Essa é uma pergunta comum no início do trabalho em uma turma de crianças bem pequenas.
São muitas as possibilidades. Um universo de descobertas para as crianças e também para os professores, afinal trabalhar com os pequeninos ainda é algo a se descobrir.
Mas de uma coisa já sabemos: a criança é a PROTAGONISTA.
É preciso estudar, discutir, planejar... tudo pensando na criança. Algumas questões podem ajudar:
QUEM É A CRIANÇA COM A QUAL VOCÊ TRABALHA?
COMO ELA SE DESENVOLVE?
COMO ELA APRENDE?
A partir dessa respostas podemos pensar no "ser criança" de forma individual, dentro de suas verdadeiras possibilidades, suas capacidades e oportunizar ricas experiências e significativas aprendizagens.
Pensando em ajudar as professoras, organizei algumas dicas para organização do trabalho com as crianças.
Use e abuse do espaço e dos materiais.
Um espaço para os livros de literatura.
Proponha diferentes desafios...
Oportunize diferentes sons...
Fotos para identificar os colegas...
Muitas possibilidades
com materiais alternativos...
O aprendizado da roda.
É preciso ajudá-los.
As cores.
Elas estão em todo lugar, juntas ou separadas.
Um lugar seguro e aconchegante para ficar...
Um cantinho para dormir e se esconder...
A rotina traz segurança.
Os móbiles dão colorido ao espaço...
Turma do Berçário I
- Prepare o chão da sala com brinquedos e colchonetes diferentes a cada dia;
- Coloque móbiles no teto e na porta;
- Construa a calça pedagógica, pufs coloridos, tapete das sensações, chocalhos de sucata. Abuse das cores, texturas e gravuras e deixe as crianças explorarem;
- Crie cantos com colchonetes para as crianças brincarem;
- Leitura de história diária;
- Nomeie sempre os colegas;
- Contagem oral de objetos, dos colegas;
- Nomeação de objetos, de cores, de gravuras; dos móveis da sala, dos brinquedos;
- Teatro de fantoches;
- Música;
- Brincadeiras cantadas;
- Conversar durante os hábitos de higiene, alimentação nomeando sempre as ações: calçar e descalçar sapatos; vestir e despir-se; trocar a fralda; tomar banho; alimentar sem derramar; limpar o nariz;
- Nomear pessoas que entram na sala.
Turmas do Berçário II e Maternal I
- Prepare o chão da sala para ensinar as crianças a se sentarem para a Roda de conversa. Marque um círculo com fita crepe;
- Leitura de história diária;
- Para a turma do maternal já é possível uma proposta de desenho. Use pincel atômico;
- Ficha de nomes: construa fichas resistentes em tamanho grande para as crianças manusearem. Nas turmas de berçário II use também fotos das crianças. Inicie o trabalho de identificação do nome próprio e dos colegas;
- Contagem oral de objetos, dos colegas;
- Nomeação de objetos, de cores, de gravuras; dos móveis da sala, dos brinquedos;
- Caixa de sucatas para exploração;
- Cantos de atividades diversificadas;
- Teatro de fantoches;
- Música;
- Brincadeiras cantadas;
- Brincadeiras no túnel, labirinto, corrida de velotrol;
- Modelagem, pintura;
- Construção da rotina diária oralmente;
- Nomear pertences das crianças para que eles possam identificá-los;
- Conversar durante os hábitos de higiene, alimentação nomeando sempre as ações: calçar e descalçar sapatos; vestir e despir-se; alimentar sem derramar; limpar seu próprio nariz; usar o banheiro adequadamente; escovar os dentes; lavar as mãos; falar baixo; escutar os colegas;
- Elaborar, oralmente, combinados com a turma;
- Conhecer o CEI, as funcionárias e suas funções e o nome do CEI.
- Roda de conversa diária;
- Leitura de história diária;
- Desenho livre, desenho da figura humana, do CEI, da família, dos colegas, etc;
- Ficha de nomes: escrita e identificação do nome próprio e dos colegas;
- Bingo de letras do nome;
- Alfabeto móvel para montar nomes;
- Contagem oral;
- Classificação de objetos por atributos: cor, forma, textura. Tamanho; etc;
- Caixa de sucatas;
- Cantos de atividades diversificadas;
- Teatro de fantoches;
- Música;
- Oficina de criação;
- Brincadeiras cantadas;
- Amarelinha, boliche, túnel, labirinto, modelagem, pintura, colagem;
- Construção da rotina diária;
- Identificar e cuidar de seus pertences;
- Conversa sobre hábitos: Calçar e descalçar sapatos; vestir e despir-se; alimentar sem derramar; limpar seu próprio nariz; usar o banheiro adequadamente; escovar os dentes; lavar as mãos; falar baixo; escutar os colegas;
- Elaborar combinados com a turma;
- Conhecer o CEI, as funcionárias e suas funções e o nome do CEI.
Turmas do maternal II e 1º Período
Muito mais na proposta curricular da Educação Infantil
Rede Municipal de Ensino de Nova Lima
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