sábado, 23 de abril de 2016

Hora da História, que delícia!!!!

As histórias sempre encantam os pequenos. Um livro e um espaço tranquilo são suficientes para transportar a criançada para um universo encantado de fadas, monstros, florestas, animais, heróis ...
Quanta coisa eles aprendem a partir da leitura de uma boa história.
Essa prática precisa ser adotada como rotina nas turmas de crianças pequenas.  Mas é preciso planejamento. Escolher um bom título a partir dos interesses da turma, buscar bons autores, fazer a leitura prévia do texto são alguns cuidados importantes.
Algumas dicas de títulos que podem ajudar a criançada a entender melhor a diversidade cultural que temos dentro da turminha.
O cabelo de Cora (infantil)
Autoria: Ana Zarco Camara
Ilustrações: Taline Schubach
Editora: Pallas

"Quanto o assunto aparência surge na roda de meninos e meninas é sinal que em pouco tempo uma opinião inocente pode virar uma crítica implacável como só as crianças sabem fazer. Peso, altura, e um simples penteado fora do padrão podem causar problemas se a criança não possuir a autoestima de Cora".

Chico Juba
Autoria: Gustavo Gaivota
Ilustrações: Rubem Filho
Editora: Mazza Edições

"O Chico é corajoso feito um leão e tem a imaginação do tamanho de sua juba! Ele é um grande inventor de xampus que pretende solucionar as incríveis reviravoltas de suas mechas. Essa não é uma tarefa fácil e Chico não poupará nenhuma de suas mirabolantes receitas. Seus esforços o levarão a incrível descoberta de que podemos brilhar sendo quem somos - o segredo é cuidar das raízes".

 As tranças de Bintou
Autoria e ilustrações: SYLVIANE ANNA DIOUF
Editora: Cosac Naify

"Uma menina que vive na África sonha ter tranças longas, enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas, como as de sua irmã mais velha e de outras mulheres de seu convívio. O livro elege a fantasia como valor capaz de recobrar o sentido mais profundo da infância. Suas belas ilustrações e os personagens bem delineados são capazes de trazer ao leitor uma visão da cultura africana, permitindo, assim, repensar também a cultura brasileira"

O cabelo de Lelê (infanto-juvenil)
Autoria: Valéria Belém
Ilustrações: Adriana Mendonça
Editora: IBEP Nacional

"Lelê não gosta do que vê - de onde vem tantos cachinhos? Ela vive a se perguntar. E essa resposta ela encontra num livro, em que descobre sua história e a beleza da herança africana".


  Imagine uma menina com cabelos de Brasil 
Autoria e Ilustrações: Alexandre Bersot
Editora: Prumo

"Aparecida, protagonista da história, é uma garotinha com baixa autoestima, descontente com seus cabelos e que se sente deslocada na escola; as coisas só começam a mudar quando ela se une às suas duas únicas amigas para enfrentar as provocações das outras meninas. Com muita determinação e personalidade, Aparecida quer conquistar o seu lugar no mundo! Imagine uma menina com cabelos de Brasil…"

 O que é que tem o meu cabelo? (infantil)
Autoria: Eduardo Brandão
Ilustrações: Satoshi Kitamura
Editora: Cia Letrinhas

"Leonel, o leão deste livro, tem uma festa. Em vez de se preocupar com a roupa, ele logo pensa no que fazer com o cabelo. Leonel precisa dar um trato na juba...".

 Que cor é a minha cor? (infantil)
Autoria: Marta Rodrigues
Ilustrações: Rubem Filho
Editora: Mazza Edições

"Griot é o contador de histórias africano que passa a tradição dos antepassados de geração em geração. O objetivo dessa coleção é trabalhar a identidade afrodescendente na imaginação infantil. E é justamente à imaginação que esses livros falam a partir de uma composição de textos curtos e poéticos, associados a ilustrações. Modo lúdico de reforçar a autoestima da criança a partir da valorização de seus antepassados, de sua cultura e de sua cor".

O menino marrom (infanto-juvenil)
Autoria: Ziraldo
Ilustrações:
Editora: Melhoramentos

"Esta é a história de um menino marrom, mas fala também de um menino cor-de-rosa. São dois perguntadores inveterados que querem descobrir juntos os mistérios das cores. 'Quem inventou que o contrário de preto é branco?'.'Se um de nós é marrom e outro não é exatamente branco, por que nos chamam de preto e branco?'. São muitas as perguntas, e muitas serão as descobertas".
 A Princesa e a Ervilha
Autoria e ilustrações: Rachel Isadora
Readução: Thaisa Birani
Editora: Farol

"Durante dez anos, Rachel Isadora percorreu vários países da África, inspirando-se para adaptar contos de fadas, como esta história de Hans Christian Andersen. Suas ilustrações procuram levar os leitores até as belas paisagens africanas, onde uma pequenina ervilha será capaz de mudar destinos. O esperto João decide assar um bolo para a princesa e ele só precisa agora seguir caminho até o castelo. O que pode dar errado?"

 Peppa
Autoria e ilustrações: Silvana Rando
Editora: Brinque Book

"Peppa experimenta uma lista de provações quando sai do salão depois de uma progressiva. Sim, mesmo criança, ela conseguiu fazer um alisamento, algo que não se difere na realidade, e por isso, enxergo esse trecho de forma positiva, até porque, não dá pra esconder a realidade das crianças, fingir que não existem alisamentos, porque elas convivem com outras crianças que são submetidas por suas mães à esse tipo de experiência, e se questionam em relação a isto."
 Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
Autoria: Lucimar Rosa Dias
Ilustrações: Sandra Beatriz Lavandeira
Editora: Alvorada

"O livro infantil conta a história de Luanda, uma menina negra muito sapeca e vaidosa, que adora o seu cabelo crespo onde envolve tod@s da família nos diversos penteados que inventa para desfilar sempre linda na escola."

Nenhum comentário: