domingo, 1 de julho de 2012

Você sabe contar/ler histórias?

Você já parou pra pensar em como você conta histórias?

"Contar histórias faz parte do nosso cotidiano na sala de aula e muitas vezes não pensamos em como realizamos este momento. Em uma das formações da qual participo, pensamos sobre as dicas literárias e os momentos de leitura...
Como você faz na hora da história: como você as convida? Como você situa as crianças para este momento?
Quais os critérios que usamos para escolher a história? Como este momento acontecerá: a história será: contada ou lida?
Como procedemos com os imprevistos e interrupções que podem acontecer durante momento?
O que fazemos ao término da história?
São muitas questões que envolvem esta proposta tão importante e tão frequente na nossa rotina com as crianças.

Aprendi um exercício difícil e significativo para "enxergar" melhor como encaminho essa proposta, fiz algumas vezes durante minha carreira, com ajuda ou não de colegas.
Filmei este momento e assisti depois!
Inicialmente tendemos a ser muuuuito críticas, mas com o hábito desse exercício podemos detectar coisas que nem sabemos fazer e que podemos melhorar.
Então pensei em iniciar uma coletânea de posts sobre a proposta de contar e ler histórias e o que este momento envolve.

Inicialmente deixo essa lição de casa!
Pra quem quiser experimentar adianto que é um exercício difícil, porém traz muitos benefícios e pode ser até divertido se pensarmos que é bacana rirmos de nós mesmos as vezes.

Outra dica é que não precisamos partilhar com ninguém, se posicione num lugar estratégico e deixe a máquina sobre algum objeto com a gravação acionada. Depois é só assistir, rir, se observar e refletir... E é claro nos contar como foi!"
Fonte: http://aprendendoeconstruindo.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: