domingo, 25 de março de 2012

O que devo trabalhar com as crianças?

Essa é uma pergunta comum no início do trabalho em uma turma de crianças bem pequenas.
São muitas as possibilidades. Um universo de descobertas para as crianças e também para os professores, afinal trabalhar com os pequeninos ainda é algo a se descobrir.
Mas de uma coisa já sabemos: a criança é a PROTAGONISTA.
É preciso estudar, discutir, planejar... tudo pensando na criança. Algumas questões podem ajudar:
QUEM É A CRIANÇA COM A QUAL VOCÊ TRABALHA?
COMO ELA SE DESENVOLVE?
COMO ELA APRENDE?
A partir dessa respostas podemos pensar no "ser criança" de forma individual, dentro de suas verdadeiras possibilidades, suas capacidades e oportunizar ricas experiências e significativas aprendizagens.
Pensando em ajudar as professoras, organizei algumas dicas para organização do trabalho com as crianças.
Use e abuse do espaço e dos materiais.
Um espaço para os livros de literatura.


Proponha diferentes desafios...
 Oportunize diferentes sons...
 Fotos para identificar os colegas...
 Muitas possibilidades
com materiais alternativos...
 O aprendizado da roda.
É preciso ajudá-los.
 As cores.
Elas estão em todo lugar, juntas ou separadas.
 Um lugar seguro e aconchegante para ficar...
 Um cantinho para dormir e se esconder...
 A rotina traz segurança.
 Os móbiles dão colorido ao espaço...

Turma do Berçário I
  • Prepare o chão da sala com brinquedos e colchonetes diferentes a cada dia;
  • Coloque móbiles no teto e na porta;
  • Construa a calça pedagógica, pufs coloridos, tapete das sensações, chocalhos de sucata. Abuse das cores, texturas e gravuras e deixe as crianças explorarem;
  • Crie cantos com colchonetes para as crianças brincarem;
  • Leitura de história diária;
  • Nomeie sempre os colegas;
  • Contagem oral de objetos, dos colegas;
  • Nomeação de objetos, de cores, de gravuras; dos móveis da sala, dos brinquedos;
  • Teatro de fantoches;
  • Música;
  • Brincadeiras cantadas;
  • Conversar durante os hábitos de higiene, alimentação nomeando sempre as ações: calçar e descalçar sapatos; vestir e despir-se; trocar a fralda; tomar banho; alimentar sem derramar; limpar o nariz;
  • Nomear pessoas que entram na sala.
Turmas do Berçário II e Maternal I
  • Prepare o chão da sala para ensinar as crianças a se sentarem para a Roda de conversa. Marque um círculo com fita crepe;
  • Leitura de história diária;
  • Para a turma do maternal já é possível uma proposta de desenho. Use pincel atômico;
  • Ficha de nomes: construa fichas resistentes em tamanho grande para as crianças manusearem. Nas turmas de berçário II use também fotos das crianças. Inicie o trabalho de identificação do nome próprio e dos colegas;
  • Contagem oral de objetos, dos colegas;
  • Nomeação de objetos, de cores, de gravuras; dos móveis da sala, dos brinquedos;
  • Caixa de sucatas para exploração;
  • Cantos de atividades diversificadas;
  • Teatro de fantoches;
  • Música;
  • Brincadeiras cantadas;
  • Brincadeiras no túnel, labirinto, corrida de velotrol;
  • Modelagem, pintura;
  • Construção da rotina diária oralmente;
  • Nomear pertences das crianças para que eles possam identificá-los;
  • Conversar durante os hábitos de higiene, alimentação nomeando sempre as ações: calçar e descalçar sapatos; vestir e despir-se; alimentar sem derramar; limpar seu próprio nariz; usar o banheiro adequadamente; escovar os dentes; lavar as mãos; falar baixo; escutar os colegas;
  • Elaborar, oralmente, combinados com a turma;
  • Conhecer o CEI, as funcionárias e suas funções e o nome do CEI.
  • Turmas do maternal II e 1º Período
  • Roda de conversa diária;
  • Leitura de história diária;
  • Desenho livre, desenho da figura humana, do CEI, da família, dos colegas, etc;
  • Ficha de nomes: escrita e identificação do nome próprio e dos colegas;
  • Bingo de letras do nome;
  • Alfabeto móvel para montar nomes;
  • Contagem oral;
  • Classificação de objetos por atributos: cor, forma, textura. Tamanho; etc;
  • Caixa de sucatas;
  • Cantos de atividades diversificadas;
  • Teatro de fantoches;
  • Música;
  • Oficina de criação;
  • Brincadeiras cantadas;
  • Amarelinha, boliche, túnel, labirinto, modelagem, pintura, colagem;
  • Construção da rotina diária;
  • Identificar e cuidar de seus pertences;
  • Conversa sobre hábitos: Calçar e descalçar sapatos; vestir e despir-se; alimentar sem derramar; limpar seu próprio nariz; usar o banheiro adequadamente; escovar os dentes; lavar as mãos; falar baixo; escutar os colegas;
  • Elaborar combinados com a turma;
  • Conhecer o CEI, as funcionárias e suas funções e o nome do CEI.
 Muito mais na proposta curricular da Educação Infantil
Rede Municipal de Ensino de Nova Lima

Nenhum comentário: