentação: Marisa Lajolo
88 páginas
12X17 cm
preço de capa: R$ 25,00
isbn 978-85-64974-25-8
O título já anuncia como a autora está comprometida com a linguagem, a educação, a formação de leitores e a literatura, que “embora não transforme o mundo, pode fazê-lo ao menos mais habitável, pois o fato de nos vermos em perspectiva e de olharmos para dentro contribui para que se abram novas portas para a sensibilidade e para o entendimento de nós mesmos e dos outros”


 Fonte:  http://www.editorapulodogato.com.br/colaborador.php?id=19

Nenhum comentário: