IMPORTANTE SABER QUE…
- O Natal é uma festa cristã. Isto quer dizer que ela é realizada por quem acredita em Cristo, para comemorar seu nascimento. Como o nosso calendário começa a contar os anos a partir do nascimento dele, então faz 2012 anos que nasceu um menino, que tinha sido anunciado para sua mãe por um anjo chamado Gabriel e que deveria receber o nome de Jesus. Isso aconteceu na Cidade de Belém que fica na Jordânia. Ele nasceu num estábulo, porque o pai e a mãe dele estavam viajando de uma cidade para outra. As viagens eram feitas a pé e por isso demoravam muito. Jesus, quando ficou adulto, andou em muitos lugares falando sobre Deus e a vida dos homens. O que ele falou foi aproveitado pelas religiões cristãs (as que acreditam em Jesus Cristo). Essa história está contada num livro chamado Bíblia.
O PRESÉPIO
- O Presépio é a representação do lugar onde Jesus nasceu. Os pais dele, José e Maria, estavam viajando e ele nasceu no meio do caminho. Como não tinha onde ficar, José arrumou um lugar para Maria e seu bebê num estábulo, junto com os bois. Enquanto isso, em Jerusalém, o Rei Herodes, queria saber quem era o menino que o povo dizia que seria o rei dos reis. Ele não gostava da ideia de ter outro rei. Segundo a história que passa de geração, um anjo avisou José para que não seguisse viagem coma família, para escapar do Rei Herodes. Assim, Maria, José e Jesus ficaram no estábulo, junto com os animais, esperando o momento de poder andar livremente. Para lembrar essa história, que está escrita na Bíblia, os povos cristãos montam o presépio, um outro símbolo da época do Natal.
A ESTRELA GUIOU OS REIS MAGOS…
- A estrela brilhante com uma longa cauda que se coloca no presépio acima do estábulo onde ficam Maria, José e Jesus eram um sinal de que Cristo havia nascido. Ela foi um guia para os Reis Magos, que vieram do Oriente para visitar Jesus. Os reis chegaram a Jerusalém dizendo que tinham escutado sobre o nascimento do menino Jesus e queriam visitá-lo. Então alguém falou, secretamente que uma estrela estava seguindo-os desde o Oriente que iria indicar o caminho. Quando os Reis Magos voltaram para a estrada, logo apareceu a estrela brilhante com cauda e eles a seguiram. Ela parou na direção acima do Estábulo e os Reis Magos conseguiram achar o Menino Jesus. Ninguém ficou sabendo desse código secreto que foi revelado só para os Reis Magos. Naquela época, os romanos governavam toda a região chamada Judéia, onde ficavam Jerusalém e Belém entre outras cidades. O rei era Herodes, que não havia gostado nem um pouco da ideia de que o povo estava esperando um novo rei, que seria o Rei dos Judeus como ficou conhecido Jesus.
LENDAS …
- Árvore de Natal: Dizem que ela apareceu nos países frios, porque no Hemisfério Norte é inverno durante o Natal e os dias são escuros. Então os moradores enfeitam as árvores da frente de casa com lâmpadas. Uma outra lenda conta que, perto de onde Cristo nasceu, havia uma oliveira que ofereceu azeitona ao menino recém-nascido, uma tamareira que deu tâmaras e um pinheirinho que não tinha nada para dar. Então as estrelas ficaram com pena e desceram do céu, pensando nos galhos do pinheirinho para serem oferecidas como presente ao menino Jesus.
- Papai Noel : Papai Noel é a figura mais conhecida do Natal. Ele existe há mais de 1.500 anos e muita gente já inventou histórias sobre ele. Uma delas é que o Papai Noel é um santo chamado São Nicolau, muito bom e que dava presentes aos pobres. Até cerca de 70 anos atrás, as pessoas imaginavam Papai Noel como um homem alto e magro com roupas coloridas. Mas, em 1931, o desenhista sueco Haddon Sundblom criou uma propaganda para a Coca Cola e o Papai Noel foi vestido de vermelho e branco, com cinto e botas pretas e um ar de vovozinho bondoso. As pessoas gostaram e ele ficou assim, como conta Mark Pendergrast, no seu livro A História Não- Autorizada Do Maior dos Refrigerantes e Da Companhia Que o Produz. Papai Noel é figura universal, quer dizer, é conhecido no mundo inteiro. Ele veste roupas de frio por que todos dizem que mora no Polo Norte.
2 comentários:
Levar para as salas de aula a magia de natal, é resgatar a família que esta perdida atualmente em uma sociedade puramente capitalista, as crianças precisam voltar a sonhar, se alegrar e reviver momentos mágicos de felicidades. Nós professores somos responsáveis por semear o que a muito se perdeu e fazer com que sonhos e emoções sejam revividos nas instituições, causando assim um ambiente prazeroso e adequado para nossos pequenos construtores do futuro....!
Oi Glauber, que bom ver você por aqui. Concordo com você a magia do Natal precisa entrar na escola, é preciso despertar nas crianças o verdadeiro sentido do Natal e o professor precisa saber mais para fazer isso, não é mesmo? Abraços.
Postar um comentário