sábado, 12 de março de 2016

Diagnóstico do Brincar



ROTEIRO PARA DIAGNÓSTICO INICIAL – BRINCAR

“Um diagnóstico possui o objetivo de gerar informações úteis para direcionar e fundamentar procedimentos para viabilizar a melhoria da qualidade de atendimento às crianças e da prática dos profissionais que atuam nas instituições.
Na formação, o diagnóstico serve para identificar os pontos fortes das equipes, os saberes já construídos por elas e aqueles em que será preciso ter maior investimento formativo.
O diagnóstico de cada instituição dá o tom da individualidade necessária ao desenvolvimento da formação.”

(Bem – Vindo Mundo! Criança, cultura e formação de educadores) 
Instituto Avisa Lá

E você professora, tem oportunizado o Brincar para as crianças de sua turma?
E o que você faz enquanto elas brincam?
Como organiza o espaço? Que tipo de materiais utiliza?
Onde e em que momento oportuniza o Brincar?

Estas são algumas perguntas que uma boa professora deve fazer sobre sua prática em relação ao brincar.
O diagnóstico abaixo irá ajudar você a refletir sobre esse rico momento de aprendizagem para as crianças. 

Nome da escola:_________
Nº de turmas da Educação Infantil: _____
(     ) Creche  (     ) Pré-escola
Horário de atendimento:  (     ) Parcial    (     ) Integral

1.   A sua escola possui uma rotina de trabalhos nas turmas de Educação Infantil? (   ) sim      (   ) não

2.   A brincadeira é contemplada na rotina?  (   ) sim      (   ) não

3.     Quantas vezes por semana?
(   ) 1 vez     (   ) 2 vezes    (   ) 3 vezes    (   ) 4 vezes  (   ) 5 vezes

4.    Com que duração?
(   ) menos de uma hora  (   ) uma hora  (   ) duas horas  (   ) três horas
(   ) quatro horas  (   ) mais que quatro horas

5.    Em que espaços acontecem?
(   ) sala de aula  (   ) brinquedoteca  (   ) pátio coberto (   ) parque
(   ) outros espaços. 

6.     As crianças saem para a área externa para brincar?
(   ) diariamente (   ) uma vez por semana  (   ) quinzenalmente
(   ) não saem para brincar (   ) não há esse espaço na unidade escolar

7.    Durante quanto tempo às crianças ficam na área externa?
(   ) 15 minutos  (   ) entre 20 e 30 minutos (   ) entre 30  e 45 minutos
(   ) 1 hora ou mais

8.   As crianças de período integral saem para a área externa?
(   ) nenhuma vez por dia (   ) 1 vez por dia  (   ) 2 vezes por dia
(   ) 3 vezes ou mais por dia

9. No caso de atendimento de crianças de berçário (0 a 1 ano e meio), com qual freqüência saem para área externa?
(   ) diariamente (   ) uma vez por semana  (   ) quinzenalmente
(   ) não saem para área externa

10. Assinale os brinquedos fixos existentes na área externa:
(  ) balanço  (  ) escorredor   (  ) gira-gira  (  ) tanque de areia  (  ) trepa – trepa(  ) Não há brinquedos fixos Outros: _______________
 
8.    Há outros brinquedos usados na área externa?
(  ) não há brinquedos no pátio  (  ) lego, jogos de montar  (  ) corda   (  ) bola  (  ) objetos para o faz de conta, exemplo: fantasias: panelinhas, roupas, etc. (  ) boliche   (  ) brinquedos de areia, ex: baldes, pás etc.
(  ) outros brinquedos. Quais: _________

9.    A escola tem brinquedoteca? (   ) sim (   ) não

10.   Como é utilizado esse espaço?
(   ) somente pelos professores  (   ) pelas crianças sob a supervisão de um adulto (   ) pelas crianças desacompanhadas  (   ) outros.
De quais maneiras: _________

11.   As professoras planejam brincadeiras no horário de parque?
(   ) nunca planejam  (   ) planejam às vezes  (   ) planejam em situações  específicas  (   ) sempre planejam
(   ) consideramos que no pátio é um horário livre e que não deve haver planejamento, é mesmo recreativo.

12.  As brincadeiras que acontecem na área externa são consideradas:
(   ) horário livre  (   ) atividades dirigidas  (   ) atividades supervisionadas 
(   ) momentos recreativo

13.  Cite algumas brincadeiras que acontecem no parque: ___________

BRINCADEIRAS NO ESPAÇO INTERNO

A.   ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PARA O BRINCAR.

Preencha as questões que correspondem á sua realidade.

1.           Onde ficam guardados os brinquedos?    
(   ) na sala de aula  (   ) na área externa  (   ) na brinquedoteca
(   ) na sala da coordenação/diretoria  (   ) outros Especifique:_________

2.           No caso dos brinquedos ficarem nas salas, estão organizados em cantos?  (   )  sim    (   ) não

3.           Cite os cantos existentes: ________

4.           Como é a organização da sala? __________

5.           Ela pode ser alterada durante o dia? (   ) sim     (   ) não

6.           Os móveis da sala são de fácil manipulação? (   ) sim     (   ) não

7.           Permitem algum tipo de reorganização diferente da habitual? (   ) sim     (   ) não

8.           Costuma-se rearranjá-los? (   ) sim     (   ) não

9.           Com que freqüência? (   ) todos os dias  (   ) 1 vez por semana   
(   ) 2 vezes por semana (   ) 3 vezes por semana  (   ) raramente

B - brinquedos e jogos

10.       Assinale os tipos de brinquedos/objetos existentes na escola
(    ) objetos para faz de conta, exemplo: fantasias, casinha, médico, etc.
(    ) bonecas  (    ) carrinhos  (    ) jogos de construção ( tipo blocos de madeira, legos)  (    ) livros  (    ) material de artes  (    ) sucatas variadas
(    ) jogos de tabuleiro  (    ) jogos de memória, quebra cabeça
(    ) outros. Quais?________

11.            Enumere os brinquedos existentes no berçário:
(    ) brinquedos para manipular   (    ) brinquedos para morder
(    ) brinquedos para colocar na boca  (    ) móbiles
(    ) brinquedos para empurrar e puxar  (     ) brinquedos para subir e descer
(    ) outros, quais? ________

14.       Os brinquedos ficam ao alcance das crianças?
(    ) sim     (    ) não       (    ) alguns          (    ) todos

15.       As crianças têm horário fixo para pegar os brinquedos?  
(    ) sim    (    )não

16.       Em quais momentos as crianças usam os brinquedos?________

17. As professoras planejam as brincadeiras?
(   ) consideramos que a brincadeira é um horário livre e que não deve haver planejamento, é mesmo recreativa. (   ) nunca planejam  (   ) planejam às vezes  (   ) planejam em situações específicas (   ) sempre planejam
Comentários: ________

25.   Qual a atuação do professor durante os momentos de brincadeira?
(   ) nenhum  (   ) observador  (   ) interagir quando solicitado pelas crianças
(   ) interage intencionalmente  (   ) oferece materiais além dos disponíveis
(   ) para resolver conflitos  (   ) organiza outras atividades

“ Crianças passam os dias brincando e, ao brincar, transformam e inventam coisas, vivem com intenso prazer o tempo de conhecer...

...Embora em todas as culturas os pequenos se envolvam em jogos simbólicos, ainda assim não brincam da mesma maneira: a brincadeira não é inata nem espontânea, como muitos pensam. Crianças aprendem a brincar brincando, interagindo com seus colegas, com objetos, informadas pela cultura do meio em que vivem.”
(Bem-Vindo mundo! Criança, cultura e formação de educadores).
Instituto Avisa Lá

Nenhum comentário: