Também
aprendemos que o planejamento favorece a reflexão sobre a prática educativa
Parte 2
A
primeira questão que podemos aprender com ela é que o planejamento precisa
fazer sentido para o professor, pois ele é um instrumento que visa ajudar e
facilitar a sua prática. Ao planejar, antecipamos uma série de acontecimentos
que podem ocorrer na ação e nos preparamos para lidar com eles, diminuindo
assim a quantidade de imprevistos e tornando as nossas ações mais precisas e de
melhor qualidade.
Também
aprendemos que o planejamento favorece a reflexão sobre a prática educativa e,
dessa forma, funciona também como um instrumento de aprendizagem. Quando
planejamos, tomamos uma série de decisões e fazemos uma série de relações entre
conhecimentos teóricos/científicos e conhecimentos práticos de nossa
experiência pessoal e profissional. Vejamos alguns exemplos:
A frase
inicial do item 1 deve ser mantida pois ela explicita bem a idéia que a autora
quer marcar.
1. A partir
do plano curricular da instituição, que ajuda o professor a guiar sua prática
com as crianças, ele escolhe, durante o planejamento, quais as melhores
estratégias para colocar em ação cada um dos conteúdos que pretende ensinar.
2. Ao
realizar o exercício de pensar sobre as estratégias e os conteúdos de ensino, o
professor precisa pensar sobre quem é a criança com a qual trabalha, quais são
as suas necessidades, seus interesses, suas motivações.
A partir
desta reflexão terá maior clareza em seu planejamento para decidir o
encaminhamento da atividade.
3. Ao
considerar como irá conduzir uma atividade e quais os conhecimentos que
pretende ensinar, exercício propiciado pelo planejamento, o professor também
tem que compreender como se ensinam os diferentes conteúdos.
Para cada
um deles, ou para cada bloco deles, há estratégias que se adequam melhor. Com
isto, aprende mais sobre como ensinar, pois pode generalizar o que aprende com
a atividade planejada para outras situações que vivencia diariamente na
instituição. Por fim, podemos também aprender com o exemplo desta educadora
sobre como analisamos e como aprendemos com o planejamento. Quando o professor
escolhe uma atividade para realizar com as crianças tem que ter clareza de suas
intenções com ela para que possa adequar suas ações e alcançar os objetivos
propostos. Sendo assim, ao conceber um planejamento é importante destacar:
1. O que
eu quero com esta atividade.
2. O que
eu quero que as crianças aprendam com esta atividade.
3. O que
eu preciso ensinar para que as crianças aprendam.
4. Como
eu devo desenvolver a atividade (incluindo antecipar ações e falas, os
materiais que pretendo utilizar e a organização do espaço), para que as
crianças construam os saberes propostos.
Todos os
itens que fazem parte do planejamento devem ter coerência entre si. Ou seja,
depois de planejar, posso voltar ao que escrevi e questionar: Com isto que
direi às crianças estou ajudando elas a aprenderem aquilo que espero? Tomando o
exemplo da educadora acima, se quero que as crianças formulem boas questões
para iniciar uma pesquisa, será que a melhor alternativa é começar pelas
perguntas?
Com
tantas possibilidades de reflexão, de construção de conhecimento sobre a
prática, não há como negar a importância do planejamento na atuação do professor
de Educação Infantil. Não é mesmo?
Fonte: Pesquisa na Net
Fonte: Pesquisa na Net
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