Uma educadora questionou:
"Já sei que não deve dar desenho pronto para as crianças, mas posso dar apenas para colagens?"
Eis a pergunta.
Vamos pensar nas crianças.
Desde muito pequenas, elas têm curiosidade sobre a escrita, os lápis, as canetas, tudo que produza marcas. Quando descobrem que aquele movimento com o objeto produz uma marca sobre a superfície elas o repetem continuamente, algo que gera prazer. É o prazer do gesto, da repetição.
Quando damos um desenho pronto e este é reconhecido pela criança ela tenta colorir, faz o gesto tentando cobrir e acaba por fazer desaparecer o desenho, perdendo em seguida o interesse. Já os maiores que conseguem pintar dentro dos contorno, dependendo do tamanho do desenho perdem o interesse também. Mas isso não é regra. Há crianças que gostam de colorir desenhos prontos e permanecem quietas até o final e isso encanta alguns professoras, não é mesmo?
Mas afinal, qual será o objetivo de dar a criança um desenho pronto para colorir ou pintar, ou colar?
Mas será mesmo que as crianças precisam de um modelo pronto para aprender a colorir, colar ou pintar?
Só se aprende a colorir, colar ou pintar sobre um desenho pronto?
São muitas perguntas que me inquietam, mas tenho minhas respostas pessoais e estas foram construídas ao longo de minha experiência como professora, afinal também já dei muitos desenhos prontos para as crianças preencherem e gostava. Achava que precisava de algo para enfeitar as atividades além de garantir que as crianças ficassem quietas. Porém descobri que as crianças podem muito mais.
Assim, penso a prática com as crianças de forma diferente.
É preciso oportunizar às crianças ricas experiências de desenho, ampliar o repertório delas oferecendo diferentes fotografias, gravuras, livros, obras de arte, pinturas e etc para que elas possam ter boas referências ao construírem seus desenhos. É preciso se ter um por que desenhar, para que desenhar, só assim o desenho terá sentido e ela irá investir para fazer o melhor.
Diante de tudo isso, penso que a criança não precisa de desenhos prontos nem para colorir, nem para colar e nem para pintar. Ela tem potencial para criar suas próprias produções, colagens e pinturas. Ela precisa é de uma professora que consiga ver e entender suas produções, entender por que fez daquela forma e que essa construção é um processo individual de cada criança e que a medida que for tendo diferentes experiências de desenho pintura e colagens melhor ficará sua produção.
Compreender o desenho da criança é entender um pouco como ela pensa o mundo a sua volta.
3 comentários:
PARABÉNS! Muito bom o texto, a reflexão que trazes é ótima para nós Professoras e Professores refletirmos a respeito da nossa prática. Adorei a proposta do Blog!
Tudo de bom! Muita luz pra você!
Fernanda Gonçalves - Formanda de Pedagogia com habilitação em Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina
Olá Fernanda,
que bom poder trocar com pessoas de outros lugares, outras práticas.
Gosto muito do trabalho de vcs do Sul, sempre estou de olho.
Em breve mais novidades.
Abraços, Heloisa.
Boa tarde! Bom texto e deixa em evidência algumas questões sobre os desenhos prontos para colorir. Destaco também a questão de não "legendar" as produções expressivas das crianças. É importante deixar o desenho como linguagem falar por si. Se for necessário escrever sobre o que as crianças fizeram, deve ser colocada uma etiqueta atrás do desenho ou pintura. Mas são considerações apenas para contribuir com a discussão. Abraços, Daniela
Postar um comentário