Professora de Educação Infantil: é hora de pensar na organização dos espaços e materiais em sua sala para receber os pequenos. Eles vão chegar e precisam se surpreender com o novo espaço, e mais: precisam se encantar!!!
Então é hora de pensar em como organizá-lo.
Vamos pensar... o que mais as crianças gostam?
Os Brinquedos.
Organize os brinquedos de sua sala de maneira visível, ao alcance deles. Para isso utilize caixas de papelão coloridas ou caixotes de plástico, o mais importante é que os pequenos tenham acesso e possam eles mesmos escolherem qual o brinquedo querem pegar.
Vamos pensar também nos espaços da sala:
A porta de entrada.
Esta pode ganhar arranjos especiais com cortinas de TNT coloridas, tiras de papel, móbiles, túnel de papelão e tudo mais que puder chamar a atenção das crianças, um convite a entrar.
O painel, quadro da sala.
Este no início pode ter apenas a moldura. A partir do primeiro dia das crianças, pode-se colocar as fichas com os nomes dos coleguinhas, da professora, os desenhos feitos por eles ... Deve-se ter também o cuidado de fixá-los mais baixo, afinal as crianças são pequenas e o painel é para elas e não para a professora.
Móbiles.
Faça uso dos móbiles, eles colorem o ambiente e fascinam as crianças. Podem também ser fixados com elásticos ou barbantes na altura das crianças para que elas possam manuseá-los.
O mobiliário.
As cadeiras e mesas podem ser arranjadas de diferentes maneiras. Evite deixá-las na mesma disposição, crie outras formas e deixe que as crianças escolham o lugar onde querem sentar.
Mesa do professor.
Em turmas de 0 a 03 anos ela é dispensável, afinal as crianças são puro movimento e precisam de espaço e atenção da professora a todo momento.
Nas turmas de 04 e 05 anos já é aceitável, mas somente para momentos rápido de registros da professora. As crianças precisam de sua atenção, de sua intervenção e não de uma professora sentada enquanto eles brincam ou realizam as atividades.
Armário da professora.
As crianças adoram reconhecer seus pertences dentro do armário da professora não é mesmo? Mas para isso ele deve estar ORGANIZADO. Armário bagunçado não é um bom exemplo para os pequenos.
Cantos, cantos e
mais cantos.
As crianças adoram cantos. Estes podem ser embaixo das mesas, no canto da parede, do armário. Nestes pequenos espaços coloque os brinquedos temáticos, utilize objetos de largo alcance para incrementar a brincadeira.
A rotina.
Não se esqueça dela, ela é a sua aliada. A criança se sente segura sabendo o que vai acontecer. Você pode registrá-la no quadro, em cartaz, com gravuras, fotos, desenhos das crianças... Deixe-a em local visível.
Crachás.
Eles são muito importante nos primeiros dias, valorizam a identidade. Mas faça-os em material resistente para evitar que logo no primeiro dia se acabem.
Mas para isso é preciso dedicação, planejamento e organização da professora, afinal algumas coisas devem ser preparadas antes das crianças chegarem.
No próximo post, apresento texto teórico que fundamenta as ideias anteriores e nos ajudam a compreender a importância da organização dos espaços e materiais em turmas de crianças da Educação Infantil.
Beijocas!!!
3 comentários:
A organização destes espaços revelam o comprometimento dos educadores com o desenvolvimento e aprendizagem de suas crianças. Lindo de mais! Parabéns Heloisa voce é muito competente.
Bjs!
Divina Eterna Pereira da Silva
Colinas do Tocantins - TO.
Adorei as ideias. Parabéns!
Sucesso!
Olá
texto bom e somativo, porém gostaria que apenas corrigisse um pequeno erro no quesito de que mencionou as mesas e colocou a palavra indispensável ao invés de dispensável.
"As mesas são indispensáveis na sala, pois o professor precisa dar atenção aos alunos..." algo assim...
Obrigada, boa sorte abraços
Postar um comentário