sábado, 25 de fevereiro de 2012

Carnaval: Você conversou com os pequenos sobre o significado dessa grande festa popular?

Na última semana tivemos diversas comemorações do carnaval. A televisão mostrava os diversos espaços carnavalescos, a cidade começava a se preparar para a festa  e algumas escolas organizaram momentos festivos com as crianças. Fantasias foram permitidas, adereços e muita alegria, afinal esta é uma festa popular  e a escola  precisa participar.
Mas será que você professora conhece o significado do carnaval? Sabe por que é importante oportunizar esse vivência para as crianças?
E as crianças, elas sabem, houve uma conversa sobre este significado, o que elas sabem sobre o carnaval, o que já viram, como são os dias de carnaval em sua família... ou será que apenas foram de fantasias, dançaram e brincaram ao som de músicas diferentes? 
Bem, agora que você já refletiu sobre a sua prática em relação ao carnaval com as crianças deixo um texto sobre o significado do carnaval que vale a pena ser lido e compartilhado com as crianças. Pode apostar que vai dar uma boa conversa.
Carnaval Madureira 1924
Tarsila do Amaral   
A origem do Carnaval
São várias as versões sobre a origem da palavra CARNAVAL. No dialeto milanês CARNEVALE quer dizer: "o tempo em que se tira o uso da carne", pois o CARNAVAL é propriamente a noite anterior à quarta-feira de cinzas.
OS CARNAVAIS FAMOSOS
Os realizados em Veneza, Nice, o de Florença, Nápoles, Alemanha, Rio de Janeiro, Olinda e principalmente o de Salvador.
O SIGNIFICADO DO CARNAVAL
É a maior manifestação de cultura popular do Brasil, ao lado do futebol. Misto de folguedo, festa e espetáculo teatral, que envolve arte e folclore. Na sua origem, o CARNAVAL surge como uma festa de rua. Porém, na maioria das grandes capitais, acabou sendo concentrado em recintos fechados, como os sambódromos e os clubes. Para muitos, a festa é apenas um show de televisão.
ACONTECEU NO IMPÉRIO ROMANO
A origem do CARNAVAL vem de uma manifestação popular anterior a era cristã, tendo se iniciado na Itália com o nome de SATURNÁLIAS, festa em homenagem a Saturno. As divindades da mitologia greco-romana, BACO e MOMO, dividiam as honras nos festejos, que aconteciam nos meses de novembro e dezembro. Durante as comemorações, em Roma, acontecia uma aparente quebra de hierarquia da sociedade, já que escravos, filósofos e tribunos se misturavam em praça pública. Com Júlio César, na expansão do Império Romano, as festas tornaram-se mais animadas e freqüentes, principalmente quando o imperador retornou do Egito. Na época ocorriam verdadeiros bacanais.
NA ERA CRISTÃ
No início da era cristã começaram a surgir os primeiros sinais de censura aos festejos mundanos na medida em que a Igreja Católica se solidificava. Querendo impor uma política de austeridade, a Igreja determinava que esses festejos só deveriam ser realizados antes da QUARESMA.
Os italianos então adotaram a palavra CARNEVALE "abstenção da carne", sugerindo que se poderia fazer CARNAVAL, ou o que passasse pelas suas cabeças, antes da QUARESMA, numa espécie de abuso da carne, do carnal.
A festa chegou a Portugal nos séculos XV e XVI recebendo o nome de ENTRUDO, isto é, introdução à QUARESMA, através de uma brincadeira agressiva e pesada.
O ENTRUDO
O evento tinha uma característica essencialmente gastronômica e era marcado por um divertimento, entremeado com alguma violência. Fazia-se esferas de cera bem finas com o interior cheio de água-de-cheiro e depois atirava-se nas pessoas. Foi exatamente esse ENTRUDO violento que aportou no Brasil.
Atualmente, o carnaval é festejado no sábado, domingo, segunda e terça-feira anteriores aos quarentas dias que vão da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa. Na Bahia é comemorado também na quinta-feira da terceira semana da Quaresma, mudando de nome para Micareta. Esta festa deu origem a várias outras em estados do Nordeste, o chamado "carnaval fora de época" como o Fortal, em Fortaleza; o Carnatal em Natal; a Micaroa em João Pessoa; o Recifolia, em Recife; o Micaru, em Caruaru e outros mais.
Hoje o carnaval transformou-se em forte atração turística. Podemos dizer que o carnaval é, hoje, a maior festa folclórica brasileira.

Nenhum comentário: