domingo, 21 de maio de 2017

Planejar para aprender. Aprender para planejar.

Também aprendemos que o planejamento favorece a reflexão sobre a prática educativa
 Parte 2

A primeira questão que podemos aprender com ela é que o planejamento precisa fazer sentido para o professor, pois ele é um instrumento que visa ajudar e facilitar a sua prática. Ao planejar, antecipamos uma série de acontecimentos que podem ocorrer na ação e nos preparamos para lidar com eles, diminuindo assim a quantidade de imprevistos e tornando as nossas ações mais precisas e de melhor qualidade.
Também aprendemos que o planejamento favorece a reflexão sobre a prática educativa e, dessa forma, funciona também como um instrumento de aprendizagem. Quando planejamos, tomamos uma série de decisões e fazemos uma série de relações entre conhecimentos teóricos/científicos e conhecimentos práticos de nossa experiência pessoal e profissional. Vejamos alguns exemplos:
A frase inicial do item 1 deve ser mantida pois ela explicita bem a idéia que a autora quer marcar.
1. A partir do plano curricular da instituição, que ajuda o professor a guiar sua prática com as crianças, ele escolhe, durante o planejamento, quais as melhores estratégias para colocar em ação cada um dos conteúdos que pretende ensinar.
2. Ao realizar o exercício de pensar sobre as estratégias e os conteúdos de ensino, o professor precisa pensar sobre quem é a criança com a qual trabalha, quais são as suas necessidades, seus interesses, suas motivações.
A partir desta reflexão terá maior clareza em seu planejamento para decidir o encaminhamento da atividade.
3. Ao considerar como irá conduzir uma atividade e quais os conhecimentos que pretende ensinar, exercício propiciado pelo planejamento, o professor também tem que compreender como se ensinam os diferentes conteúdos.
Para cada um deles, ou para cada bloco deles, há estratégias que se adequam melhor. Com isto, aprende mais sobre como ensinar, pois pode generalizar o que aprende com a atividade planejada para outras situações que vivencia diariamente na instituição. Por fim, podemos também aprender com o exemplo desta educadora sobre como analisamos e como aprendemos com o planejamento. Quando o professor escolhe uma atividade para realizar com as crianças tem que ter clareza de suas intenções com ela para que possa adequar suas ações e alcançar os objetivos propostos. Sendo assim, ao conceber um planejamento é importante destacar:
1. O que eu quero com esta atividade.
2. O que eu quero que as crianças aprendam com esta atividade.
3. O que eu preciso ensinar para que as crianças aprendam.
4. Como eu devo desenvolver a atividade (incluindo antecipar ações e falas, os materiais que pretendo utilizar e a organização do espaço), para que as crianças construam os saberes propostos.
Todos os itens que fazem parte do planejamento devem ter coerência entre si. Ou seja, depois de planejar, posso voltar ao que escrevi e questionar: Com isto que direi às crianças estou ajudando elas a aprenderem aquilo que espero? Tomando o exemplo da educadora acima, se quero que as crianças formulem boas questões para iniciar uma pesquisa, será que a melhor alternativa é começar pelas perguntas?
Com tantas possibilidades de reflexão, de construção de conhecimento sobre a prática, não há como negar a importância do planejamento na atuação do professor de Educação Infantil. Não é mesmo? 

Fonte: Pesquisa na Net

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