segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Novas experiências...


                                                                                                 
Este foi um ano de novas experiências no campo profissional. Em 2017, quando sai da direção do Centro de Educação Infantil Maria de Lourdes Scoralick Serretti, onde fiquei na gestão por 06 anos, não imaginava que teria tão ricas experiências em outros lugares. E aqui estou eu, desde o início do ano de 2018 trabalhando em uma escola de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Nova Lima: Escola Ana do Nascimento Souza de Educação Especial.
A princípio como professora do NATE - Núcleo de Assessoria Técnico Educacional - Sala de Estimulação Precoce trabalhando com crianças de 0 a 03 anos de idade que apresentam um quadro de deficiência ou um atraso no desenvolvimento. Uma experiência fantástica! A experiência com os pequenos contribuiu muito para esse novo percurso no campo da inclusão, afinal a criança é a mesma. Espaços, materiais e muitas possibilidades de trabalho. Um aprendizado! Pensar que todos são capazes e para isso uma dica desde o primeiro momento que cheguei: "Não pense na deficiência, veja a criança, pense na criança". Isso fez toda a diferença.
E os meses foram passando e mais uma oportunidade: um convite à direção da Escola por um período. Ufa, que desafio. E lá estava eu na direção novamente e mais uma vez a experiência muito me ajudou, desta vez na gestão. Foram 06 meses de aprendizado, angústias, alegrias, desafios, conquistas, construção, reflexão sobre o trabalho realizado por todos que ali estão, avanços, parcerias e muitos laços afetivos, afinal uma escola de Educação Especial é um espaço ESPECIAL!!!!
Terminado esse tempo é hora de retornar ao NATE para avançar no trabalho com as crianças de inclusão da Rede Municipal de Ensino de Nova Lima. 
Agradecimentos a todos, que de alguma forma passaram pelo meu caminho nesse período e me oportunizaram aprender. 

Escola Ana do Nascimento Souza de Educação Especial 

Em 2018,  88 alunos de 07 a 51 anos de idade organizados em 09 turmas. A escola também faz a gestão de 10 Salas de Recursos e 06 oficinas de complementação através do NATE, que atendem alunos de Inclusão das escolas da Rede Municipal de ensino de Nova Lima.  

Nenhum comentário: