Materiais simples ou sucatas podem virar um brinquedo nas mãos de uma criança. Para isso, basta que ele faça pensar, intrigue ou simplesmente divirta. Quer ver só? Entregue a ela um cavalinho de pau e observe se ela não sai cavalgando pela escola.
Os
brinquedos dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de
um povo. Uma coisa, no entanto, não muda. O encanto que causam nas
crianças. Com objetos simples, elas se entretêm e viajam para um mundo
de imaginação - se transformam em cavaleiros e equilibristas, voam pelos
céus... Para incrementar ainda mais esses momentos de diversão, convide
os pequenos para uma oficina. Eles vão dar mais valor aos tradicionais
cavalos de pau, pés de lata e bambolês se ajudarem você a produzi-los.
BOTÃOEstica e solta, estica e solta... assim a criançada faz as tampinhas desse brinquedo girarem, produzindo um barulhinho mágico. Inventado em 1930, o futebol de botão é passatempo para todas as idades. O brinquedo também é conhecido por corrupio ou currupicho.
IDADE - A partir de 4 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação motora e ritmo.
COMO
FAZER - O modelo tradicional é feito com um pedaço de fio que passa
pelos dois furos de um botão grande amarrado com um nó nas pontas. Para
esta variação, que produz som, separe quatro tampinhas de garrafa PET;
um pedaço de fio de náilon torcido ou barbante fino de 1 metro de
comprimento; três pedrinhas ou miçangas; e fita adesiva. Esquente a
ponta de um prego pequeno e faça dois furos em cada tampinha de forma
que eles fiquem centralizados. Passe-as pelo cordão de maneira
alternada: uma de boca para baixo e outra de boca para cima. Dê um nó
unindo as pontas da linha. Dentro de uma das tampas centrais, coloque as
pedrinhas ou miçangas e tampe com a outra. Una-as com fita adesiva.
Cuidado para que as linhas não fiquem torcidas dentro das tampinhas.
Deixe-as esticadas, com um orifício bem na direção do outro.
COMO
BRINCAR - As duas tampinhas que ficam nas extremidades servem para
segurar o brinquedo. Mantenha uma em cada mão e, com o cordão frouxo, dê
um impulso para a frente para enrolar bem o cordão. Estique em seguida.
As tampinhas do meio giram em grande velocidade produzindo um
barulhinho. Depois, é só esticar e afrouxar o cordão.
CAVALO DE PAUUm simples cabo de vassoura é suficiente para divertir as crianças com um cavalo de pau. Cada um monta em seu "animal" e sai cavalgando pela escola. Outra boa pedida é a garotada apostar uma corrida.
IDADE - A partir de 4 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação motora e exercício de pernas e pés.
COMO
FAZER - Desenhe a cabeça do cavalo em um pedaço de EVA e recorte. É
possível substituir esse material por papel cartão. Dobre ao meio,
desenhe o olho e faça vários furos, alinhados, a um dedo de distância da
borda. Deixe um espaço sem furar na parte de baixo. Corte pedaços de 50
centímetros de lã e passe pelos furos. Amarre-os para fechar a cabeça
do cavalo e compor a crina. Faça também um ou dois furinhos para formar o
focinho do animal. Encaixe a cabeça em um cabo de vassoura.
COMO
BRINCAR - A criança monta no brinquedo e "cavalga" pela escola. Você
pode organizar uma corrida. Trace no chão uma linha de partida e outra
de chegada e dê o sinal de largada. Outra sugestão é usar os cavalos nos
teatrinhos. Todo príncipe monta um belo animal.
PÉ DE LATAAs crianças andam para lá e para cá em cima das latas. Quando já tiverem prática, elas podem apostar uma corrida. Para isso, basta se certificar que a corda de náilon está bem presa a lata.
IDADE - A partir de 5 anos.
O QUE DESENVOLVE - Equilíbrio e coordenação motora.
COMO
FAZER - Faça dois furos diametralmente opostos no fundo de uma lata de
achocolatado ou leite em pó. Passe uma corda de náilon de 1,2 metro
pelos furos da lata e una as extremidades com um nó bem forte dentro do
recipiente. Coloque a tampa e decore com retalhos de plástico adesivo ou
tinta. Faça o mesmo com outra lata.
COMO
BRINCAR - Os alunos sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando
nas cordas. Além de andar pela escola com os pés de lata, eles vão se
divertir apostando uma corrida, andando para trás ou vencendo um
percurso com obstáculos.
BAMBOLÊRebolar bem é o que basta para manter o bambolê na cintura. Mas as crianças também se divertem girando o brinquedo no pescoço, nos braços e nas pernas. Bambolear, além de divertir a criança, faz com que o equilíbrio seja exercitado.
IDADE - A partir de 4 anos.
O QUE DESENVOLVE - Ritmo e equilíbrio.
COMO
FAZER - Corte 1,5 metro de mangueira de gás. Una as pontas com fita
crepe, formando um aro. Para os menores, que ainda não conseguem girar o
bambolê em torno da cintura, faça aros pequenos usando 60 centímetros
de conduíte. Você pode colocar arroz, pedrinhas, guizos e sementinhas
dentro dele antes de fechar. Na hora em que os pequenos estiverem
rodando o brinquedo, vão escutar um agradável som.
COMO
BRINCAR - A criança coloca o bambolê na cintura e o roda. Para mantê-lo
girando, é preciso movimentar o quadril, como um rebolado. É possível
também rodá-lo em outras partes do corpo: no pescoço, nos braços e nas
pernas, além de jogá-lo para cima e tentar encaixar nos braços. Para que
todos brinquem juntos, organize uma competição. O objetivo pode ser
ficar mais tempo com ele em torno da cintura ou bambolear andando, sem
deixar o brinquedo cair.
PIPAFeita de jornal, essa variação do papagaio (ou pipa, como é conhecido em algumas regiões) vai divertir a meninada nos dias de vento. Também conhecida como papagaio ou capucheta, a pipa sempre deve ficar longe da rede elétrica.
IDADE - A partir de 4 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação visual e motora, ritmo e relação entre espaço e tempo.
COMO
FAZER - Corte um quadrado de folha de jornal com 32 centímetros de
lado. Apenas para marcar o papel, dobre a folha ao meio, formando um
triângulo. Abra a folha deixando a marca em posição vertical e vire para
trás a ponta de cima. Com um palito, faça um furo em cada uma das
outras pontas. Corte um pedaço de linha de 30 centímetros, passe pelos
furos das pontas direita e esquerda e amarre. Agora faça a rabiola.
Corte 70 centímetros de linha e amarre tirinhas de jornal nela, uma
seguida da outra. Prenda esse fio na ponta de baixo. Por fim, fixe a
linha do carretel no centro do fio preso nas laterais.
COMO
BRINCAR - O aluno segura a linha da capucheta e começa a correr.
Enquanto ele avança, o vento ajuda a colocá-la no alto. Para fazer essa
atividade em grupo, você pode organizar um campeonato em que o desafio é
ficar mais tempo com o papagaio no ar.
LEMBRETE - Só é possível brincar em dias de vento e longe da rede elétrica. Alerte a criançada para os perigos do cerol.
PASSA-BOLACom apenas uma garrafa PET, a criança pode brincar com amigos ou até mesmo sozinha. Ninguém pode tocar na bola, que passa de uma criança para outra com a ajuda de um "copinho".
IDADE - A partir de 4 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação visual e motora e noção de distância.
COMO
FAZER - Corte uma garrafa PET ao meio. Você vai utilizar apenas o lado
em que fica a tampa, pois é mais fácil para a criança segurar. Pinte a
tampinha e a borda do suporte com tinta acrílica ou encape com plástico
adesivo colorido. Essa marcação facilita a visualização se a garrafa for
transparente. Faça a bola recheando uma meia com jornal. Para fechá-la,
fixe a ponta com cola para tecido ou costure.
COMO
BRINCAR - O objetivo é jogar a bola com um suporte sem deixá-la cair no
chão. Se a criança for brincar sozinha, segura um suporte em cada mão e
joga a bolinha de um lado para o outro. Em grupo, organize os alunos em
roda ou em fileiras e dê um "copinho" para cada um. Um deles inicia a
brincadeira jogando a bola para um colega, que vai pegá-la com o
"copinho" e jogá-la para outro.
ENROLA-BOLAUm pulo e uma gingadinha para a direita. Outro pulo e outra gingadinha... Em dupla, as crianças brincam até enrolar a bola no cordão
IDADE - A partir de 4 anos.
O QUE DESENVOLVE - Coordenação motora, integração com o parceiro e ritmo.
COMO
FAZER - No centro de um pedaço de cordão de algodão grosso de 1,5 metro
de comprimento, pendure uma corda fina de 40 centímetros. Na ponta
dela, prenda uma bola de meia de náilon, recheada com retalhos de tecido
ou fios de lã. Em cada ponta do cordão principal amarre um pedaço de 1
metro de corda fina.
COMO
BRINCAR - A brincadeira é feita em dupla. Cada um amarra um pedaço da
corda em sua cintura. O objetivo é enrolar a bola no cordão. Para isso,
as duas crianças têm de gingar e pular de maneira coordenada. Quando
conseguirem, proponha à dupla repetir a brincadeira só que posicionada
de lado e, depois, de costas. Sugira também uma corrida. Na ida, os
parceiros enrolam a bola e, na volta, desenrolam.
Fonte: Texto adaptado.
Educar para Crescer Recomendo Curso de Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário