sábado, 19 de setembro de 2015

Sobre o Brincar


A brincadeira infantil apresenta uma forma singular de comunicação e expressão e pode ser considerada como uma das linguagens do que chamamos de “cultura da infância”. Brincando, as crianças criam para si um mundo de fantasia e ludicidade, a partir do qual vivem, aprendem, descobrem, se relacionam, pensam e atribuem significado ao mundo.


O sociólogo Manuel Sarmento define as culturas infantis como “um conjunto estável de atividades ou rotinas, artefatos, valores e ideias que as crianças produzem e partilham em interação com seus pares”.


Enquanto brincam, as crianças têm a oportunidade de socializar as experiências sociais e culturais que estão vivendo, apropriando-se dos códigos e valores do mundo e da cultura da qual fazem parte. A brincadeira possibilita que as crianças se apropriem dos códigos culturais já fixados e é também a via pela qual elas produzem sua própria cultura.


Mas, é importante sempre frisar, que as culturas infantis não são construídas de maneira isolada ou solitária, mas a partir da relação que os adultos estabelecem com as crianças, transmitindo-lhes seu mundo como uma herança, e da relação, por outro lado, que as próprias crianças estabelecem entre si, de modo a re-elaborar aquele legado que lhes foi transmitido.


Quanto mais permitimos que as crianças brinquem, mais estamos garantindo a elas o direito de viver a plenitude da infância. Ao contrário, se ocupamos o tempo dos pequenos com um milhão de atividades super estimulantes na ilusão de que assim elas vão se desenvolver melhor, corremos o risco de roubar a linguagem primordial da criança: o brincar!
Daniela Monteiro 

Brincar é muito mais que entregar uma caixa cheia de brinquedos e deixar as crianças explorarem aleatoriamente enquanto a professora realiza outra atividade. Oportunizar o Brincar é pensar no espaço, nos brinquedos e materiais que irão compor a brincadeira. É ter intencionalidade em cada proposta, é diversificar os materiais para que as crianças possam exercer sua autonomia escolhendo onde e de que querem brincar. É preciso PLANEJAMENTO.
No CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti o Brincar ocupa um lugar especial. As crianças tem oportunidade de vivenciar momentos significativos do Brincar dentro e fora da sala, mas o espaço preferido é sempre o pátio. 

Para tornar esse momento mais especial organizamos os brinquedos de forma diferente, trazemos novos elementos para compor a brincadeira, montamos cenários diversos para que cada um possa escolher onde e de que quer brincar e ai é só deixar por conta dos pequenos. 
Alguns registros desses momentos

Nenhum comentário: