Emmi Pikler e orientações para os
cuidados com os bebês
Um dos mais importantes
princípios da abordagem desenvolvida por Emmi Pikler (1902-1984) é o de
que o adulto deve estabelecer uma relação de confiança e interação com o
bebê durante os principais cuidados (banho, troca de fraldas,
alimentação). Além disso, o espaço é organizado para que o bebê possa se
movimentar com mais liberdade desde muito cedo, o que proporciona maior
autonomia (a criança conquista cada posição por si mesma na medida em
que é capaz de manter sua postura) e melhor desenvolvimento motor.
Bebês
nos afetam de maneira maravilhosa. Eles nos encantam. Eles nos tocam
muito profundamente. Eu acho que não estou errada em alegar que ninguém
pode passar por um carrinho de bebê de um estranho sem parar e sorrir
para ele. Todo bebê e, claro, nossas próprias crianças, despertam
indescritíveis emoções em nós. Nós nos inclinamos sobre nossos bebês
repetidas vezes e sentimos prazer quando os vemos adormecidos, e
procuramos por seus sorrisos quando estão acordados. Nós gostaríamos
acima de tudo de tê-los constantemente em nossos braços.
Tudo
acima é verdadeiro. E porém, não exatamente. Muitas vezes acontece que
nos importantes momentos de estar juntos nós não prestamos realmente
atenção neles, porque estamos preocupados com as tarefas relacionadas a
eles: vestindo-lhes as camisas, limpando seus bumbuns, ajustando suas
fraldas. Nós tocamo-los, movemo-los, e às vezes falhamos em notar a
expectativa em seus olhares enquanto nos observam. Nós não pensamos em
quão felizes eles ficariam em ‘ajudar’ se tivéssemos uma discussão com
eles nesse meio tempo, e se nós contássemos a eles o que estamos a
fazer:
“Agora eu irei tirar sua
fralda para ver se há algo nela. Eu irei limpar sua pele e levantar seu
bumbum. Você me permite fazer isso? Agora, irei colocar esse casaco em
você. Vê como ele é bonito? Sua avó o fez para você. Primeiro estou
puxando um braço para cima, depois o outro. Eu preciso te levantar um
pouco. Não é muito fácil, mas nós conseguimos”.
Eles
ajudariam? Sim. O bebê prestaria atenção naquilo que estivéssemos
fazendo, relaxaria seus braços, e, com a idade de apenas alguns meses,
ele levantaria seus braços em nossa direção quando lhe mostrássemos sua
camisa. Uma conversa real pode ser formada dessa maneira entre o adulto e
o bebê. Dessa maneira, os rápidos e pouco cuidadosos movimentos que
frequentemente lançam uma sombra na atividade conjunta durante os
momentos passados juntos podem ser evitados: pernas levantadas muito
altas, muito rapidamente giradas para o lado, o braço do bebê ficando
preso na manga, ou as pernas presas nos macacões com zíper (não muito
práticos).
Esta pode ser uma
experiência bastante desagradável para o bebê. E também acontece que, ao
invés de um rico e significativo diálogo realizado durante um prazeroso
momento conjunto, o adulto tem que vestir um bebê que chora e protesta.
Nesta hora, o adulto tentaria acalmar o bebê: “Eu estou vendo que você
está cansado. Tudo bem, terei pressa e nós iremos terminar rápido”.
Neste meio tempo, os movimentos ficam cada vez mais rápidos, e
frequentemente precipitados, portanto ainda mais desagradáveis para a
criança. É uma pena. Por quê? Porque a atividade de vestir ou trocar,
repetida várias vezes no dia, pode ser também um alegre encontro em conjunto.
Publicado por em Desenvolvimento infantil
Este post traz a primeira parte do artigo “Estar com os bebês” (original no site Pikler/Lóczy Fund USA), escrito por Anna Tardos, do Instituto Pikler em Budapeste.
Adaptações: Heloisa Pedroza lima
Estar com bebês – Anna Tardos
Tradução: Mariana Discacciati
Revisão da tradução: Raquel Borges
Publicado por em Desenvolvimento infantil
Este post traz a primeira parte do artigo “Estar com os bebês” (original no site Pikler/Lóczy Fund USA), escrito por Anna Tardos, do Instituto Pikler em Budapeste.
Adaptações: Heloisa Pedroza lima
Estar com bebês – Anna Tardos
Tradução: Mariana Discacciati
Revisão da tradução: Raquel Borges
Fonte: http://www.educacaodecriancas.com.br/desenvolvimento-infantil/emmi-pikler-orientacoes-para-cuidados-com-bebes-parte-1
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