quarta-feira, 1 de maio de 2013

É tempo de brincar lá fora... Aproveite!

Em um espaço externo bem organizado, os pequenos trabalham a colaboração, aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza.

As vantagens são muitas. Primeiro, porque as atividades fora de sala fazem bem para a saúde: o contato com o Sol ajuda na produção da vitamina D, necessária para a absorção do cálcio, que forma ossos e dentes. Segundo, porque no ambiente externo é possível proporcionar experiências ricas tanto para o conhecimento de mundo como para a formação pessoal e social - os dois pilares da Educação Infantil, segundo os Referenciais Curriculares Nacionais. Correndo, pulando, pintando, plantando, brincando com água e alimentando animais, os pequenos trabalham a socialização, aprimoram a capacidade motora e entram em contato com a natureza. Para isso, a área externa deve ser cheia de oportunidades.
Apesar de todo esse potencial, muitos docentes ainda encaram a hora do pátio como um momento de descanso, em que a criançada fica solta sem nenhuma orientação. Não é a melhor saída. (...)
Texto adaptado. Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/tempo-brincar-la-fora-427161.shtml

No CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti as crianças vem ampliando cada vez mais a exploração da área externa. Desta vez, foi a Turma do Coelhinho - Maternal I. A professora Janaína Leiliane oportunizou aos pequenos a brincadeira com pipas. Construíram juntos em sala a suas pipas, prenderam em linhas e foram ao pátio. Uma sensação! Algumas voando, outras não, mas todos tentavam correndo de um lado a outro que a sua chegasse lá em cima no céu. Sorrisos e alegria garantida para os Coehinhos. 
 

Nenhum comentário: