O papel do professor é fundamental, pois o bom andamento das atividades de ensino depende diretamente da ação docente, de como se faz a mediação conhecimento/criança. Compreende-se como importante característica do profissional de Educação Infantil a busca constante por aprender sobre o desenvolvimento da criança, sua forma de ver e sentir o mundo, criando oportunidades para ela manifestar suas ideias, sua linguagem, seus sentimentos, sua criatividade, suas reações, suas relações sociais e sua imaginação.
Na ação pedagógica, deve-se compreender o ato de brincar como estratégia permanente da prática educativa e oferecer aos alunos um ambiente com espaços e materiais organizados que propiciem desafios e diferentes manifestações infantis, potencializando assim sua expressão por meio de diferentes linguagens, movimentos, imaginação, criatividade, emoções, socialização, autonomia, conhecimento de mundo, pensamentos e sentimentos.
Ter uma boa interação, estabelecer um trabalho
conjunto com outros profissionais de modo integrado e relacionar o ato
de educar e ensinar de maneira responsável, reconhecendo a criança como
um ser inteiro, são características que o professor deve cultivar de
maneira ética, respeitando os demais profissionais, os alunos e as
famílias.
Importante também ser criativo e paciente nas
relações, ter disponibilidade para brincar com os alunos, exercitar o
olhar e a escuta infantil e reconhecer que a educação, especialmente
nesta fase, é um ato de amor, de construção, de exploração de
potencialidades, de busca e de descoberta.
O papel do professor é fundamental para a organização do espaço e do tempo necessários para a aprendizagem da criança.
Para que o conhecimento se efetive na
Educação Infantil, é necessário que, em toda situação apresentada em
sala de aula, o professor teça comentários, formule perguntas, provoque
desafios e incentive a verbalização e a representação escrita do aluno.
Isso vai permitir que este faça descobertas, exponha e argumente ideias
próprias, estabeleça relações, organize o pensamento.
No CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti buscamos explorar todos os espaços e diversificar materiais ampliando as possibilidades de aprendizado das crianças. Através da produção de materiais diversificados ajudamos os professores em sua prática pedagógica garantindo um trabalho de qualidade, resultando em aprendizagens significativas para as crianças.
Todos os materiais produzidos tem uma intencionalidade e espaço garantido na rotina diária de trabalho com as crianças dentro e fora da sala, ficando a critério de cada professora a partir de seu planejamento o melhor momento para uso além de serem organizados em locais mais acessíveis ao professor dando-lhe autonomia na escolha.
Os livros
Os novos Baldes Temáticos
Maletas
de Jogos e Leitura
Sacolas
Temáticas
Outros
materiais
*Grande parte dos materiais foram confeccionados com ajuda das eventuais e estagiárias.
Fonte: http://www.editoradobrasil.com.br/educacaoinfantil/educacao_infantil/orientacoes_didaticas.aspx (Texto adaptado)
Um comentário:
A importância - primordial - e os aspectos da atuação do professor na educação foram abordados no texto "O Papel do Professor na Educação Infantil" publicado no blog educaçãoinfantil.net.br: http://educacaoinfantil.net.br/o-papel-do-professor-na-educacao-infantil/
Lá, fala-se de como os professores são importantes não só pela transmissão de conhecimentos que serão importantes nas etapas posteriores da instrução dos estudantes como, também, por transmitirem valores ao estudante e ajudarem no seu processo de socialização. Muitas vezes, esses processos educativos acontecem durante brincadeiras. Brincadeira também pode ser coisa séria!
Outro ponto abordado é o fato de que a participação da família, cujas posturas são o principal ponto de referência da criança durante seu desenvolvimento, é essencial. O professor, por mais dedicado e competente que seja, não pode ser responsabilizado sozinho pelo processo educacional, poismo sucesso deste depende da colaboração estreita e harmoniosa de escola e lar.
Postar um comentário