domingo, 6 de setembro de 2015

Cuidando de nossos Bebês

Nos últimos meses a equipe de Nutrição da Secretaria de Educação de Nova Lima desenvolveu um projeto com funcionários e pais das crianças das turmas dos Berçários do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti  com foco na alimentação. Foram encontros mensais, previamente agendados e organizados pela direção do CEI, com os profissionais que atendem estas crianças e pais. 
Para que estes encontros acontecessem houve dispensa das crianças no horário das reuniões. Muitos pais, mães e avós participaram. 
A cada encontro dicas e informações importantes sobre a alimentação dos pequenos.
Para saber mais  
10 dicas de como incentivar a alimentação saudável entre as crianças

Dar o exemplo e promover a participação dos pequenos no preparo dos pratos são itens fundamentais

Fazer as crianças se alimentarem de forma saudável nem sempre é fácil, porém especialistas elaboraram dicas de como conseguir que os pequenos consumam frutas e verduras e sem cara feia.
Estabeleça uma rotina
Coma no mesmo horário do seu filho e o mantenha sentado à mesa durante as refeições. Faça perguntas sobre a comida e torne este momento especial e divertido. Estabeleça um número de refeições mínimo e horários programados de lanches. 
Sirva de exemploNão tem como escapar, o adulto precisa comer de tudo também. As crianças se sentem mais estimuladas quando veem seus pais comendo determinado alimento e elogiando.
Apresente o pratoAs crianças geralmente desconfiam dos alimentos que não reconhecem. Então explique o que é e, se possível, mostre em uma horta ou mercado. Deixe que a criança cheire e toque no alimento.
Peça para experimentarO segredo é não gerar estresse sobre aceitar ou recusar novos alimentos. Apenas peça que experimentem o prato, sem pressão.
Escolha um novo alimento semelhanteSe ele gosta de pepino, experimente finas fatias de pimentão verde. Assim fica mais fácil a adaptação se o novo alimento for parecido a algo que ele já goste.
Sem desistirA recomendação é não desistir se o alimento for rejeitado uma, duas ou mais vezes. Apresente o alimento por até 10 vezes e em diferentes formas. O novo ingrediente deve reaparecer no cardápio com regularidade.
Abuse do lúdicoQue tal formar uma carinha com rodelas de cenoura e fatias de tomate? A apresentação do prato influencia bastante na aceitação.
Esqueça a recompensa"Se comer a salada, irá ganhar sobremesa". Apesar de ser comum, esse tipo de frase não deve ser estimulada para que a criança não relacione os alimentos saudáveis como algo negativo que precisa ser recompensado.
Sem substituirNada de oferecer outra opção de prato para a criança. Assim ela não irá se esforçar para experimentar, pois sabe que haverá outra opção.
Promova a participação
Convide seu filho para ir ao supermercado ou para ajudar a preparar a refeição. Esse contato com os alimentos irá facilitar a adesão dos novos ingredientes.

Fonte: Livro Os 7 segredos para criar filhos bons de garfo (Editora Alaúde), da autora Karen Le Billon e nutricionista Manoela Menegazzo
 Agradecimentos especiais às Nutricionistas Nayara e Michelle.

Nenhum comentário: