Dar banho, trocar fralda, limpar o nariz, acalentar, dar colo, fazer dormir, dar remédio quando está doente, acolher, fazer carinho, dar o bico quando está chorando, alimentar, brincar, ensinar, dar limite, ensinar a usar o banheiro e lavar as mãos, ensinar a respeitar o colega, as pessoas, ajudar a subir e descer escadas e muito mais.
Quem nunca ouviu falar da nova concepção de trabalho do professor na Educação Infantil, cuidar e educar indissociável? Nova concepção não, antiga. Afinal a LDB 9394/96 já estabelecia que o PROFESSOR é o responsável por cuidar e educar a criança de 0 a 05 anos e isso já significava em 1996 atender a criança em suas necessidades básicas de higiene, sono e alimentação.
Para embasar teoricamente nosso trabalho, deixo trechos da Proposta Curricular da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Nova Lima.
conhecimento de si e do outro.
Cuidado/autocuidado é a capacidade que temos de, por meio da interação com outros humanos, construir formas de identificar, valorizar e atender nossas necessidades básicas de preservação da vida e da integridade corporal, necessidade de alimentação, de segurança psíquica e física, necessidade de descanso, sono, repouso e higiene.
O cuidar é, portanto, muito mais que dar banho, que não deixar cair ou machucar. Cuidar significa conhecer a criança em sua totalidade, ou seja, saber identificar necessidades através da fala, dos gestos, do toque, do olhar, das produções, das relações e interações com o outro. Os atos relacionados aos cuidados das crianças, apesar de estarem determinados pela natureza, também estão impregnados de sentidos, construídos na cultura por meio das relações permeadas pela afetividade e respeito.
Desta forma o ato de cuidar se relaciona ao ato de “conhecer- se a si mesmo”, uma vez que para conseguir identificar as necessidades de seu corpo e atendê-las, as crianças precisam aprender a se conhecer. Nesse sentido, a família e a instituição que atende crianças de zero a seis anos têm um papel fundamental, na medida em que são mediadoras entre a criança e a cultura.
E o que as crianças podem aprender?
- Conhecimento de seu próprio corpo;
- Conhecimentos das partes do corpo;
- Expressão de sentimentos e necessidades;
- Respeito aos combinados;
- Controle de esfíncter;
- Cuidados de saúde e higiene corporal;
- Atitudes de cooperação solidariedade e tolerância;
- Conhecimento das possibilidades de seu corpo;
- Respeito aos seus próprios limites e aos do outro;
- Cuidados com o ambiente;
- Reconhecimento da diversidade de gênero, racial, étnica, religiosa, de ideias e de opiniões;
- Atitude de confiança nas próprias possibilidades;
- Conhecer o outro como parte fundamental do seu próprio processo de conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário