sábado, 30 de janeiro de 2016

Criança Pequena: um encontro de Gestoras

2016 já começou e com ele a busca por novas aprendizagens, pela troca de saberes.

Em qualquer profissão, a palavra de ordem do momento é atualização. Na Educação não é diferente. (...) Nas redes de ensino, o termo usado é formação continuada. Para todos, inclusive diretores. Afinal, um gestor bem formado faz toda a diferença nos resultados da escola e no desempenho dos alunos. Porém não bastam palestras eventuais com consultores que desconhecem a rotina de um diretor. Uma boa formação continuada envolve reuniões periódicas dos gestores com seus pares (...) visando soluções para as questões do cotidiano escolar. 
Os cursos de Pedagogia não preparam gestores escolares. Por isso, é importante investir na formação em serviço - para quem está assumindo o cargo e para os mais experientes, que também precisam de aperfeiçoamento da prática. As escolas que têm melhor desempenho, segundo pesquisa, são aquelas em que acontecem encontros periódicos entre os diretores. 
Encontro de Gestoras das Creches, CEIs e escolas de Educação Infantil do município de Nova Lima.
Nosso grupo...
Aparecida Isabel - Creche Lar da Esperança
Érica Gouveia - CEI Cássio Magnani
Flávia Freitas - CEI Nancy Romani Duarte
Gisele Gomes - E.M. Áurea Lima Taveira
Heloisa Pedroza - CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti
Iris - Creche Menino Jesus
Juliana - E.M. Carlos Henrique Róscoe
Juliane - CEI Maria Taveira
Nayara Bergman - E. M Flórie Wanderley Dias
Simone - CEI Nise da Conceição
Viviane - E.M Vera Wanderley
Vânia - E.M Dulce Santos Jones
Vânia Gregório - E.M Rubem costa Lima
O nosso grupo surgiu em 2015 a partir da necessidade de diálogo sobre nossas práticas, da necessidade de estudo e reflexão e também de aproximarmos nossas rotinas de trabalho nas unidades de forma a garantir com qualidade a educação e o cuidado de nossas crianças evitando-se assim comparações. Sabemos que cada instituição tem seu contexto e suas particularidades, mas por pertencerem a uma mesma rede buscamos aproximar o nosso trabalho sempre com o mesmo foco: o atendimento de qualidade e a aprendizagem das crianças.
Assim, é hora de estudar, planejar, avaliar e refletir sobre nossas práticas.
 
  "O trabalho do gestor é transformar a realidade tendo em vista a melhoria da aprendizagem e, para isso, ele precisa saber conduzir bem os processos e mobilizar as pessoas". Importante também é ter foco para não haver o risco de querer tratar de tudo ao mesmo tempo e o conhecimento construído nos encontros ficar disperso e sem aplicação."
 Para saber mais...





Nenhum comentário: