sexta-feira, 25 de março de 2016

É hora da produção coletiva.

TRABALHO EM GRUPO, UM DESAFIO MAIS DO QUE NECESSÁRIO

Quando estão na escola, as crianças vivenciam momentos, que podem retratar o que vivenciarão nas suas vidas adultas, quando no exercício da sua cidadania.
Regras de convívio, respeito às individualidades e aos espaços coletivos, respeito ao ambiente e seres vivos do local, e muitas outras formas de convivência se formam e se moldam a partir dos laços afetivos estabelecidos neste espaço.
Neste exercício diário, as crianças entram em contato com as mesmas diversidades com as quais irão se deparar por toda a vida, nos diversos contextos sociais em que freqüentarão, exercendo os mais variados papéis da sua personalidade (papel profissional, de pai, de mãe, de amigo e outros)
Quando reunidos em grupo dentro de sala de aula, para realizar um trabalho específico, esse tipo de exercício parece amplificar-se.
Foi o que aconteceu em uma das aulas de Artes. A proposta era de fazer uma pintura coletiva em formato de cartaz. Para que os grupos não fossem formados apenas pelo critério de afinidade, já existente entre eles, fizemos uma brincadeira para que fosse, aleatoriamente, escolhido cada participante.
Já em grupo, deveriam decidir: o tema da pintura, como fariam a imagem artística deste tema, como iriam organizar-se para que todos pudessem participar de forma igual, o nome do cartaz e a organização dos materiais utilizados por todos.
Foi uma atividade bastante produtiva, mas não deixou de trazer desafios, os quais foram muito importantes para que pudéssemos, posteriormente, refletir coletivamente.
Alguns dos desafios encontrados: não querer participar do grupo para o qual foi sorteado, divergência de ideias entre os integrantes na hora das várias decisões para a realização do cartaz, a divisão do espaço coletivo, entre outros.
Ao final da atividade conseguimos ajeitar todas as situações conflituosas e, apesar de um aparente desgaste emocional de alguns participantes, minha avaliação é de que todos saímos mais “crescidos” e mais maduros desta experiência, com uma “pecinha” a mais, nesta valiosa bagagem que levamos ao longo de nossas vidas.
O meu sincero agradecimento a cada aluno que engrandece minha alma a cada experiência vivida.
Lígia Ghirello

E com as crianças pequenas também é necessário se trabalhar em grupos. As crianças precisam aprender a compartilhar, a aprender a partir da produção do colega, a utilizar os materiais com autonomia, a fazer escolhas. Mas para isso a professora precisa planejar bem o momento: escolher os materiais, organizar o espaço de forma a garantir a participação de todos e  estar atenta para fazer as devidas intervenções de forma a contribuir para o aprendizado de cada criança. 

Fonte:  https://www.facebook.com/EscolaAmarelinhaSousas/

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