Tudo bem planejado.
"Cuida-se ao educar e educa-se ao cuidar"
Na creche/Pré-escola Saúde SAS/USP, do momento da escovação à hora das atividades, tudo é planejado pelos educadores para garantir um ambiente limpo e organizado. Isso contribui para que os momentos da rotina dos bebês resultem em saúde e aprendizagens
Noêmia Lopes
Especialistas são
unânimes ao dizer que no dia dos pequenos os cuidados e a Educação devem ser
articulados. "Cuida-se ao educar e educa-se ao cuidar", explica Zilma
de Oliveira, docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da
Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto.
Para que os bebês estejam
bem acolhidos e preparados para uma rotina cheia de descobertas, desafios e
aprendizagens é preciso um olhar atento às questões de higiene. E isso não tem
a ver só com a limpeza do ambiente, dos objetos e dos brinquedos. Envolve
também o modo como as crianças se relacionam com elas mesmas, com as outras,
com o espaço ao redor e com as tarefas cotidianas. Isso inclui a hora do banho
e de dormir.
A permanência em
ambientes fechados (que aumenta a concentração de germes) e as mãos mal lavadas
(que disseminam agentes causadores de doenças) estão entre os principais
problemas das creches hoje, segundo Damaris Maranhão, docente da pós-graduação
em Educação Infantil do Instituto Superior de Educação Vera Cruz (Isevec),
ambos localizados em São Paulo.
Para ajudá-lo a cuidar
dessas e de outras questões, NOVA ESCOLA selecionou hábitos simples, porém
importantes, que precisam fazer parte do dia a dia. Eles ajudam a prevenir
gripe, diarréia, piolho e outros males. Em todos os casos, é importante que as
tarefas sejam divididas entre o professor e o auxiliar. Embora seja importante
trabalhar a questão da higiene com zelo, vale lembrar que nenhum tipo de
exagero é bem-vindo. "Alguns fatos podem escapar do controle vez ou outra.
Nesse caso, nada de desespero", explica Damaris.
Colocar em prática todos esses hábitos ensina comportamentos adequados aos bebês.
Colocar em prática todos esses hábitos ensina comportamentos adequados aos bebês.
"Ao cuidar deles,
transmitimos valores sobre os cuidados consigo mesmo e com o outro",
explica Mariana Exposito, diretora da Creche/Pré-Escola Saúde SAS/USP, na
capital paulista.
Soninho
- Mantenha as portas e
as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes
no ar, o que facilita a transmissão de doenças.
- Garanta que entre os
colchonetes haja meio metro de distância.
- Disponha os bebês em
posições opostas: a cabeça de um não deve ficar próxima à do outro.
- Assegure que todos
tenham fronha e lençóis próprios e identificados, assim como chupetas e
paninhos.
- Auxilie as crianças a
fazer a higiene nasal antes de dormir.
- Lave as chupetas após
o uso com água e detergente e guarde-as em potes individuais. Amarrá-las às
roupas é anti-higiênico.
Troca da fralda
- Lave as mãos antes e
depois, evitando a contaminação própria e entre os bebês. Eles também devem ter
as mãos lavadas, pois existe a chance de tocarem nas secreções enquanto são
limpos e trocados.
- Mantenha o cesto de
lixo (com pedal) próximo e descarte as fraldas sujas tão logo sejam retiradas.
- Limpe o colchonete
sempre antes e depois de cada troca com água e sabão. Outro procedimento
possível é forrá-lo com uma toalha de uso individual (que deve ser substituída
todos os dias) e, sobre ela, colocar papel toalha.
- Use luvas descartáveis
só se houver machucados na criança ou em você. Mesmo assim, lave bem as mãos
antes e depois.
Banho
- Garanta o uso de
toalhas individuais, que devem ser penduradas em cabideiros, identificadas e
separadas umas das outras. A lavagem pode ser feita na casa das crianças ou na
creche a cada dois ou três dias ou sempre que houver a necessidade.
- Assegure que os pentes
também sejam de uso individual e guarde-os em bolsas identificadas.
- Se o bebê estiver com
a fralda muito suja, remova as fezes com lenços umedecidos ou água corrente e
só então coloque-o na banheira.
- Banhe os pequenos com
as mãos. Buchas e esponjas podem machucar ou transmitir doenças.
- Lave a banheira com
água e detergente depois de cada banho.
- Para supervisionar a
escovação da turma inteira, forme grupos com no máximo cinco integrantes.
- Auxilie as crianças a
escovar os dentes, orientando os movimentos.
- Ensine aos pequenos
que as escovas são de uso pessoal e descarte as que eventualmente forem
trocadas entre eles.
- Os porta-escovas devem
ser individuais e identificados e permitir que elas permaneçam secas e
arejadas.
- Para enxaguar a boca,
cada criança deve usar o próprio copo plástico.
- Troque as escovas de
dente a cada três ou quatro meses.
Lavagem das mãos
- Lave as mãos com água
e sabonete em abundância e ensine as crianças a fazer o mesmo ao chegar à
creche, antes das refeições, depois de ir ao banheiro ou de trocar a fralda e
na volta do parque. A limpeza deve incluir as palmas, os dorsos, todos os
dedos, as unhas e os punhos.
- Para a secagem, dê preferência a toalhas de papel descartáveis. Se apenas as de tecido estiverem disponíveis, garanta que sejam para uso individual. Nesse caso, é fundamental que sejam trocadas com frequência a fim de serem lavadas e secas antes de serem usadas novamente.
- Combine com todos os profissionais da creche envolvidos no preparo e na manipulação dos alimentos servidos que eles lavem as mãos em pias específicas para a tarefa.
- Oriente a comunidade - o que inclui os pais dos bebês - a limpar as mãos ao entrar na creche, com água e sabão ou com álcool gel.
- Para a secagem, dê preferência a toalhas de papel descartáveis. Se apenas as de tecido estiverem disponíveis, garanta que sejam para uso individual. Nesse caso, é fundamental que sejam trocadas com frequência a fim de serem lavadas e secas antes de serem usadas novamente.
- Combine com todos os profissionais da creche envolvidos no preparo e na manipulação dos alimentos servidos que eles lavem as mãos em pias específicas para a tarefa.
- Oriente a comunidade - o que inclui os pais dos bebês - a limpar as mãos ao entrar na creche, com água e sabão ou com álcool gel.
Alimentação
- Deixe os alimentos
esfriar à temperatura ambiente. Não assopre, pois isso aumenta a chance de
contaminações.
- Identifique as
mamadeiras com o nome dos bebês.
- Leve as crianças para
o refeitório em grupos pequenos, evitando que fiquem aglomeradas enquanto se
alimentam. Assim, todas podem aproveitar o momento e receber ajuda para
aprender hábitos à mesa, como se servir e usar talheres.
- Certifique-se de que
todos lavem as mãos antes das refeições, inclusive os bebês que tomam mamadeira
ou mamam no peito.
Retirada das fraldas
- Garanta que as crianças
usem vasos de tamanho adequado ou com tampas adaptadas.
- Estabeleça uma rotina
de várias idas ao banheiro para que os pequenos se acostumem.
- Ajude as crianças a se
limpar com papel higiênico (ou chuveirinho, se necessário), bem como a lavar as
mãos em seguida.
Atividades
- Diariamente, solicite
que a equipe de limpeza higienize os brinquedos depois de a criançada usá-los.
Coloque os materiais, a cada período de atividades, em um gaveteiro plástico, a
ser retirado pelos funcionários. Assim, todos poderão ser lavados com água e
sabão e colocados para secar ao ar livre. Enquanto isso, os pequenos poderão
usar uma nova leva de brinquedos.
- Assegure a ventilação dos ambientes que os pequenos frequentam, bem como a alternância entre momentos de atividades internas e externas, evitando que as crianças passem longos períodos em um único ambiente fechado, o que aumenta a chance de transmissão de males como gripes, resfriados e infecções.
- Assegure a ventilação dos ambientes que os pequenos frequentam, bem como a alternância entre momentos de atividades internas e externas, evitando que as crianças passem longos períodos em um único ambiente fechado, o que aumenta a chance de transmissão de males como gripes, resfriados e infecções.
Matéria
retirada na integra do site da Revista Nova Escola
http://migre.me/cGXNS
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