As crianças do Centro de Educação Infantil Maria de Lourdes Scoralick Serretti já estão vencendo a adaptação e já começam a deixar suas marcas nos espaços da sala, corredores e onde mais puderem. São atividades variadas e diversas criações individuais e coletivas. Algumas geram registros, outras apenas o prazer da descoberta. Os pequeninos(0 a 03 anos) a cada dia descobrem novos espaços e possibilidades. O pequenos da pré-escola já registram suas produções.
Antes, uma boa leitura para nos ajudar a entender sobre a importância da brincadeira na vida da criança.
Aqui vou compartilhar a atividade desenvolvida pela turma do Gato das professoras Tatiane e Gisele. São crianças da turma de 1º Período - 04 anos.
Antes, uma boa leitura para nos ajudar a entender sobre a importância da brincadeira na vida da criança.
"As crianças e suas brincadeiras prediletas de inventar brincadeiras!
A vivência lúdica sem dúvida é a alma para a criatividade! Donas de uma imaginação infinita, as crianças carregam consigo um grande tesouro! O segredo de como inventar tantas brincadeiras e passarem dias maravilhosos em naves espaciais, dirigindo carros fantásticos, viajando pelo mundo da imaginação! Uma visão muito transformadora do mundo, que acredita nas possibilidades. O faz-de-conta é um pouco isso: desejar algo e apostar que é possível ter uma solução criativa para se ter/ser/ viver o que se quer.
Uma das formas de intervir na brincadeira da criança é proporcionar espaços para que o jogo ocorra de maneira o mais rica possível. É interessante que se tenha materiais versáteis que podem se transformar em muitas coisas, tal como panos, tocos de madeira, sucatas, etc. O psicólogo Leontiev, estudioso do jogo infantil, dá um nome interessante para tais materiais, os chama de Objetos de largo alcance, pois pela própria plasticidade da forma pode prestar a diferentes modo de uso. Quanto mais versátil o espaço para o brincar, mais diversidade de jogos simbólicos podem acontecer neste espaço. (...). Neste contexto, uma boneca-bebê, por exemplo sugere normalmente uma única forma de ação: cuidados maternos, ao passo que materiais menos estruturados, como panos, sucata, tocos de madeira, podem se configurar de diferentes modos nas diversas brincadeiras. O pano enrolado no colo de uma criança transforma-se em bebê; no cabelo, em peruca; o corpo em roupa; pendurado pelas pontas, transforma-se numa rede; no berço vira cobertor, enfim, pode-se encontrar tantos usos para objetos de largo alcance, como panos, quanto a imaginação permitir. E o que é mais interessante é poder oferecer às crianças os vários tipos de materiais lúdicos: jogos, brinquedos e objetos de largo alcance."*
Nesta perspectiva, a professora Gisele oportunizou às crianças da turma do Gato um momento de brincadeira onde tiveram a experiência de criação, de imaginação e prazer. As crianças exploraram diversos materiais e puderam a partir deles criarem seus próprios brinquedos.
Valeu turma do GATO!
* Fragmentos do texto Faz-de-conta: invenção do possível de Adriana Klisys.
2 comentários:
A SUA COMPETÊNCIA FAZ TODA A DIFERENÇA.
PARABÉNS!!!
Obrigada! Fiquei muito feliz com o recadinho aqui no blog.
Bjim.
Postar um comentário