domingo, 5 de maio de 2013

Reunião Pedagógica: Um encontro de todos os professores para estudo e reflexão sobre a prática pedagógica.

Os encontros com toda a equipe de professores de uma instituição para estudo e reflexão da prática é um desafio para a equipe gestora, no sentido de garantir que eles aconteçam e que realmente contribuam para melhoria do ensino, já que o dia já está estabelecido no calendário da Rede Municipal de Ensino.
É o tempo de se encontrar no grupo, conhecer melhor os colegas de trabalho, compartilhar saberes, socializar práticas.
Já sabemos que os encontros de formação de professores é uma das atividades que mais aparecem na rotina do coordenador pedagógico, seja em momentos garantidos pelos dias escolares ou dentro da rotina da semana.
Mas como garantir que eles de fato contribuam para melhorar a prática da equipe?
Segundo reportagem da revista Nova Escola, o segredo para fazer reuniões cada vez mais eficientes é planejá-las com cuidado, prevendo todos os momentos - inclusive os de intervenção dos participantes.
Assim aconteceu a Reunião Pedagógica do CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti. Durante a semana Direção e supervisão dialogaram sobre a pauta da reunião, as necessidades formativa do grupo com vistas à prática pedagógica, a organização do espaço, os materiais e tudo que seria possível para um encontro produtivo.
Como pauta, garantimos alguns pontos:
Leitura em voz alta: Texto da revista Avisalá - Encadernados pela imaginação. Uma prática com o objetivo de despertar nos professores o gosto pela leitura, o prazer, o encantamento e ampliar seu universo literário.
Avaliação na Educação Infantil: Vídeo da Jussara Holfman e reflexão sobre a construção dos Portfólios. https://www.youtube.com/watch?v=FL3gjVUWs2M
Rotina: Construção do quadro espaço e tempos. Refletir sobre nossa rotina, tempos e as possíveis atividades/experiências em cada espaço externo da instituição.
Planejamento: Quais são os objetivos para o trabalho com a minha turma para esta etapa?
Avaliação.
 
 O encontro oportunizou também a acolhida das novas professoras e troca de experiências, principalmente entre professoras de uma mesma turma em turnos diferentes.
 
O momento do lanche também é cuidadosamente pensado e preparado, afinal todas nós gostamos de ser bem acolhidas.
Bom demais!
O grupo mais uma vez mostrou-se atento, participativo nas discussões e comprometido com o trabalho.
 

2 comentários:

Anônimo disse...

Reunião muito produtiva e enriquecida pelos direcionamentos encaminhados no decorrer da reunião. Amei!!! Rita

Unknown disse...

Que bom. Somos uma equipe forte e você chegou para contribuir muito. As crianças só tem a ganhar.
Bjim.