sábado, 7 de setembro de 2013

E agora CEI Maria de Lourdes Scoralick Serretti

E o desenho vem ganhando espaço no CEI.
Desta vez, foram as crianças da turma do Patinho e da turma do Cachorrinho que apresentaram suas produções.
Na turma do Patinho - Crianças do Maternal II - a professora Kátia apostou e novas possibilidades para o momento do desenho. Disponibilizou às crianças, gravuras diversas, pincel atômico, lápis de cor e giz de cera. O suporte para o desenho foi a folha A3. As crianças puderam desenhar em diferentes posições: no chão, na parede, na mesa.
 
Quando observamos as crianças bem pequenas desenhando, fica evidente que seu corpo inteiro está presente nessa ação. Nesse momento, o movimento e o gesto precisam ser explorados: a ação é a tônica do primeiro momento conceitual descrito por Rosa.
“A criança está interessada em realizar movimentos e ver o que faz enquanto desenha.”
Por Marisa Szpigel – Zá
 
A turma estava envolvida com a proposta. Conversavam, trocavam materiais, compartilhavam ideias.
 
A turma do Cachorrinho - crianças do 1º Período - também vivenciou outra forma de desenhar diferente usando o chão, deitado ou sentado. O suporte também foi a folha A3 e os pinceis todos disponíveis para escolha.
 
 A relação entre o ato de desenhar e o desenho se transforma quando a ação deixa de ser a tônica e a imaginação das crianças entra em cena. A criança desenha e, não é raro dizer, quase ao mesmo tempo, o que desenhou, ao observar o grafismo, que às vezes sugere uma figura, outras um movimento, por exemplo, um lobo ou o sopro do lobo. O desenho vai se desemaranhando, figuras e formas aparecem dispostas no espaço dos suportes, em um primeiro momento desarticuladas, e depois, articuladas. Frequentemente vemos situações em que as crianças estão imersas em narrativas enquanto desenham, o que nem sempre corresponde, quando olhamos para suas produções gráficas, à história contada.
“A criança agora pensa que pode desenhar o que quiser, e que muitas coisas podem aparecer em seus desenhos, coisas que existem e coisas que não existem.”
Rosa Iavelberg 

Um comentário:

Evandro Social disse...

Parabéns para a direção!!