domingo, 1 de julho de 2012

Para refletir.

Sala de aula ou ...
Hoje escrevo um pouco sobre a organização do ambiente conhecido como "sala de aula", nome usado ao espaço onde as crianças aprendem nas escolas.
Tenho pensado muito sobre esta nomenclatura, muito antiga e com um certo quê de tradicional.
Muitas são as questões em relação ao nome deste ambiente:
-Sala no espaço residencial é um local acolhedor, onde recebemos e acolhemos pessoas, visitas... E no ambiente escolar pode também ser um local acolhedor com possibilidades de construir conhecimentos...
-Aula (de quê? quem prepara? de que forma? para quem? o que aprende? como se aprende?)
Acredito numa pedagogia onde as crianças tem direito a voz, isto é, são escutadas, dialogam e constroem conhecimentos. E quando se crê numa maneira de ensinar onde as propostas acontecem a partir da escuta e da observação das crianças e vê as crianças como centro e princípio de tudo que ali acontece, penso que talvez aquela quantidade de mesas e cadeiras, lousa que ocupa uma parede do chão ao teto, armários trancados e muitos para guardar materiais, brinquedos, acústica ruim, falta de espaço para circulação ficamos distantes de ver crianças construtoras de conhecimentos e protagonistas.
Mas o que fazer diante desta realidade?
Aceitar e acatar o que esta posto ou agir movida pela mudança e inovação?
Abaixo compartilho algumas ideias de organização e utilização deste espaço que tive a ousadia de chamar "sala de construção de conhecimentos" no contexto das escolas de educação infantil no município da cidade de São Paulo.
espaço onde as crianças manuseiam portadores de textos, contam e escutam histórias.
A porta não existe apenas para delimitar a entrada ou saída, mas também faz parte do ambiente de aprendizagens... Na imagem as crianças observam um convite feito por eles mesmos aos amigos das outras turmas e as confirmações de presença.
o balcão e a janela são apoios para expor e acolher os percursos e as produções das crianças 
nesta imagem as crianças utilizam o chão para desenhar caminhos e brincar com carrinhos
jogos em pequenos grupos
grafismo em suporte de madeira

Espero que esta postagem auxilie em suas intervenções no ambiente da sala de aula ou sala de construção de conhecimento ou talvez você tenha alguma sugestão ou outra forma de nomear este espaço...

Nenhum comentário: